Antigo Egito

Escultura feminina de 3500 anos indicaria ritual de fertilidade

Um antigo escaravelho egípcio com inscrições e quatro tabuinhas de argila com gravações de mulheres nuas foram encontrados em Rehob, uma cidade de 3500 anos em Israel.

As gravações provavelmente retratam antigas deusas da fertilidade, tais como Asherah ou Astarte, disse ao Live Science Amihai Mazar, professor na Universidade Hebraica de Jerusalém. “[Elas] eram usadas em casa, como parte de práticas religiosas doméstica populares, na esfera doméstica, relacionadas principalmente à fertilidade das mulheres”, disse Mazar num e-mail, observando que gravações similares foram encontradas em outros sítios arqueológicos na região.

Escultura de divindade feminina com cabelos que lembram o da deusa Háthor. 7,5 cm. Crédito: Gabi Laron/Tel Rehov excavations, Universidade Hebraica de Jerusalém.

As escavações mostraram que Rehob (conhecida atualmente como Tel Rehov) foi fundada por volta de 3500 anos atrás, e a cidade floresceu na época em que o Egito controlava a maior parte da região. Rehob foi construída perto de Bete-Seã, uma cidade protegida por uma guarnição egípcia, Mazar e Davidnovich escreveram no artigo da revista.

Mazar e Uri Davidovich, um conferencista da mesma instituição, detalharam os seus achados num ensaio publicado recentemente no Bulletin of the American Schools of Oriental Research.

Escaravelho com inscrição

Feito de um mineral chamado de esteatita, o escaravelho contém uma inscrição hieroglífica dizendo que este foi criado para um falecido nomeado “Amenemhat”, que era “escriba da casa do superintendente dos itens selados”, segundo a tradução feita por Arlette Davis.

Os “’itens selados’ referidos no título representam produtos variados e matérias-primas com os quais a administração lidava”, escreveu David, uma arqueóloga conferencista na Universidade de Jerusalém, no apêndice do artigo da revista.

Escaravelho de “Amenemhat” achado em Rehob. Crédito: Gabi Laron/Tel Rehov excavations, Universidade Hebraica de Jerusalém.

É um mistério quem esse indivíduo era exatamente e o que o escaravelho estava fazendo no edifício onde foi encontrado. “Uma vez que não existe outra prova de um ‘escriba Amenemhat da casa do superintendente dos itens selados’, não sabemos nada mais sobre ele, incluindo onde foi enterrado”, David contou à Live Science num e-mail.

David observou que é possível que Amenemhat nunca tenha vivido ou visitado Rehob e o escaravelho tenha sido usado em Rehob como um lembrete do controle do Egito sobre a área.

Inscrição hieroglífica no verso do escaravelho. Crédito: Gabi Laron/Tel Rehov excavations, Universidade Hebraica de Jerusalém.

Estrutura misteriosa

O escaravelho e duas das esculturas foram encontrados dentro de uma grande estrutura cujo propósito e dimensão são desconhecidos. Ainda não foi completamente escavada, mas “parece ter sido uma grande e elaborada estrutura pública. Seus largos muros, os arranjos dos contrafortes, pátio espaçoso com um uma grande sala ao sul, fundações profundas e preenchimentos das construções, tudo isso, atesta sua natureza não doméstica”, escreveram Mazar e Davidnovich.

Mais pesquisa precisa ser feita para determinar para o que exatamente era usada. Poderia ser parte de um palácio, um edifício administrativo ou uma residência de um membro da elite, escreveram Mazar e Davidnovich.

Traduzido de:

JARUS, O. Were These 3,500-Year-Old Carvings of Nude Women Used As Ancient Fertility Drug? Live Science, 24 Jul. 2019. Disponível em: https://www.livescience.com/66014-fertility-goddess-carvings-ancient-israel.html. Acesso em: 30/07/19.

Para mais informações:

MAZAR, A.; DAVIDNOVICH, U.; DAVID, A. Canaanite Reḥob: Tel Reḥov in the Late Bronze Age. Bulletin of the American Schools of Oriental Research, v.381, p.163-191, Mai. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1086/703205. Acesso em: 30/07/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo