Sekhmet

SEKHMET: É a Deusa egípcia com cabeça de leão e associada a guerra. Para os egípcios o leão era o predador mais feroz de que tinham conhecimento. Ela era vista como a deusa que protegia o Egito nas batalhas. Na mitologia egípcia, o vento quente do deserto era atribuído a sua respiração. Sekhmet era representada como uma leoa ou como uma mulher com cabeça de leoa que vestia trajes vermelhos que alguns estudiosos acreditam estar ligado ao sangue.

Na capital de Mênfis, Sekhmet era a esposa de Ptah e mãe de Nefertum. Quando a Tríade de Tebas, formada por Amun, sua esposa Mut e seu filho Khonsu começou a ganhar destaque na região, Mut tornou-se associada a Sekhmet.



Representação de Sekhmet


Sekhmet também é uma divindade solar, muitas vezes considerada um aspecto das deusas Hathor e de Bastet. Ela carrega o disco solar e o Uraeus, que a associa à Wadjet. Em uma das mitologias egípcias, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa da desobediência do povo perante os deuses. Sekhmet executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança de sua cor com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. Para manter Sekhmet calma, festivais eram celebrados no final da batalha, de modo que a destruição teria chego ao fim.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

5 Comentários

    1. Olá Seren, tudo bom? Que legal!

      Assim que eu chegar em casa vou ler seu texto com calma e comento nele.

      Até mais.

      1. Olá administrador boa noite, eu sou filha do Marcos Oli eira de Souza, eu queria saber em só uma palavra, qual é a função da sekhmet, Osíris, Ísis, hator, hatror e Nephthyr, que são os deuses egípcios.

    2. Olá, boa noite, acabei de ler o seu post e ele era tudo o que eu estava procurando,você escreve super bem, estava louca atrás de um site que me desse tanta informação sobre essa deusa.Pois serei ela em uma gincana na escola, e o seu post me proporcionou isso,muito obrigada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo