Antigo Egito

Cleópatra VII – Parte 01: Suas origens

Cleópatra VII, filha de Ptolomeu Auletes, nasceu no ano de 69 a.C. Em sua árvore genealógica apareciam importantes governantes, cuja reputação havia sido manchada pelos crimes que cometeram. Seus antepassados haviam praticado os vícios e as perversões mais inimagináveis, que combinavam com seus consideráveis talentos e paixões, com sua crueldade e com uma sede de poder que lhes permitiram ostentar a coroa do Egito por três séculos! Os historiadores não puderam estabelecer a verdadeira identidade da mãe de Cleópatra. Especulou-se sobre o fato de que tenha sido a segunda esposa de Ptolomeu XII Auletes, com a qual este teria casado depois que Cleópatra V deu à luz a Berenice IV e a Cleópatra VI. No entanto, nada se sabe sobre o destino de Cleópatra V, já que ela simplesmente desapareceu da vida pública. Ao que parece, também os filhos de Auletes, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV, nasceram desta esposa desconhecida, e seriam, portanto, irmãos de sangue de Cleópatra VII. Muito provavelmente, também a irmã mais nova, Arsinoe, era sua irmã de sangue. 

Imagem 01: Registro de Cleópatra VII que se encontra no Museu do Louvre, na França. Imagem registrada no site Scala Archives sob o código DA10163 com o título “Egyptian civilization – Ptolemaic period – Bas relief fragment portraying Cleopatra (3rd-1st century b.C.)”. Créditos da fotografia: DeAgostini Picture Library/Scala, Florence.

Afirmou-se que Cleópatra VII tinha porte e um aspecto majestosos (IMAGEM 01), além de um jeito apaixonado e fogoso e uma grande inteligência. Através das imagens que aparecem cunhadas em várias moedas (IMAGEM 02) da época, deduz-se que não possuía uma beleza de estilo clássico, já que seus traços eram muito acentuados e grandes. De todo modo, a história descreve-a como uma mulher atraente fisicamente, talvez devido a seu olhar penetrante e hipnotizador, a seu domínio da arte da sedução e ao uso perspicaz que fazia de suas artimanhas de mulher. Sua grande inteligência, combinada à sua astúcia e intuição, transformaram-na em uma figura especialmente destacada.

Imagem 02: Moeda que se encontra no Museu Britânico de Londres, na Inglaterra. Imagem registrada no site Scala Archives sob o código BM02438 com o título “Silver denarius of Cleopatra VII and Mark Antony”. Créditos da fotografia: The Trustees of the British Museum c/o Scala, Florence.

Cleópatra era uma jovem muito culta. Os fortes antecedentes gregos, incluindo o idioma e a cultura do país nativo de sua família, tinham sido preservados e transmitidos aos membros da dinastia dos Ptolomeus, apesar de governarem como egípcios e serem bons conhecedores da cultura de seu país de adoração. Cleópatra era poliglota e foi o primeiro membro da dinastia ptolomaica a aprender o idioma de seus súditos egípcios. Também estudou literatura e astronomia, e interessava-se até pela medicina, pelas ciências e pela matemática. Seu instinto e ambição somados a extraordinários dotes intelectuais, permitiram que se destacasse entre seu povo.

No entanto, que aparência física tinha Cleópatra? É difícil dizer. Os filmes modernos reservaram o papel de Cleópatra às atrizes mais belas da ocasião (IMAGEM 03). Isto sem dúvida corrobora a lenda de que a rainha do Egito era uma mulher espetacularmente bela, capaz de pôr de joelhos diante dela os homens mais poderosos de sua época. Mas, a beleza de seu físico era o que deu a Cleópatra todo o poder que teve?

Imagem 03: Atrizes que interpretaram Cleópatra no cinema: Vivien Leigh (1945) e Elizabeth Taylor (1963). Fonte da imagem: “Vivien Leigh vs Elizabeth Taylor (Cleopatra)”, no YouTube, pelo link <https://www.youtube.com/watch?v=1I-ldBlktfU>. Endereço acessado em 20 de abril de 2018 às 12h51m.
Leitura recomendada:



icon

Luise Rodrigues

Formada em Licenciatura em História (2013/2) e Bacharelado em História (2015/2) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especializada em Antiguidade Egípcia (mais especificamente a hibridação de divindades no Egito Helenístico). Atualmente cursando Bacharelado em Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023/2).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo