Início Antigo Egito Principais Deuses

Principais Deuses

410
57
COMPARTILHAR


Clique abaixo e conheça os principais Deuses da Cosmogonia Egípcia.


Ra (Re)PtahAtumAmonAtonKhnumShuTefnut –  GebNut

Osíris
Ísis –  SethNéftisHórusHathor –  MaatAnúbisThothBastetAnukis

Sokar
WadjetNekhbet –  SobekTaweretSekhmet

Heket
SerketNeithBesApedemakHapi



Clique Aqui, e conheça mais sobre a Cosmogonia egípcia.

Leitura recomendada:

icon icon icon icon icon icon
COMPARTILHAR
Artigo anteriorHapi
Próximo artigoMito de Ísis e Osíris
avatar
Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

57 COMENTÁRIOS

  1. ola administradora espero que ainda esteja atendendo nesse espaço, preciso fazer um projeto de ensino que ira valer como trabalho de conclusao de curso e optei por falar do Egito Antigo e seus deuses e suas caracteristicas com seres da natureza e com temperamentos humanos .Poderia me indicar um bom artigo para que possa embasar? Muito agradecido;ah minha graduação e
    é em licenciatura em Históeia.

  2. Olá! Descobri recentemente seu site em meio a uma pesquisa que comecei a fazer acerca da chamada ‘serpente primordial’ da mitologia egípcia, queria saber mais sobre ela e o simbolismo por trás das serpentes, como Apep/Apophis.

    Teria algum material que possa me servir de referência sobre o assunto? Desejo confeccionar um artigo com base nesse assunto.

    Desde já agradeço.

    • Olá Mayana, tudo bom? Que legal! Os melhores materiais estão em inglês, se não for um problema para você, posso te enviar. Me Adiciona no Facebook. Até mais.

  3. Olá, preciso fazer um artigo sobre o Egito antigo e me interessei bastante sobre a Deusa Bastet. Poderia me sugerir algum artigo sobre os deuses do Antigo Egito?

  4. Olá, gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre a deusa Mafdet? Pois não acho muita coisa sobre ela!

    • Olá Marcos, tudo bom? Tenho um livro que fala sobre ela. Se você tiver interesse, me adiciona no Facebook. Até mais.

  5. Olá ! . Amo demais o Egito , e gostaria de saber onde posso baixar livros sobre os deuses em pdf ! . Obrigada !

  6. Oi, bom te conhecer. É apenas uma dúvida. Pelo que sei, Ramsés II não era o faraó na época de Moisés, e sim seu filho com a segunda esposa real, salvo engano, Sterfati era o faraó outro cujo nome não sei escrever, mas sei que começa com a letra M. Portanto, porque na novela os Dez Mandamentos afirmam a existência de um Ramsés, marido de Nerfetari, pais de Amenothep, que não conheço?

    • Olá Railson, tudo bom? Não há nenhuma evidência exata de quem foi o Faraó do Êxodo. Há muitos candidatos ao título. Provavelmente a novela tem seu estudiosos e precisam colocar alguém nesse papel. No entanto, volto a dizer que há muitos nomes que poderiam ter sido o faraó da época de Moisés. Até mais.

      • Olá Lucas. Tenho várias dúvidas, porém vou fazer algumas neste momento.

        * Como conseguem precisar ou aproximar os pesquisadores sobre quantos anos se passaram sobre um determinado Faraó ou algum fato que se passaram a milhares de anos? Por exemplo, primeiro Faraó foi há 3200 anos AC (reafirmando só como exemplo).

        * Como podem afirmar o que aconteceu há 3200 anos ac? Encontrar objetos antigos não acho que seja uma afirmação do que aconteceu há milhares de anos. Mas, sim, que houve uma civilização, mas não o que aconteceu durante alguma civilização.

        * qual o número aproximado de egípcios no primeiro reinado do Faraó e no ano 1ad ou 1ac ?

        Vou encerrar por aqui pq estou no smartphone. Bem chato digitar por aqui. rs

        Porém, tenho muita curiosidade e muitas dúvidas. Quando for para o PC irei conhecer melhor seu site. Interessante.

        • Olá Adriano, tudo bom? Sobre a datação dos Faraós, dê uma olhada nesse link: http://antigoegito.org/cronologia-dinastias/

          Não pode afirmar nada, apenas interpretamos todos os dados que temos a disposição. Os egípcios escreveram seu cotidiano em papiros, templos, pirâmides…

          Espero ter ajudado. Fique a vontade para perguntar.

          Até mais.

  7. Olá, gostaria de saber se houve algum deus mais intimamente ligado à medicina e cura. Vi sobre Sekhmeth, mas entendi que ela tinha esse vínculo quase secundariamente. Houve algum outro deus com esse aspecto? Obrigada.

    • Olá Tulani, tudo bom? De modo geral, a maioria dos deuses estavam envolvidos com a cura. Imhotep, vizir do Faraó Djoser, muito tempo depois da sua morte, foi cultuado como uma divindade de cura. Até mais.

  8. Olá, tudo bom? Olha eu aqui de novo com mais uma dúvida, rs.
    Na verdade é mais um pedido. Você teria algo sobre Mihos? Agradeço desde já.

    • Olá Gabrielle, tudo bom? Mihos é pouco difundido por ser um deus local e não há muitas informações acerca. Você encontrará mais sobre ele no livro: Egyptian Mythology A to Z, do Pat Remler (inglês). Caso você queira, posso estar enviando esse livro em pdf para você. Até mais.

  9. Não sei se alguém já fez essa pergunta, mas ultimamente estou escrevendo um livro que envolve (e muito) mitologia egípcia. Tenho dúvidas entre Rá e Amon. São deuses diferentes? Ou são uma “mistura” de dois deuses que formam um só que seria Amon-Rá? Aguardo ansiosamente a respostas 🙂

    • Olá Gabrielle, tudo bom? São deuses diferentes sim. Em determinado momento há uma fusão de ambos, muito provavelmente para fins políticos. Até mais.

      • Ah sim, muito obrigada. Então se eu disser que o deus supremo no Império Novo era Amon e não Rá, está correto?

        • Olá Gabrielle, tudo bom? Essa questão é um pouco mais complexa. Há por exemplo a substituição de Amon por Aton, no período em que Akhenaton assumiu o poder do Egito. Agora, quando os Hicsos foram expulsos, Tebas se tornou a cidade mais importante, sendo Amon, o deus principal de Tebas, foi elevado a um nível nacional de adoração. Até mais.

    • Olá Caio César, tudo bom? Eu não conheço não. Death Metal não é muito o meu estilo de som, apesar de escutar alguns. Até mais.

  10. Oiii
    Poxa muito bom o seu site! Tb sou uma apaixonada por história antiga e principalmente pelo egito.
    Estive por lá em 2009… Foi fantastico…

    abçs

    • Olá Carol Levy, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do site. Esteve em 2009?! Que legal! pretende voltar? Até mais.

    • Olá Janaina, tudo bom? Nesse mesmo link onde você comentou, encontram-se alguns dos principais deuses do antigo Egito. O Faraó também era considerado um Deus na Terra. Até mais.

    • Olá Vinícius, tudo bom? Pela titulatura dos Faraós podemos ressaltar Rá e Ptah, mas há príncipes e princesas que veneravam Maat, Bastet, Thoth entre outros. Até mais.

  11. Muito bom o site, também sou apaixonada pelo Egito, estive lá em 2008 e não vejo a hora de poder retornar para ver novamente essa cultura que fascina a todos.
    Adoro os amuletos e os coleciono, uns comprei lá e alguns aqui, por sorte, sempre encontro pessoas que foram para lá e vendem objetos aqui. 🙂
    Conteúdo fantástico, sempre bom aprender mais sobre a mitologia egípcia.
    Parabéns.

    • Olá Pamella, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado do site. Que legal que você já visitou essa terra sagrada e pretende voltar. Realmente é uma cultura fascinante e que desperta muita curiosidade em quem as estuda. Em breve estarei adicionando mais links sobre a mitologia e também alguns links que estão programados sobre Hieróglifos. Até mais.

    • Olá Junio, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado. Aprender mais e sempre é uma das grandes qualidades de um ser humano. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*