Relevo de Amenhotep I recuperado de Londres
A missão do Ministério de Antiguidades para recuperar antiguidades roubadas e contrabandeadas ilegalmente assistiu com sucesso a repatriação de um relevo com o cartucho do rei Amenhotep I.
Shabaan Abdel Gawad, Supervisor Geral de Antiguidades do departamento de repatriação, explicou ao Ahram Online que o relevo foi reconhecido por um arqueólogo estrangeiro há alguns meses atrás, quando o item foi posto à venda numa casa de leilões em Londres.
Gawad disse que o arqueólogo percebeu que o relevo é o mesmo que foi roubado em 1988 do museu a céu aberto no Complexo de Templos de Karnak, em Luxor, já que o relevo foi gravado em calcário e tem uma inscrição do nome do rei Amenhotep I.
O arqueólogo prontamente repostou o incidente ao Ministério de Antiguidades. O ministério então tomou todos os procedimentos diplomáticos necessários e legais para pôr fim à venda do relevo e então devolvê-lo ao Egito.
O relevo, disse Abdel Gawad, foi entregue à embaixada egípcia em Londres ontem (20/09/18) e será preparado para o retorno ao lar dentro de alguns dias.
Traduzido de:
EL-AREF, N. A relief of king Amenhotep I recovered from London. Ahram online. 21 Set. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/311942.aspx. Acesso em: 22/09/18.