Nova descoberta no alto Egito revela antigos rituais ao deus Osiris

Uma equipe de arqueólogos da Universidade de Toronto descobriu um esconderijo de múmias de animais que revelam rituais realizados pelos antigos egípcios para o seu deus Osíris. A equipe descobriu parte de três salas de um templo do reino do Faraó Seti I. Uma delas continha 83 cães, gatos, ovelhas e cabras mumificadas de mais de 2000 anos de idade.



 

No início os antigos egípcios enterravam os Faraós no lado norte da cidade de Abidos, no alto Egito, porque era considerada uma terra sagrada. O deus da vida após a morte, Osíris, foi enterrado lá depois de ser morto por seu filho Set. Segundo o mito egípcio, sua esposa, a deusa Ísis, remontado seu corpo o trouxe de volta à vida em Abidos e posteriormente seu filho Hórus matou seu tio Seth. Osiris e sua família foram enterradas em Abidos, onde um grande templo dedicado a ele foi construído, assim como várias outras partes do templo construídas por diferentes Faraós egípcios ao longo da história.

 

 

O líder da equipe Mary-Ann Pouls Wegner acredita que o esconderijo dos animais foi criado em um período posterior ao templo e estes animais eram oferendas para o deus Osíris. As múmias de cães poderiam representar Wepwawet o antigo deus chacal egípcio que precede Osiris, acrescentou. A equipe canadense descobriu também uma sala de oferenda e duas tumbas do reinado de Tutmés III. Uma coleção de Ushabti de argila, faiança e madeira também foram descobertas junto com uma estátua de madeira real.


Fonte: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/36697/Heritage/Ancient-Egypt/New-discovery-in-Upper-Egypt-reveals-ancient-Osiri.aspx

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.