Bes
BES: É o deus dos prazeres e das festas, uma divindade boa, apesar de ter uma aparência considerada feia que servia para espantar os seres do mal. Ele era protetor das crianças e das mulheres grávidas, ajudando a deusa Taueret (deusa hipopótamo) no trabalho de parto. Muitas famílias pintavam Bes em sua casa para trazer sorte e proteger seus lares de escorpiões e cobras que eram uma ameaça as crianças. Bes era mostrado com uma grande faca, um tamborim, uma coroa com penas altas e uma saia.
Sua retratação é algo raro na arte egípcia, ele sempre aparecia de frente, o que leva alguns egiptólogos a pensar que ele poderia ter vindo de outra região. Especula-se que possa ser originário da região atual da Turquia. Existem representações de Bes com características felinas. Há também representação dele como um leão erguendo-se sobre as patas traseiras.
Autor: Lucas Ferreira
Fontes / Referências:
– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.
– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.
– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.
– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.
– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.
Imagens / Fonte:
Não sabia. Sou oleiro/ceramista, e gostei do tema pois me fornece informações, para explorar comercialmente o nosso Deus Bes. Gostei pois vivo em Ibiza a muitos anos.