Antigo Egito

Descoberta tumba de 4000 mil anos em cemitério de Lisht

Um time de arqueólogos egípcios descobriu uma tumba escavada na rocha em Lisht, contou Adel Okasha (Diretor de Antiguidades do Cairo e Gizé) ao Luxor Times. “A tumba descoberta está há cerca de 300 metros a Nordeste da pirâmide de Senusert I”. Ela consiste em duas partes, a primeira é um pátio que conduz a um corredor coberto com algumas inscrições hieroglíficas.

Entrada da tumba. Cortesia: Luxor Times, 2018.

 

O corredor conduz a um amplo salão, a oeste deste uma pequena capela com inscrições e decorações, que atualmente está recebendo as restaurações necessárias pelo departamento de restauração em Lisht.

Cena mural da tumba. Cortesia: Luxor Times, 2018.

 

O Sr. Mohamed El-Daly (Diretor de Antiguidades de Dahshur e Lisht) disse: “A segunda parte da tumba é um fosso de sepultamento no pátio aberto e mede 100 cm X 80 cm e cerca de 3 metros de profundidade. Dentro do fosso, a oeste, um corredor conduz à primeira câmara funerária, que é uma sala sem decoração e contem na parede norte um sarcófago de calcário sem decoração e vazio, e no lado sul uma entrada para outra sala, que contém outro sarcófago de calcário sem decoração e vazio, sendo único por ter formatos geométricos diferentes em seu interior. O lado sul do fosso tem uma entrada que conduz a mais câmaras que serão escavadas na próxima temporada”.

Sarcófago de calcário. Cortesia: Luxor Times, 2018.

 

O Sr. Yasser Abd Fatah (Diretor Geral de Antiguidades de Dahshur e Lisht) disse: “Até agora não encontramos nenhuma inscrição que revele o nome ou títulos do dono da tumba, mas, mais trabalho e estudos ajudarão a definir o proprietário da tumba”.

 

Traduzido de:

Rock-cut Tomb in a 4000-year-old Elite Cemetery Discovered. Luxor Times, 5 Set. 2018. Disponível em: http://luxortimesmagazine.blogspot.com/2018/09/rock-cut-tomb-in-4000-year-old-elite.html. Acesso em: 15/09/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo