Agricultura Egípcia

Facebook Twitter Email Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous

Agricultura Egípcia


A agricultura constituía a principal economia do Antigo Egito. As colheitas mais importantes eram de trigo e cevada. Contava com ferramentas e utensílios de grande importância como pás, foices, enxadas e aradores. O gado era marcado com ferro quente. Utilizava-se também um shaduf, que é uma estrutura de madeira com um recipiente na ponta e um contrapeso na outra que ajudava a levar a água dos canais para os campos.


Cena de um jardineiro usando um Shaduf – Tumba de Ipuy em Deir-el-Medina, margem ocidental de Tebas.


Entenda Processo:

Todos os anos acontecia a inundação. O Nilo depositava uma camada de lodo nas terras, tornando-as férteis. Na estação do plantio, segundo BAINES; MALIK (2008, p.191) “Preparava-se a terra para a sementeira arando-a, o que era geralmente feito com bois, ou cavando-as com enxada. As sementes eram então espalhadas e utilizava-se o gado bovino, ovino ou caprino para as enterrar.”



Lavoura – Pintura na tumba de Sennedjem.



BAINES; MALIK (2008, p.191) continua:

Depois de cortadas, as espigas de cereal eram colocadas em cestos e levadas por homens ou por burros até à eira. A Malha era feita por meio de bois, ovelhas ou cabras, que faziam passar por cima das espigas, pisando-as até sair o grão.



Agricultores – Pintura feita na Tumba de Nakht.



Armazenamento:

Os proprietários de terra construíam celeiros para armazenar tudo que era colhido. Os celeiros basicamente eram constituídos de uma edificação de dois andares, onde uma escada dava acesso à parte superior, que continham entradas onde o cereal era despejado. Na parte inferior esse cereal era retirado por portas corrediças verticais. Os celeiros em sua grande maioria eram construídos lado a lado, mas também podiam estar nos fundos das residências.

 

Trabalho na Eira – Pintura na Câmara de Menna.


“As cenas da vida pastoril mostram a cobrição das vacas, o nascimento dos bezerros, a amamentação e a ordenha; há lutas de touros e cabras pastam entre as árvores e arbustos. Os donos dos estábulos inspecionam o gado bovino, cabras, asnos, ovelhas e as aves de cercado, inspeções nas quais recebem relatórios ao mesmo tempo em que contam as cabeças.” (BAINES; MALIK, 2008, p. 192)

 

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

 

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

- BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

- HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

- SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

- http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

- http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/


Links Relacionados, Confira..


avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Escritor do Livro "A Lei do Sofrimento". Apaixonado pelo Antigo Egito e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.