Teses / Artigos

Artigo: Milênios na palma da mão (Revista de História da BN)

Autor: FERREIRA, L. S. – Artigo: O antigo Egito costuma despertar interesse em crianças e adultos por seu forte apelo ao imaginário. Em sala de aula, o importante é apresentar de forma acessível as abordagens e as reflexões dos arqueólogos, cada vez mais profundas graças ao avanço da tecnologia. Uma interessante peça desse quebra-cabeça são os chamados papiros. A nordeste do continente africano, o povo que surgia às margens do rio Nilo teve seu destino selado por uma necessidade tão básica quanto vital: criar uma superfície para a escrita produzida em grande escala. Isto porque o sucesso da produção agrícola, fonte principal da economia egípcia, dependia cada vez mais de organização, de registros dos balanços produtivos que pudessem facilitar o cotidiano e permitir o desenvolvimento econômico – sobretudo em uma época de crescimento político (3200-3000 a.C.), quando o baixo (Região Norte) e o alto Egito (Região Sul) foram unificados, dando início ao que hoje conhecemos como a Era dos Faraós.

 

Documento: Artigo (Revista de História da Biblioteca Nacional).

Nome Completo: Lucas dos Santos Ferreira.
Área do Conhecimento: História Antiga.
Data: Dezembro de 2013.

Leitura? Disponível em qualquer banca de revistas no Brasil (edição: dezembro) ou leia na íntegra pelo site www.revistadehistoria.com.br, clicando aqui.

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo