Amon

AMON ou AMUN: É o deus supremo do antigo Egito durante o novo reino. Era o deus principal da cidade de Tebas (atual Luxor) e constituía a tríade de Tebas com sua esposa Mut e seu filho Khonsu. Amon era representado de várias formas, como homem com cabeça de animal ou apenas homem ou ainda então como animal. Alguns animais eram associados a Amon, como o ganso e o carneiro (uma raça com chifres longos).

Em estátuas e pinturas, Amon é geralmente apresentado de pé ou sentado em seu trono. Possuía barba e pele escura ou azul. Na cabeça tinha um disco solar e duas plumas.


Representação de Amon/Amun

 

Amon era um dos deuses mais antigos do panteão egípcio. Ele foi associado ao deus Rá (ou Ré), formando assim o deus Amon-Rá. Segundo REMLER (2010, p. 13) “Ele é mencionado também nos textos das pirâmides onde ele diz “Proteger os outros deuses com sua sombra” […] A celebração mais importante de Amon foi no Festival de Opet em Tebas. Cultos a Amon, Mut e Khonsu foram realizados no templo de Luxor, uma vez por ano e toda a cidade comemorava o evento.”

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.