Hawass revela História das Crises e Epidemias, dos faraós até hoje
O mundialmente conhecido egiptólogo Dr. Zahi Hawass afirmou que os egípcios sofrem com uma crise severa.
Ele expressou sua felicidade sobre o papel que o país tem desempenhado no combate ao coronavírus, dizendo: “O Presidente do Egito, Presidente Abdel Fattah El Sisi está fazendo um grande esforço, que mostra a nós a preocupação do estado e do governo egípcios com a saúde dos seus cidadãos”.
Dr. Hawass assinalou que a crise também mostrou a unidade do povo entre si mesmo.
O famoso arqueólogo egípcio também examinou a história das crises e das epidemias no Egito.
Ele observou que o país sofreu com crises severas durante o Egito antigo, a primeira das quais foram sete anos de fome durante o domínio do rei Djóser, que foi o primeiro a construir um edifício de pedra na história.
Dr. Hawass observou que a malária se espalhou no Egito, o que causou a morte do rei Tutancâmon; isso foi descoberto após análise de DNA, além das muitas famílias reais que morreram de malária.
Ademais, o Prof. Barry Kemp descobriu um grupo de cemitérios durante seu trabalho em Tell el-Amarna, que mostrou que cerca de 70% da população que viveu em Amarna morreu de malária, confirmando que o Egito foi exposto na era amarniana a essa epidemia que veio da África.
Ele declarou que o Egito foi exposto à praga dos Hititas e existem muitos textos em Amarna que falam sobre as orações que foram realizadas para se livrar da praga.
Os textos também mostram como a princesa hitita Maathorneferure, a primeira esposa do rei Ramsés, foi ao templo de Karnak, ao templo de Sobek no Faioum e finalmente ao templo de Sekhmet em Abusir para orar por cura.
Dr. Hawass salientou que ao final dessas crises anteriores, o Egito emergiu salvo, e forte e proveu o mundo com conhecimento, observando a necessidade de que o povo se una para enfrentar a crise atual.
Falando sobre as escavações no Vale dos reis, o veterano arqueólogo afirmou que os operários estão trabalhando sem parar nas escavações, porque eles precisam de emprego.
“Tomamos todas as precauções necessárias para proteger os trabalhadores do Coronavírus, o que poderia nos apresentar uma grande descoberta durante essa crise”, acrescentou o Dr. Hawass.
O famoso arqueólogo egípcio pontuou que o trabalho de escavação está prosseguindo em Luxor e Saqqara, durante o qual os trabalhadores estão usando máscara médica e tomando as medidas protetivas necessárias contra o novo coronavírus, para conter a sua propagação.
“Antes de qualquer escavação ser realizada, nós e o local somos esterilizados de modo que o trabalhado seja feito num ambiente livre do vírus”, ele observou.
Dr. Hawass agradeceu ainda ao presidente Sisi por sua postura forte com todos no Egito e advertiu sobre a necessidade de se opor aos rumores preconceituosos.
“O Egito é forte e essa crise acabará bem”, ele enfatizou.
Traduzido de:
SAMEH, Y. Hawass Reveals History of Crises, Epidemics from Pharaohs until Now. See news. 27 Mar. 2020. Disponível em: https://see.news/hawass-reveals-history-of-crisis-epidemics-from-pharaohs-until-now/. Acesso em: 27/03/20.
Indicações bibliográficas:
ALLEN, J.P. The Art of Medicine in Ancient Egypt. Nova Iorque: Metropolitan Museum of Art, 2005. (Disponível online em: https://www.metmuseum.org/art/metpublications/The_Art_of_Medicine_in_Ancient_Egypt)
HALIOUA, B.; ZISKIND, B. Medicine in the days of the pharaohs. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2005.
NUNN, J.F. Ancient Egyptian medicine. Norman, Oklahoma: University of Oklahoma Press, 2002.
_________. La medicina del antiguo Egipto. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2002.
NUTTON, V. A medicina antiga. 1.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
REEVES, C. Egyptian medicine. Londres: Shire Publications, 2008. (Disposnível online em: https://b-ok.cc/book/681859/2ad5f4)
STROUHAL, E. Para cada doença um remédio. In:_____________. A vida no antigo Egito. Barcelona: Folio, 2007.
STROUHAL, E.; VACHALA, B.; VYMAZALOVÁ, H. (Eds.). Medicine of the Ancient Egyptians. 1st.ed. Cairo: The American University in Cairo Press, 2014.