Antigo Egito

Cemitério da 26ª Dinastia descoberto em Minya, no Egito

No meio do deserto, a seis quilômetros ao sul do sítio arqueológico de Tuna Al-Gabal, as mídias egípcia e internacional se reuniram para testemunhar o anúncio de uma nova descoberta.

Cinco mostruários exibindo artefatos descobertos em sítios funerários num cemitério eram guardados por agentes da polícia. O ministro de antiguidades Kaled El-Enany, que estava no sítio, anunciou a descoberta de um cemitério da 26ª Dinastia, que consiste num grande número de poços de sepultamentos.

A descoberta foi feita por uma missão egípcia conduzida por Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades (Supreme Council of Antiquities – SCA), que iniciou as escavações ao final de 2017.

Arqueólogo analisa um dos sarcófagos descobertos. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters.

“O trabalho de escavação está programado para durar cinco anos, numa tentativa de desenterrar todos os sepultamentos do cemitério”, disse El-Enany ao Ahram Online. Ele explicou que a descoberta ainda é recente, e muitas outras estão por vir à media que as escavações continuarem.

Waziri disse que nos últimos três meses a missão descobriu um grupo de tumbas e sepultamentos que pertenceram a sacerdotes do antigo deus egípcio Thot, a deidade principal do 15º nomo e sua capital Al-Ashmounein.

Uma das tumbas descobertas pertence ao alto sacerdote do deus Thor, Hersa-Essei. A tumba abriga 13 sepultamentos, nos quais foram encontrados um grande número de estatuetas ushabtis esculpidas em faiança. Uma coleção de 1000 estatuetas está em um estado de conservação muito bom, enquanto outras foram encontradas aos pedaços.

Ministro das Antiguidades fala das descobertas arqueológicas. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters.

“Restauradores estão agora ocupados coletando todas as partes para restauração”, Waziri pontuou. Quatro jarros canópicos feitos de alabastro e com tampas em formato das faces dos quatro filhos do deus Hórus também foram desenterradas. Eles estão em um estado de conservação muito bom e ainda contêm os órgãos internos do falecido. Os jarros são decorados com textos hieroglíficos mostrando o nome e os títulos do seu respectivo dono.

A múmia do alto sacerdote “Djehuty-Irdy-Es” também foi encontrada.

A múmia está decorada com um colar de bronze representando a deusa Nut esticando seus braços para proteger o falecido, de acordo com a crença egípcia. Também foi decorado com uma coleção de contas preciosas contas azuis e vermelhas, assim como folhas douradas de bronze, dois olhos esculpidos em bronze e ornamentados com marfim e contas de cristal.

Quatro amuletos de pedras semipreciosas também foram achados na múmia. Estão decorados com textos hieroglíficos, num deles está gravado uma frase dizendo: “Feliz Ano Novo”.

A missão também desenterrou 40 sarcófagos de calcário de diferentes formatos e tamanhos, alguns deles com tampas antropoides decoradas com os nomes e os diferentes títulos dos seus donos.

Cerca de 1000 estátuas ushabtis também foram encontradas. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters.

Outra tumba familiar foi descoberta no cemitério, disse Waziri. Ela abriga uma coleção de sarcófagos gigantescos de diferentes formatos e tamanhos, estatuetas ushabtis carregando os nomes dos seus donos, que eram sacerdotes dos deuses durante o tempo deles.

Outras coleções funerárias mostrando as habilidades e gostos artísticos dos antigos egípcios também foram encontradas.

O sítio de Al-Gurifa foi objeto de uma tentativa ilegal de escavação em 2002, um assunto que levou a SCA a iniciar naquele tempo um trabalho de escavação no sítio em 2002 e 2004, sob a supervisão do arqueólogo Atta Makram.

Em 2004, o lugar foi declarado um sítio arqueológico sob a proteção da SCA.

Em 2017, o trabalho de escavação prosseguiu e descobriu parte do cemitério do Novo Reino e do Período Tardio.

Os cemitérios correspondentes ao Antigo Reino, Primeiro Período Intermediário e Reino Médio estavam na margem leste do Nilo, na área de Al-Sheikh Saad e Eeir Al-Barsha.

O período Ptolomaico do cemitério estava na margem oeste do Nilo, em Tuna Al-Gabal.

 

Fontes:

EL-AREF, Nevine. 26th Dynasty cemetery uncovered in Egypt’s Minya. Ahram online. 24 Fev. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/291590.aspx. Acesso em: 25/02/18.

REUTEURS. Egito descobre necrópole ancestral. Notícias.mundo. 24 Fev. 2018. Disponível em: http://noticias.band.uol.com.br/mundo/noticias/100000901823/egito-descobre-necropole-ancestral-ao-sul-do-cairo.html#. Acesso em: 25/02/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo