Antigo Egito

Arqueólogos desenterram sarcófago misterioso no Egito

Arqueólogos egípcios desenterraram um raro achado — um sarcófago enorme de granito preto, considerado o maior jamais encontrado em Alexandria, Egito.

E eles não sabem quem ou o que repousa em seu interior.

O caixão de 6 pés de altura (185 cm) foi achado enterrado a 16 pés (5 metros) do subsolo, junto de uma cabeça de alabastro de um homem cujas feições estavam desgastadas, impossibilitando seu reconhecimento.

O sarcófago foi descoberto no dia 1 de Julho numa construção, durante uma inspeção arqueológica de rotina pelos oficias do governo, anunciou o Ministério Egípcio de Antiguidades, num post oficial do Facebook. A notícia foi reportada pelo Al-Ahram, jornal estatal egípcio.

Sarcófago de granito: 1,82 altura 2,65 largura e 1,64 profundidade. Cortesia: Egypt Ministry of Antiquities.

O Egito é regido por leis rígidas a fim de proteger e preservar as antiguidades nacionais. Sob a Proteção da Lei de Antiguidades, todas as antiguidades são consideradas propriedades do Estado.

Arqueólogos datam o sítio em algum período da era Ptolomaica, entre 305 e 60 AEC.

Antigos artefatos gregos e romanos não são descobertas incomuns em Alexandria, o famoso lar do governante macedônio Alexandre, o Grande. Contudo, diferente de outras tumbas egípcias antigas que foram abertas e saqueadas, o sarcófago de 2000 anos de idade resistiu até agora, permanecendo sem ser perturbado.

Busto de alabastro desgastado. Cortesia: Egypt Ministry of Antiquities.

Dr. Ayman Ashmawy, chefe do Setor de Antiguidades Egípcias, disse que a camada de argamassa entre a tampa e o corpo do sarcófago indicam que ele não foi aberto.

A mencionada preservação da tumba poderia dar aos arqueólogos uma rara oportunidade de estudar o seu conteúdo.

A mídia local reportou que o grande sarcófago terá de ser erguido por um reboque e transferido a um sítio arqueológico para ser aberto e examinado.

A CNN contatou o Ministério de Antiguidades e a UNESCO para declarações.

Traduzido de:

SAPRA, B. Archaeologists unearth a mysterious sarcophagus in Egypt. CNN. Art. 12 Jul. 2018. Disponível em: https://edition.cnn.com/style/article/egypt-alexandria-sarcophagus-intl/index.html. Acesso em: 12/07/18.

Indicações bibliográficas:

CANFORA, L. A biblioteca desaparecida: histórias da biblioteca de Alexandria. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

FLOWER, D.A. Biblioteca de Alexandria: as histórias da maior biblioteca da antiguidade. 3.ed. São Paulo: Nova Alexandria, 2013.

VRETOS, T. Alexandria: a cidade do pensamento ocidental. São Paulo: Odysseus, 2005.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo