Antigo EgitoEgiptomaníacos

Lançamento nacional Revista Egiptologia

Chega ao mercado editorial brasileiro a Revista Egiptologia. História e cultura do Egito antigo, uma publicação do Instituto Menfis, que conta com editoria do egiptólogo, historiador e arqueólogo Mauricio Schneider e artigos de diversos especialistas da área.

Com o objetivo de ser uma publicação de divulgação científica dedicada inteiramente ao Egito antigo, a revista terá periodicidade trimestral e contará com textos que abordarão temas diversos ligados ao estudo do antiga civilização egípcia.

Capa da edição número 1 Jul-Set 2020. Cortesia: revistaegiptologia.com.br

O Número 1, Jul-Set 2020, traz o seguinte conteúdo:

Cotidiano & CiênciaO Médico no Tempo dos Faraós, por Mauricio Schneider:

No Egito Antigo, o ofício de médico estava associado à administração faraônica, e seus praticantes ganharam renome nas cortes estrangeiras. Diferentes registros escritos nos informam sobre as carreiras e a hierarquia dos profissionais da medicina, e comprovam que especialidades clínicas eram realidade desde a época das grandes pirâmides.

História & Cultura MaterialQuantos Reis no Final de Amarna?, por Dennis C. Forbes

Dentre os achados no célebre atelier do escultor Thutmose na antiga cidade de Akhetaton constam várias faces humanas moldadas cuidadosamente no gesso. A análise atenta de parte desse material identifica vários retratos de personagens régios, e podem elucidar a controversa sucessão dinástica que marcou os últimos momentos da experiência amarniana.

ArqueologiaHeliópolis e o Templo do Sol, por Mauricio Schneider

O antigo templo solar em Yunu – a Heliópolis dos gregos – guarda importantes vestígios faraônicos que o avanço urbano ameaça destruir. Nos últimos anos, uma missão egípcio-alemã vem fazendo importantes achados na área: painéis em relevo, restos de edificações e esculturas testemunham a importância do deus-sol ao longo da história dinástica.

Estudos de MúmiasUsos e Destruição das Múmias Egípcias Através dos Tempos, por Moacir Elias Santos

Na Idade Média, uma atribuição equivocada resultou no destino bizarro para muitos corpos do Egito Antigo. Outros estranhos usos das múmias ocorreriam na modernidade, provocando a destruição sistemática de milhares de restos mumificados, tanto de humanos como de animais.

Galeria A Arte dos Sarcófagos
Uma seleção de belas imagens de sarcófagos da 21ª dinastia, caracterizados pela profusão de figurações multicoloridas de temática religiosa.

Para adquirir um exemplar acesse o site oficial da publicação.

Fontes:

Revista Egiptologia – https://www.revistaegiptologia.com.br/

Revista Egiptologia – Facebookhttps://www.facebook.com/Revista-Egiptologia-109683824080044

Revista Egiptologia – Instagram https://www.instagram.com/egipt_ologia/

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo