Descoberta múmia de um mangusto em Saqqara

O Dr. Mostafa Waziry, egiptólogo e Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, anunciou hoje, 01/04/20, em suas em suas redes sociais, uma importante descoberta feita recentemente numa escavação na necrópole de Saqqara: a múmia de um mangusto.
Datada de cerca de 700 a.C., segundo o cientista “é a primeira vez que se descobre um mangusto mumificado”.
Também foi encontrada a estátua de madeira de um mangusto em ótimo estado de preservação durante as escavações, das quais o próprio Dr. Waziri tem participado.
O mangusto, também conhecido por nomes como sacarrabos, icnêumone, rato-de-faraó, manguço ou escalavardo (cien. Herpestes ichneumon) é um mamífero carnívoro, que pode ser encontrado em várias regiões da África, zona oeste da Ásia e parte da Europa (Península Ibérica e Croácia).
Era adorado no antigo Egito desde o Médio Império, e associado a várias divindades, como Rá, Hórus, Mafdet e Uadjet, dependendo de qual dos seus aspectos fosse enfatizado.
Suas habilidades de caça, em especial a de matar serpentes, já mencionadas nos Textos das Pirâmides e dos Sarcófagos, levaram-no a ser associado ao deus sol. Segundo um mito, o deus sol Rá certa vez se transformou num mangusto para lutar contra a gigantesca serpente demônio do submundo, Apófis.
Fontes:
https://www.facebook.com/drmostafawaziry/
https://www.instagram.com/dr_mostafa_waziry/
Referências:
Herpestes ichneumon. Almargem. Disponível em: http://almargem.org/biodiv/especie/herpestes-ichneumon/. Acesso em: 01/04/20.
LEWIS, S.; LLEWELLYN-JONES, L. The culture of animals in antiquity: a sourcebook with commentaries. Londres: Routledge, 2018.
LURKER, M. The gods and symbols of ancient Egypt. Londres: Thames and Hudson, 1984.
PLAS, D.; SALEH, M. (Dirs.). Ichneumon. The Global Egyptian Museum. Disponível em: http://www.globalegyptianmuseum.org/glossary.aspx?id=195. Acesso em: 01/04/20.