Antigo Egito

Amon

AMON ou AMUN: É o deus supremo do antigo Egito durante o novo reino. Era o deus principal da cidade de Tebas (atual Luxor) e constituía a tríade de Tebas com sua esposa Mut e seu filho Khonsu. Amon era representado de várias formas, como homem com cabeça de animal ou apenas homem ou ainda então como animal. Alguns animais eram associados a Amon, como o ganso e o carneiro (uma raça com chifres longos).

Em estátuas e pinturas, Amon é geralmente apresentado de pé ou sentado em seu trono. Possuía barba e pele escura ou azul. Na cabeça tinha um disco solar e duas plumas.


Representação de Amon/Amun

 

Amon era um dos deuses mais antigos do panteão egípcio. Ele foi associado ao deus Rá (ou Ré), formando assim o deus Amon-Rá. Segundo REMLER (2010, p. 13) “Ele é mencionado também nos textos das pirâmides onde ele diz “Proteger os outros deuses com sua sombra” […] A celebração mais importante de Amon foi no Festival de Opet em Tebas. Cultos a Amon, Mut e Khonsu foram realizados no templo de Luxor, uma vez por ano e toda a cidade comemorava o evento.”

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. oi, eu gostaria de saber como era a roupa dele, pois tenho um trabalho de pesquisa e apresentação da roupa desse deus( tenho que me fantasiar). Você pode me ajudar?

  2. oi,eu gostaria de saber de que amom é deus,pois tenho um trabalho pARA amanha, e preciso da informação já que tenho de definir numa escala de 1 á 10 seu poder, sabedoria,força,e beleza

    1. Olá Livinha, tudo bom? Amon é o deus supremo do antigo Egito durante o novo reino. Era o deus principal da cidade de Tebas (atual Luxor) e constituía a tríade de Tebas com sua esposa Mut e seu filho Khonsu. Até mais.

  3. Eu gostaria de saber quem eram as sacerdotisas do deus Amon na sociedade Núbia.!! Por favor me ajude.l

  4. boa noite, eu tb adoro o egito e ando a colecionar estatuas de todos os deus.
    tenho uma dúvida,eu vi na wikipedia a dizer que amon era o deus do ar isso é verdade?

    1. Bom dia, Cnoura!

      Houve um período em que Amon foi visto como a personificação do AR. Era comum, dependendo do período, os deuses assumirem diferentes representações.

      Att. Lucas Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo