Militares egípcios desenterraram um cartucho do faraó Apries..
Operações Militares egípcias descobriram na terça-feira uma placa de identificação do faraó Apries na área de Tal Defna em Ismailia, que está localizada a oeste do Canal de Suez. A placa é composta de dois pedaços de arenito vermelho, com dois cartuchos com o nome Wah-ib-ra (Apries) inscritos. Apries (589-570 a.C) foi o quinto rei da 26ª dinastia. O Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades Mohamed Abdel Maqsoud disse que a placa foi transferida para depósitos em Ismailia.
Abdel Maqsoud disse que as duas peças estavam cobertas de hieróglifos, enquanto que a base estava livre de qualquer escrito ou esculturas. A primeira e maior das duas peças é de 163 centímetros de comprimento, 85 centímetros de largura e 58 centímetros de espessura, enquanto a segunda e menor das duas peças é 86 centímetros de comprimento e 55 centímetros de largura.
Parte superior (tampa) do sarcófago de Wah-ib-ra
Abdel Maqsoud disse que uma escavação anterior na área de Tal Defna realizada por uma equipe do Conselho Supremo de Antiguidades há quase três anos levou a uma série de descobertas. Ele acrescentou que Tal Defna não foi apenas uma guarnição militar de soldados gregos, mas também uma cidade egípcia estabelecida pelo rei Psamtik I durante a primeira parte da 26ª dinastia.