Antigo Egito

Descoberta múmia de um mangusto em Saqqara

O Dr. Mostafa Waziry, egiptólogo e Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, anunciou hoje, 01/04/20, em suas em suas redes sociais, uma importante descoberta feita recentemente numa escavação na necrópole de Saqqara: a múmia de um mangusto.

Dr. Waziri segurando a múmia encontrada. Foto: Arquivo pessoal.

Datada de cerca de 700 a.C., segundo o cientista “é a primeira vez que se descobre um mangusto mumificado”.

Análise da múmia no local do achado. Foto: Arquivo pessoal.

Também foi encontrada a estátua de madeira de um mangusto em ótimo estado de preservação durante as escavações, das quais o próprio Dr. Waziri tem participado.

Estátua de madeira achada na escavação. Foto: Arquivo pessoal.

O mangusto, também conhecido por nomes como sacarrabos, icnêumone, rato-de-faraó, manguço ou escalavardo (cien. Herpestes ichneumon) é um mamífero carnívoro, que pode ser encontrado em várias regiões da África, zona oeste da Ásia e parte da Europa (Península Ibérica e Croácia).

Era adorado no antigo Egito desde o Médio Império, e associado a várias divindades, como Rá, Hórus, Mafdet e Uadjet, dependendo de qual dos seus aspectos fosse enfatizado.

Estátua de bronze de um rei adorando um mangusto, XXVI Dinastia, Período Tardio. Brooklyn Museum, Nova Iorque, EUA. Foto: Cortesia do Brooklyn Museum.

Suas habilidades de caça, em especial a de matar serpentes, já mencionadas nos Textos das Pirâmides e dos Sarcófagos, levaram-no a ser associado ao deus sol. Segundo um mito, o deus sol Rá certa vez se transformou num mangusto para lutar contra a gigantesca serpente demônio do submundo, Apófis.

Fontes:

https://www.facebook.com/drmostafawaziry/

https://www.instagram.com/dr_mostafa_waziry/

Referências:

Herpestes ichneumon. Almargem. Disponível em: http://almargem.org/biodiv/especie/herpestes-ichneumon/. Acesso em: 01/04/20.

LEWIS, S.; LLEWELLYN-JONES, L. The culture of animals in antiquity: a sourcebook with commentaries. Londres: Routledge, 2018.

LURKER, M. The gods and symbols of ancient Egypt. Londres: Thames and Hudson, 1984.

PLAS, D.; SALEH, M. (Dirs.). Ichneumon. The Global Egyptian Museum. Disponível em: http://www.globalegyptianmuseum.org/glossary.aspx?id=195. Acesso em: 01/04/20.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo