Casa do Saber – SP oferece cursos sobre o Antigo Egito

A Casa do Saber, São Paulo, SP, ofertará dois cursos sobre o antigo Egito: Introdução ao Egito Antigo e Vida e Morte no Egito Antigo, ambos ministrados pelo egiptólogo Cássio de Araújo Duarte.

I. Introdução ao Egito Antigo:

Das sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides de Gizé são as únicas que ainda estão de pé. O Egito de cinco mil anos atrás ainda ocupa espaço no imaginário popular, com mitologia própria e misticismos instigantes – como eram as sociedades às margens do rio Nilo? Como são interpretados os hieróglifos? Como foram feitas as pirâmides? Os encontros buscam fazer uma introdução ao universo de estudos do Egito antigo – a cultura, religião e a arte – passando pela formação do conhecimento e do imaginário popular, os mitos e os legados que chegam até os dias de hoje.

  1. (25/04) – O Egito Antigo: a descoberta do Egito Antigo ao decorrer dos séculos. O estudo da cultura egípcia e o Egito na cultura popular: egiptomania e egiptologia
  2. (02/05) – Os hieróglifos: as bases da escrita egípcia e suas influências no Ocidente
  3. (09/05) – As pirâmides: da arquitetura religiosa à sétima maravilha da Antiguidade

Informações:
Data: 25/04/2019 a 09/05/19
Duração: 3 encontros
Dias: Quintas-Feiras (curso disponível nas modalidades Presencial e OnLine)
Horário: das 20h às 22h Local: Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano, São Paulo
Contato: [email protected]
Telefone: (11) 3707 8900
Valor: 3x de R$185,00
Para inscrição, acesse: https://casadosaber.com.br/sp/cursos/historia/introduc-o-ao-egito-antigo.html

II. Vida e Morte no Egito Antigo:

Para uma sociedade que se fez entre cheias e secas do rio Nilo, o mundo é divido em ciclos da natureza. Dessa forma, muitas das concepções de mundo possuíam uma forma circular – a morte, então, não era o fim de uma vida, apenas um estágio de mudança para outra existência.

Sendo o corpo a morada da alma, havia uma enorme preocupação na sua preservação após a morte, processo fundamental e complexo que ainda nos remete a múmias e à figura de Anúbis e sua cabeça canina, cinco mil anos após a sua criação. O curso trata do papel da vida e da morte na sociedade egípcia, questões profundas e particulares de uma civilização cercada em misticismos e mistérios.

  1. (06/06) 0 Religião, magia e o universo divino: o sagrado egípcio em cada época da Antiguidade e as influências da mitologia no Ocidente.
  2. (13/06) – Simbolismo: as representações da morte em uma religião funerária.
  3. (27/06) – Tumbas, múmias e sarcófagos: os rituais fúnebres – eram os egípcios obcecados com a morte?

Informações:
Data: 06/06/2019 a 27/06/19
Duração: 3 encontros
Dias: Quintas-Feiras (Presencial)
Horário: das 20h às 22h Local: Rua Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano, São Paulo
Contato: [email protected]
Telefone: (11) 3707 8900
Valor: 3x de R$185,00
Para inscrição, acesse: https://casadosaber.com.br/sp/cursos/historia/vida-e-morte-no-egito-antigo.html

Professor:
Cássio de Araújo Duarte é pós-doutor em arqueologia do Egito Antigo, é membro da Associação Internacional de Egiptólogos (IAE), e pesquisador associado ao TAPHOS (Grupo de Pesquisa em Práticas Mortuárias do Mediterrâneo Antigo) do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP).

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Li vários livros sobre o Egito, sou um pensador. Um dos livros que eu li, falava de duas enormes efígies.

    Adriano, esteve no Egito: Vi no Egito deuses e reis colossais; encontrei no pulso dos guerreiros sármatas serpentes que se entredevoram, etc..

    continuando: a arte tornou-se em seguida uma espécie de operação mágica capaz de evocar uma face perdida. As efígies colossais pareciam um meio de exprimir as verdadeiras proporções que o amor transmite aos seres…… (duas efígies) cadê a outra.Está perdida na imensidão do deserto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo