Antigo Egito

O Baixo e o Alto Egito

Antes da unificação do Egito, existiam duas regiões: o Baixo e o Alto Egito. Essas regiões eram formadas por nomos, que nada mais eram que divisões de governo. Cada nomo possuía sua divindade principal e cultuava milhares de deuses, tinha seus líderes, seus templos, seus sacerdotes e era muito organizado.

Para aproveitar melhor as águas do rio Nilo, os nomos precisaram colaborar mutuamente, passando a construir canais de irrigação que garantissem uma agricultura eficaz. Com o passar dos anos, essas alianças começaram a se tornar uma “miniunificação interna”, que posteriormente resultou na formação do Estado egípcio unificado.

Segundo BAINES; MALIK (2008, p. 15):

“Os nomos foram divisões administrativas do Egito, cujas origens remontam ao começo do período dinástico. Os 22 nomos do Alto Egito foram estabelecidos pela V dinastia, e sua extensão ao longo do rio é lembrada pelo templo de Senusret I em Karnak […] Quanto ao Baixo Egito, o número definitivo de 20 nomos não foi estabelecido antes do período Greco-romano. El Fayun e os oásis não faziam parte do esquema. O número total de 42 nomos tinha um valor simbólico: 42 eram os juízes dos mortos, e um escritor cristão dos primeiros tempos, Clemente de Alexandria (século II), afirma que os egípcios tinham 42 livros sagrados.”

O Alto Egito era representado pela coroa branca e seus principais símbolos eram o Lótus e a deusa abutre Nekhbet.

Coroa Branca do Alto Egito

Já o Baixo Egito era representado pela coroa vermelha e seus principais símbolos eram o Papiro e a deusa cobra Wadjet.

Coroa Vermelha do Baixo Egito

O Baixo Egito, ao norte, onde se forma o Delta do Nilo, era considerado uma região de clima mais favorável, com temperaturas mais suaves e com mais chuvas. Já no Alto Egito, ao sul, o clima era mais seco e com poucas chuvas, sendo que as inundações do Nilo faziam com que a terra fosse extremamente fértil. No linkNomes do antigo Egito” você pode conhecer a origem dos nomes atribuídos ao Baixo, ao Alto e ao Unificado Egito.

A seguir temos um mapa (em inglês) que mostra as duas localidades. Lower Egypt corresponde ao Baixo Egito e Upper Egypt ao Alto Egito. Clique para ampliar.

Representação do Alto e do Baixo Egito (Em inglês)

Popularmente conhecido como período Pré-Dinástico, o Egito ainda não tinha sido unificado e muitas teorias afirmam que os povos da Mesopotâmia tiveram uma influência muito grande na formação da cultura egípcia, trazendo a esses nomos novas tecnologias. A escrita cuneiforme inventada na Mesopotâmia é defendida como sendo a base dos Hieróglifos egípcios. Para entender o processo de unificação do Baixo e do Alto Egito, clique aqui.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– MCDONALD, Angela. The Ancient Egyptians: Their Lives and Their World. Published by The British Museum Press, 2008.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– MORLEY, Jacqueline; SALARIYA, David. How Would You Survive As an Ancient Egyptian?.  London: Orchard/Watts Group, 1999.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

74 Comentários

  1. Parabenizo-o pela construção do sítio, Professor Lucas! De fato, conteúdos didáticos e, portanto, de fácil interpretação e aprendizado, mesmo pela comunidade leiga acerca da temática da Egiptologia. Sempre gostei de História… se fosse colega de área certamente teria me especializado em “Archaeologia”, para relembrar meus tempos de adolescência assistindo à saga hollywoodiana do Prof. Indiana Jones.
    Cordial abraço!
    Neto Kobra
    Amigos do @TimeKobra
    Executive Director/CEO

  2. Bom dia, meu nome é Landon Leme, sou colecionador de artefatos de diversos países, e gostaria de ver nas postagem os artigos da joalheria e tudo que puder da cultura egípcia, unissex, principalmente os em específico os Braceletes e diversos, desde já agradecemos

    11) 97456-9827

    O meu site está em uma remodelação para melhores imagens e em breve estará disponível

  3. Adorei o Site, Ganhei 10 no Trabalho de História
    Desejo Sorte em Próximos Temas!

  4. Me ajudou muito mesmo estava procurando algum site que me ajudasse,e encontrei o ideal 😉

    MUITO BOM TRABALHO/INCRÍVEL O SITE

  5. Ótimo site.O melhor e mais explicativo.Cultura pura,que só nos faz apaixonarmos mais ainda pelo tema.Parabéns.

  6. Inacreditável! Amo essa excelente, magnífica e extraordinária história. Amo esse incrível povo, sua riqueza, seu legado e sua esplêndida riqueza cultural. Passará séculos e o Egito Antigo ainda será lembrado como uma das maiores civilizações do mundo!

  7. Parabéns pelos textos ;
    Também amo o Egito desde sempre e em breve serei professora de história 🙂

    1. Olá Karen, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado. Professora de História?!! Que legal!! Muito sucesso! Até mais.

  8. Os faraós eram também deuses como Rá? Minha pergunta é meio boba mais estou iniciando esse conteúdo agora na escola.kkkk

        1. Olá Ines, tudo bom? Eles não recebiam esses nomes. Esses são os nomes das duas regiões. Espero ter ajudado. Até mais.

  9. Ola, boa noite, obrigado pelo otimo texto, foi muito bem feito e explicativo. Gostaria de tirar uma duvida que talvez seja boba, existia um Faraó para cada Egito? Baixo e alto?ou somente um e seus Tjatis? Agradeço!

    1. Olá Joao Pedro, tudo bom? Sua pergunta é excelente! Apesar de poucas evidências arqueológicas, cada região (Baixo ou Alto Egito) tinha seu líder (Rei) maior. Até mais.

  10. Ótimo site me ajudou muito… estou reestudando para passar no vestibular e gostaria de saber porque o baixo e o alto Egito era separado ?

    1. Olá Wesley, tudo bom? Eram regiões distintas formadas por comunidades (nomos) e com o tempo acabaram se unificando. Até mais.

  11. Muito boas as informações. Meu ultimo estágio supervisionado eu dei aula sobre esse tema, foi muito bom. Que coincidencia, estou concluindo meu curso em história também pela UNIASSELVI, em JI-PARANPA – RO. Dia 14/06 será minha socialização do T.G

  12. Primeiro, parabbéns pelo site! Alguém poderia me dizer quais eram os 42 nomes pelos quais os egípcios chamavam sua terra? Só encontro alguns e já não sei mais onde procurar

  13. este site me ajudou muito a fazer meu dicionario!!!!!!!!!! VALEU MESMO!!!!!!!!!! SUCESSO!!!!!!!!!!!

    1. Olá Carlota, tudo bom? Fico feliz que o site tenha ajudado você! Você está fazendo um dicionário sobre o antigo Egito em geral ou algum tema específico? Até mais.

  14. olá eu adorei esse site me ajudou muito meu professor de historia me deu um dez assim que ele leu o o meu trabalho muito obrigada eu aradeça a ajuda de vcs. valeu mesmo.

  15. Oi gostei muito do site me ajudou muito!!!!!!!
    Mas queria saber porque o alto egito é em baixo eo baixo egito é em cima?

    1. Olá Ingrid, tudo bom? O Alto Egito é uma região de elevação maior que a do Baixo Egito, por isso recebe esse nome. Veja que se olharmos um mapa de cima, realmente fica invertido (sendo o Baixo ao Norte e o Alto ao Sul), mas estando no Egito, notaremos que quanto mais nos aproximamos do Alto Egito, mais elevado se torna o relevo.

      Att. Lucas Ferreira.

  16. MUITO LEGAL ESSE SITE AJUDO E MUITO NO MEU TRABALHO ESPERO QUE ELE TENHA MUITO MAIS MUITO SUCESSO! PARABENS

  17. Olá, uma duvida, o baixo e o alto Egito se unificaram entre ambos pacificamente? Não foi através de Guerra, com a vitoria do baixo Egito e fazendo assim a unificação? Parabéns pelo excelente trabalho, muito bom.

    1. Olá Antonio, tudo bom? A Unificação não foi pacífica não. Na Paleta de Narmer, mostra uma vitória do Alto Egito sobre o Baixo Egito (O Faraó Narmer conquistando o Baixo Egito) e adotando o deus Horus que era o deus do baixo Egito, muito provavelmente para tentar agradar ambos os povos. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Até mais.

    1. Olá Maycon, tudo bom? Os nomos eram pequenas cidades-estados, com suas administrações, culturas e adorações a deuses locais. Até mais.

  18. Olá gostei muito da sua explicação so parei pra ver o alto egito para meu trabalho gostei muito

    Muito Obrigado….

    Espero que tenha sucesso nesse site.

    1. Olá Iago, tudo bom? Obrigado pelos elogios! Fico feliz que tenhas gostado. Sucesso e um grande abraço.

  19. mt boa a explicaçao sobre o baixo e o alto egito
    so entrei para saber os simbolo do baixo e do alto egito pq cai no meu trabalho

    1. Olá Cássio, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado da explicação sobre o Baixo e o Alto Egito. Abraços! Até mais.

  20. Parabéns pelo material que fora disponibilizado. Notasse um amplo conhecimento sobre o tema abordado, digno de alguém louvável e apaixonado pelo o que faz. Obrigado pela disponibilização de conteúdo. E parabéns pelo trabalho. Abraços.

    1. Olá Jairo, tudo bom? Obrigado pelos elogios. Espero que o site possa contribuir cada vez mais para o seus estudos. Até mais.

  21. Eu adorei esse site. Ajudou muitissímo na minha pesquisa do Egito, na escola.
    Quero agradeçer a quem criou esse site, porque me ajudou muito.
    Parabéns, beijos e abraços, Anna.

  22. Gostei muito do site, sou uma pessoa muit ointeressada por egyptologia, e passarei a pesquisar amis neste site.
    Parabéns às pessoas que alimentam este site de informações.
    Abraço!

    1. Olá, Seja bem vindo.. Que bom que tenha gostado do site, ele está em constante atualização para trazer todas as novidades da egiptologia.

      Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo