Antigo Egito

Sokar

SOKAR: Era o deus de Saqqara, a necrópole da cidade de Mênfis. Sua adoração remonta do período pré-dinástico. Geralmente era representado como um homem mumificado com cabeça de falcão com uma coroa atef (coroa branca do alto Egito com duas plumas – usada por Osíris). Sokar era associado com Ptah, dando origem a uma fusão (muito comum a fusão de divindades no antigo Egito) conhecida como Ptah-Sokar.



Representação de Sokar-Osíris



Devido a sua associação com Ptah, Sokar era visto também como deus dos artesãos. Nos textos das Pirâmides, Sokar é visto como uma forma de Osíris e no Império Médio, a fusão das três divindades Ptah-Sokar-Osíris ganhou grande força, tornando-se essa representação algo muito cultuado na época.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:

Antigo Egito.org

Site dedicado a conhecer a riqueza cultural, arquitetônica e espiritual do Antigo Egito. Aqui, você encontrará artigos detalhados sobre faraós, pirâmides, templos e artefatos, além das últimas descobertas arqueológicas. Bem-vindo ao Egito Antigo Revelado, onde a história ganha vida!

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Oi, certa vez, vi em algum site, nao me lebro qual, que esse deus Sokar, alem de ser o deus artesao, era o deus que guardava uma entrada secreta para o Duat(mundo dos mortos) por uma caverna. O que acha dessa afirmação?

    1. Olá Rafus, tudo bom?

      Os deuses do antigo Egito tinham muitas funções e isso variava de lugar para lugar. Quando ocorria fusões, as divindades assumiam outras características que a tornavam mais “popular” e “forte”.

      Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo