Antigo EgitoImagens

Conhecendo o Egito: Celeiro com Escribas

Esse modelo de celeiro foi descoberto em uma câmara escondida ao lado da passagem que levava ao túmulo do chefe real Meketre, que iniciou sua carreira sob o reinado de Nebhepetre Mentuhotep II da décima primeira dinastia e continuou a servir sucessivos faraós.

Os quatro cantos deste modelo de celeiro têm o pico de uma maneira que, às vezes, ainda hoje é encontrada no sul do Egito para oferecer proteção adicional contra ladrões e roedores. O interior é dividido em duas seções principais: o celeiro propriamente dito, onde os grãos eram armazenados, e uma área contábil.

Manter o controle do suprimento de grãos era crucial em uma sociedade agrícola, e vale ressaltar que os seis homens carregando sacos de grãos aqui são superados em número por nove homens cuidando da medição e da contabilidade. Dos quatro escribas, dois estão usando rolos de papiro, dois escrevem em tábuas de madeira.

Data: 1981-1975 a.C

Fonte: https://www.metmuseum.org/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo