Polícia recupera artefatos faraônicos roubados em meio a revolução..
Os artefatos encontrados na necrópole de Saqqara incluem várias estatuetas esculpidas em faiança verde do antigo Egito. A coleção com 35 antigos artefatos egípcios roubados em meio a revolução do ano passado na Praça Tahrir foi recuperada na segunda-feira pela polícia de Turismo e Antiguidades.
Os objetos foram encontrados enterrados na areia perto do complexo funerário de Horemhab na necrópole de Saqqara, nos arredores de Cairo. Segundo a polícia, os objetos foram roubados de sítios arqueológicos vizinhos durante a revolta. Os ladrões, a polícia especula, estavam planejando contrabandear os objetos para fora do país em uma data posterior.
A coleção é constituída por várias estatuetas do antigo Egito esculpidas em faiança verde e variando em comprimento de 5,8 a 6 centímetros. Os objetos foram confiscados pelas autoridades e atualmente aguardam análise por uma comissão arqueológica para determinar a sua autenticidade e o lugar de origem.
Fonte: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/42364/Heritage/Ancient-Egypt/Police-recover-pharaonic-artefacts-stolen-in-wake-.aspx