Início Antigo Egito Thoth

Thoth

925
34
COMPARTILHAR

THOTH ou TOT: É o deus da escrita e da sabedoria. Os egípcios acreditavam que Thoth tinha criado os Hieróglifos. Thoth era também conhecedor da matemática, astronomia, magia e representava todos os conhecimentos científicos. Sua associação mais antiga refere-se a ele como o deus da Lua.

Thoth geralmente é representado com a imagem de um Íbis (pássaro) e por ela ter um bico parecido com a lua, o consideravam o Íbis um animal sagrado. Ele também aparece com cabeça de babuíno.

Representação de Thoth

Thoth aparece em muitos mitos do antigo Egito. Em uma das versões do mito entre Hórus e Seth, o deus da escrita cura o olho de Hórus que tinha sido arrancado por Seth. Ele ensinou feitiços a Ísis permitido que ela trouxesse Osíris a vida. Já na interminável batalha do deus sol Rá contra a serpente Apópis, Thoth é também visto como um ser que ajudou nessa luta. No tribunal de Osíris, Thoth anota o resultado da vida de quem estava sendo julgado e as entrega para Osíris.

 

Pintura de Thoth em Karnak – Luxor

Acreditavam os egípcios que Thoth tinha sido também o criador do calendário que contava com 365 dias e achavam que o deus tinha uma capacidade enorme de conhecer todas as fórmulas do universo, já que em muitos mitos aparece utilizando de magia para ajudar outros deuses. O culto mais importante de Thoth foi em Hermópolis, mas foi adorado por todo o Egito e na Núbia.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:

icon icon icon icon icon icon

34 COMENTÁRIOS

      • Na verdade existem algumas coisas erradas…os egípcios acreditavam ser Nut a criadora dos 365 dias não Tot, os dias do demônio se lembra? quando Tot não queria que seus filhos tomassem o trono dele após ficar grávida de Geb, assim proibindo ela de te-los em qualquer dia do ano, por isso criou mais 5 dias no ano e teve Osíris, Set, Isis, Horus, e Neftis, assim conhecido como os dias do demônio ou semana do demônio. Mas o resto estava impecável! Adorei o conteúdo e desculpe se sou chata com essas coisas mas sou perfeccionista no quesito Egito kkk 😉

  1. TFA
    Tens algo mais revelador sobre a tábua da Esmeralda que possa me informar por e-mail?
    Sou estudioso sobre o assunto, e se puder contribuir com alguma informação, desde já agradeço.

    • Olá Luiz Alberto, tudo bom? Não tenho nenhuma informação reveladora sobre a tábua da esmeralda. Até mais.

  2. Gostaria de saber se o deus Thoth, era importante para a cultura egípcia? E como podemos ter certeza disso?

    Obrigado!!

    • Olá Izabella, tudo bom? Ele era muito importante. Há muitos registros que comprovam suas características. Até mais.

  3. Olá,

    Gostaria de saber se a cultura de agregação de divindades no politeísmo egípcio se deve a aspectos políticos, já que eram imperialistas, como se sabe e, desse modo, acabavam por não fazer apenas escravos de guerra, julgo (errado?). Desse modo, para controlar os povos dominados, introduziam mais divindades, como forma de tornar as ordens do soberano “mais aceitáveis”, por assim dizer?

    • Olá Leonardo, tudo bom? Sim, a agregação dos deuses tinha caráter político. Quando uma fusão acontecia, a nova divindade agregava todos os atributos e se tornava mais forte. É comparável com o que ocorre em nossos dias, quando partidos políticos fazem alianças com o intuito de fortalecerem a imagem/poder. Até mais.

  4. Oi,boa tarde.

    O Deus Thoth era também o Deus maia Quetzalcoat,ele era filho de Enki,uns dos exilados das estrelas.Eles não eram deuses e sim extraterrestres e por ser um povo mais evoluidoe por viver por seculos eles foram confundidos com deuses.Enki(bom,amava os humanos) e Enlil(ruim,hoje ele seria a besta) eram os ANNUNAKIS,uns dos povos que deram origem a raça humana.Eles vieram da constelação de ORIN(planeta NIBIRU) e outros vieram da constelação de COCHEIRO(planeta CAPELA).Por isso que foi feito as piramides,para que nos nós lembrasemos de onde viemos”DAS ESTRELAS” e eram tambem um acumulador de energia para reabastecer as espaçonaves e um marco para mostrar onde deveriam pousar as espaçonaves.
    E tem muito mais.Tem a mente aberta?Então pesquise NEPHILINS-A ORINGEM.

    Um abraço

    Henrique

    • Olá Henrique Marconi, tudo bom? A mente está sempre aberta. No entanto, o site antigoegito.org trabalha com as informações arqueológicas, visando esclarecer o leitor de forma simples e direta. Para assuntos “esotéricos”, visite: http://www.aleidosofrimento.com

      Att. Lucas Ferreira.

  5. Ola,
    Toth criou um livro,”O livro de toth”,muitos blogs enfatizam que Toth criou o Taró e outros dizem que há uma arte de como falar com os animais e de como controlar os elementos, mas a minha duvida era de que ritos ele realmente realizava e qual registro maior registro ele deixou ou foi deixado pro mundo egipcio.

    • Olá Vinicius, tudo bom? Toth era um dos deuses do panteão egípcio. Ele em si não criou nada (cientificamente falando) e sim foi criado pela civilização, podendo ter sido um ser histórico ou apenas imaginação. Até mais.

  6. Boa noite.
    Gostaria de saber se ainda existe culto aos deuses egípcios em algum lugar .
    Em caso afirmativo , haveria um sacerdote e possíveis iniciações ?
    Como seria ?
    Sei que o site não é de cunho religioso e sim cultural , mas estou bem curiosa .
    Muito grata desde já .
    Att: Leonor.

      • Obrigada pela resposta .
        Lamento apenas o fato de o site estar em ingles, mas valeu o baba google , pois para minha surpresa vejo que é a religião tradicional Yoruba da qual faço parte e sou sacerdotisa .

        Sempre vi semelhança entr e os cultos e, conheço a saga de Oduddua , que saindo do Egito levou para a Africa o culto aos varios deuses .

        Estou imensamente agradecida por voce ter me respondido .
        Falta apenas eu continuar as traduções e chegar a descobrir onde aqui no Brasil eu encontro grupos ou templo .

        Muito grata. Feliz 2014.
        Att: Leonor Sachetti.

        • Olá Leonor, tudo bom? Fico feliz que as informações foram satisfatórias para você. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Até mais.

        • Ola! voce poderia falar mais sobre as semelhanças entre as culturas do Egito e da Africa! Religiosamente falando! Obrigado!

  7. Olá, Lucas. Eu de novo. 😉

    Gostaria de saber, por favor, onde Toth de encaixa na Cosmogonia já tão bem apresentada aqui no site. Não o vi nas Tríades, nem na Enéade de Heliópolis (a principal) ou outras. Como está com Osíris no tribunal, poderia fazer parte daquele grupo? Mas então não seriam 10 ao invés de 9 principais daquela cidade?

    Abraço forte e desde já agradeço o esclarecimento.

    Leo

    • Olá Leonardo, tudo bom? Thoth em algumas passagens aparece na Enéade de Heliópolis, como outros deuses, deixando de ter 9 deuses para chegar a ter até 15 deuses. Enéade era algo inicial, mas conforme as reformas religiosas da época aconteciam, deuses eram agregados aos grupos já existentes e isso também variava de região para região. Thoth é um deus muito antigo da mitologia egípcia e foi representado em diversos mitos ao longo da História. O seu maior culto era em Hermópolis. Abraços, Até mais.

  8. Queria saber quem eram os pais de Thoth ^_^ e seria legal se colocase informaçoes dos outros deuses egipcios, pois nesse site só encontrei os principais, e esse é melhor site que encontrei sobre o egito valeu muito ^_^

    • Olá Maycon, tudo bom? Thoth é mais frequentemente visto como um deus que se auto criou. Mais também em alguns mitos ele era filho de Rá ou Hórus. O site está completando 1 ano no próximo mês e sempre que possível estamos adicionando novos links. Até mais

      • Thoth ajudou Isis a salvar Horus, portanto nao poderia ser filho dele. Nem filno de Seth que foi ferido por Horus na famosa batalha tendo ficado castrado.

        • Olá Paulo, tudo bom? Houve muitas variações dos mitos. Os personagens tem funções distintas em cada uma dessas versões. Até mais.

    • Olá Bianca. Sim, ele aparece no tribunal de Osíris anotando o resultado da pesagem do coração. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*