Heket

HEKET: É a deusa do parto e da fertilidade, as vezes ligada a ressurreição. Sua primeira aparição foi nos textos das pirâmides. É a deusa cabeça-de-rã e quase sempre representada como um sapo ou uma mulher com a cabeça de um sapo, o que indicava a fertilidade já que o sapo era considerado um animal muito fértil para os antigo egípcios. É bem comum encontrar inscrições referindo-se a ela com o hieróglifo de um sapo.


Representação de Heket

 

Por ser a deusa do parto ela dividia seu espaço com Bes e Tauret, que também eram considerados deus e deusa do parto. Muitos amuletos em forma de sapo eram utilizados por mulheres grávidas que precisavam de proteção para seu recém-nascido. Um templo dedicado a Heket foi encontrado no alto Egito em Qus. Na décima oitava dinastia representações de Heket podem ser vista na cena “Nascimento Divino” do templo Deir el-Bahar.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Fascinada pelo Antigo Egito, ao ponto de levar isso para a carreira acadêmica, gostaria de agradecer por esse trabalho incrível! Muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo