Antigo EgitoTeses / Artigos

Egípcios Negros ou Brancos? – ATUALIZADO

Autor: Raisa Sagredo. – Artigo: A singela pergunta “os egípcios antigos eram brancos ou negros?” causa polêmica e desconforto, dentro e fora do ambiente acadêmico. Isso porque se trata de uma disputa no âmbito da mnemohistória (ou como a história é lembrada) por um objeto de prestígio – o Egito faraônico – cujo valor se encontra precisamente na construção e legitimação de identidades modernas/nacionais sob contornos raciais.

Documento: Artigo.

Nome Completo: Raisa Sagredo¹.
Área do Conhecimento: História Antiga.

Download: Clique Aqui.

¹ Mestranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista CNPq.

* Todos os Artigos disponibilizados no site tiveram autorização de seus autores.

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

325 Comentários

  1. Origem dos antigos egípcios

    A aceitação da hipótese da Origem monogenética e africana da humanidade suscitada pelos trabalhos do professor Leakey tornou possível colocar em termos totalmente novos a questão do povoamento do Egito, e mesmo do mundo. Há mais de 150 mil anos, a única parte do mundo em que viviam seres morfologicamente iguais aos homens de hoje era a região dos Grandes Lagos, nas nascentes do Nilo. Isso quer dizer que todo a raça humana teve sua origem, exatamente como supunham os antigos, aos pés das montanhas da Lua. Foi desse lugar que o homem partiu para povoar o resto do mundo. Disso resultam dois fatos de capital importância: (a) necessariamente, os primeiros homens eram etnicamente homogêneos e negroides. Se a humanidade teve origem nos trópicos, ela certamente apresentava, no início, pigmentação escura, e foi pela diferenciação em outros climas que a matriz original se dividiu, mais tarde, em diferentes raças; (b) havia apenas duas rotas através das quais esses primeiros homens poderiam se deslocar, indo povoar os outros continentes: o saara e o Vale do Nilo.

    As descobertas dos antropólogos são unânimes em mencionar a existência de uma raça negra desde a mais distantes épocas da
    Pré-História até o período dinático. O fundamental em todas eles é que, a despeito das discrepâncias que apresentam, o seu grau de convergência prova que a base da população egípcia no período pré-dinástico era negra. Os fatos provam que o elemento negro era preponderante do princípio ao fim da história egípcia, particularmente se observarmos que “mediterrânico” não é sinônimo de “branco”; estaria mais próximo da ” raça morena ou mediterrânica”. Assim, fica evidente que toda a população egípcia era negra, com exceção de uma infiltração de nômades brancos no período protodinástico.

    O estudo das representações humanas realizados por Flinders Petrie demonstra que o tipo étnico era negro; de acordo com Petrie, esses povos eram os Anu, cujo mome que conhecemos desde a época protohistórica, eram sempre “escrito” com três pilares, nas poucas instituições subsistentes do final do 4° milênio antes da era cristã.
    As representações dos homens do período protohistórico, e mesmo do período dinástico, são absolutamente incompatíveis com a ideia de raça egípcia difundida entre os antropólogos ocidentais. Onde quer que o tipo racial autóctone esteja representado com clareza, ele é nitidamente negroide. Em parte alguma elementos indo-europeus ou semitas são representados como homens livres, nem mesmo como cidadãos comuns a serviço de um chefe local. Eles aparecem invariavelmente como estrangeiros submetidos. As raras reprentações encontradas trazem sempre marcas inequívocas de cativeiro.

    As feições tipicamente negroides dos faraós Narmer, I dinastia, fundador da linhagem faraônica; Zoser, III dinastia, em cuja época todos os elementos tecnológicos da civilização egípcia já eram evidentes; Quéops, o construtor da Grande Pirâmide, um tipo característico da região da atual República de Camarões; Mentuhotep, fundador da XI dinastia, negro retinto; Sesóstris I, a rainha Amósis Nefertári; e Amenófis I mostram que todas as classes da sociedade egípcia pertencem à mesma raça negra.
    Existem duas variantes da raça negra: os negros de cabelo lisos, representandos na Ásia pelos dravidianos e, na África, pelos núbios e os tubbou ou Tedda, todos com pele negro-azeviche; e os negros de cabelo crespo das regiões equatorias. Os dois tipos entraram na composição da população egípcia.

    Na prática, é possível determinar diretamente a cor da pele, e portanto, a filiação étnica dos antigos egípcios, através de análises microscópicas de laboratório. A melanina, substância química responsável pela pigmentação da pele, é, geralmente, insolúvel, e preserva-se por milhões de anos na pele dos animais fósseis. A avaliação do nível de melanina através de exames de microscópio é um método de laboratório que nós permite classificar os antigos egípcios inquestionavelmente entre as raças negras.

    Dentre os critérios aceitos pela antropologia física para classificação das raças, o das medidas osteológicas (osteometria) talvez seja o menos enganador (por oposição à crâniometria) para distinguir um homem branco de un negro. Também segundo esse critério, os egípcios pertencem às raças negras.

    É importante notar que, mesmo hoje, os egípcios, particularmente no alto Egito, pertencem ao mesmo grupo sanguíneo. Grupo B, que as populações da África Ocidental, no litoral Atlântico, e não ao Grupo A2, caraquiterístico da raça branca antes de qualquer miscigenação. Seria interessante estudar a extensão da distribuição do Grupo A2 nas múmias egípcias, o que, aliás já é possível realizar mediante as técnicas atuais.

    Pra os escritores gregos e latinos contemporâneos dos antigos egípcios, a classificação física desses últimos não colocava problemas: os egípcios eram negros, de lábios grossos, cabelo crespo e pernas finas; será difícil iguinorar ou subestimar a concordância entre os testemunhos apresentados pelos autores com referência a um fato físico tão evidente quanto a raça de um povo. Os testemunhos dos seguintes autores confirmam este fato: Heródoto, Aristóteles, Luciano, Apolodoro, Ésquilo, Aquiles, Tácio de Alexandria, Estranho, Diodoro da Sicília, Diógenes Laércio e Amiano Marcelino.

    Como os antigos egípcios viam a si mesmos? Em que categoria étnica se colocavam? Como denominavam a si mesmos? A língua é a literatura que os egípcios da época faraônica nos deixaram fornecem respostas explícitas a essas questões.

    Os egípcios tinham apenas um termo para desiguinar a si mesmos: kmt = ” os negros” (literalmente). Esse é o termo mais forte existente na língua faraônica para indicar a cor preta; assim, é escrito com um hieróglifo representando um pedaço de madeira com a ponta carbonizada. Essa palavra é a origem etimológica da conhecida raiz kamit, que proliferou na moderna literatura antropológica. Dela deriva, provavelmente, raiz bíblica kam. Na língua egípcia, o coletivo, o coletivo se forma a partir de um substantivo, colocado no feminino singular. Assim, kmt, do adjetivo km = preto, significa rigorosamente ” negros”, ou, pelo menos, “homens pretos”. O termo é um coletivo que descrevia, portanto, o conjunto do povo do Egito faraônico como um povo negro. Em outras palavras, no plano puramente gramatical, quando, na língua faraônica, se deseja indicar “negros” não se pode usar nenhuma ou palavra se não a que os egípcios usavam para desiguinar a si mesmos. Além disso, a língua nos oferece um outro termo, kmtjw = os
    negros, os homens pretos (literalmente) = os egípcios, opondo-se a “estrangeiros “, que vem da mesma raiz, km, e que os egípcios também utilizavam para descrever a si mesmos como um povo distinto de todos estrangeiros. Esses são os únicos adjetivos de nacionalidade usados pelos egípcios para desfiguinarem a sim mesmos, ambos significam “negro” ou preto “preto ” na língua faraônica.

    Em egípcio, as palavras são normalmente seguidas de um determinante, indicado seu sentido exato; para essa expressão particular, os egiptólogos segerem que km=preto e que a cor qualificar o determinante que o segue e que seguidas significa “país”. Assim, alega-se que a tradução deveria ser “a terra negra”, a partir da cor do limo, ou “o país negro” e não “o país dos negros homens negros “, como tenderiamos a interpretar hoje em dia, tendo em mente a África branca e a África negra. Tal vez estejam certos; mas, se aplicarmos essa regra rigorosamente a kmit, seremos obrigados a “admitir que aqui o objetivo ‘preto ‘ qualifica o determinante, que significa todo o povo do Egito, representado pelos dois símbolos de ‘homens’ e ‘mulher’ e os três traços embaixo, designando plural “. Assim, se é possível levantar alguma dúvida sobre a expressão kme, não é possível fazê-lo no caso dos dois adjetivos de nacionalidade kmt e kmtjw, a menos que estejam escolhendo os argumentos sem nenhum critério.

    Fonte: síntese da coleção HISTÓRIA GERAL DA ÁFRICA; Pré-História ao século XVI

    1. Ainda sim, feitos exames de DNA em 151 múmias, identificou-se um percentual genético negróide de 6% a 15%, inclusive abaixo do que nos egípcios modernos de Abusir, que possuem de 14% a 21%. O estudo, que é considerado o primeiro a apresentar dados confiáveis usando sequenciamento de DNA, mostra que os antigos egípcios tinham grande afinidade com os povos modernos do Oriente Medio (árabes, levantinos e povos da Anatólia) e eram, geneticamente falando, mais próximos dos povos europeus do que dos africanos subsaarianos. Mas a maioria esmagadora dos especialistas concorda que é impreciso tentar-se polarizar a sociedade egípcia por padrões raciais modernos, branca ou negra, não havia tal disputa por narrativas à época.

    2. Seu comentário está factualmente errado em tantos níveis que é difícil até começar a por ordem nessa miscelânea dê equívocos. O que demonstra que o panfletarismo obscurantista dó “afrocenteismo” tem efeitos deletérios e perigosos.

    3. Colega, sua fonte “História Geral da África” está desatualizada. Esse trabalho do Professor Leakey é da década de 50. Já se passaram 70 anos e novas descobertas foram feitas.

      E ainda esquece de detalhes minuciosos como o domínio helênico do Egito, na Era Ptolomaica, bem como ignora que o Egito negro era apenas a região da Núbia, i.e. Alto Egito; enquanto o Baixo Egito (mediterrâneo), o genótipo não era negroide (havia certa mistura, como em qualquer grupo humano em qualquer lugar, mas o genótipo negroide era apenas 5-6%).

      E por fim a própria origem humana nesse livro é abordada de forma totalmente discrepante das duas teorias majoritárias: origem sul africana e origem multilocal (tendo em vista os achados mais recentes na região sul do Leste Europeu, que pré-datam os achados na África).

      1. Não é a cor da pele que define a “raça”. Veja o grupo de pessoas que são consideradas arianas? Indiano não é negro, embora possa ter a pele mais escura que alguns negros. O importante é que somos da raça humana! Muito bom

  2. Saudações a todos!
    Sou branco (Caucasiano), cristão, evangélico, Adventista do Sétimo Dia.
    Estando interessado na probabilidade da aparência do povo judeu na época da escravidão no Egito por volta de 1.400 AC, entrei procurando imagens antigas documentadas.
    Lamentavelmente encontrei muitos comentários fora do contexto histórico e analítico e, inclusive, disputas e preconceito racial.
    Devo deixar claro que existem dois tipos de preconceito racial e ambos nojentos e horríveis:
    1 – O de Superioridade Racial.
    2 – O de Inferioridade Racial.
    Ambos têm agressividade e desrespeito, porém o de Inferioridade traz também o revanchismo.
    Quero pedir aos meus irmãos negros que não se deixem levar pelo sentimento de inferioridade e suas armadilhas.
    Como o conhecimento é libertador, quero lembrar que o Egito antigo era escravocrata e fez dos hebreus escravos.
    Na história contemporânea, devo lembrar, os ocidentais buscavam escravos negros no litoral da África e os compravam de negros que caçavam seus irmãos negros no interior do continente.
    O mal, a discriminação e o preconceito não têm cor.

    1. A questão principal é que até hoje nós negros ainda precisamos todo santo dia enfrentar as sequelas deixadas pelo passado escravocrata. Qual outra etnia ainda sofre tanto preconceito dessa forma? Entender que a escravidão foi praticada em várias civilizações no passado não ameniza o preconceito sofrido hoje e também não deve amenizar o combate direto ao racista.

      1. A negra é a asiatica que ainda são escravizados até hoje por árabes é africanos. Fora que todos as raças já foram escravizados antes durante a historia do mundo, mimizento.

    2. Antônio você conhece o maior egiptólogo? Zahi Hawass Ele é um arqueólogo e egiptólogo egípcio. Nos últimos anos adquiriu grande popularidade mundial graças às suas participações em inúmeros documentários que abordam a civilização do Antigo Egito. Em 2006 foi nomeado pela revista TIME como uma das cem pessoas mais influentes do planeta. Ele tem várias evidências científicas que não existiu escravidão. Aconselho procurar seus documentários. Alerto que não é uma convicção e sim ciência.

      Branco, no conceito de raça, criado pelos próprios europeus, são os caucasianos. Portanto africano, árabe, povos ameríndios, asiáticos não são brancos e estão na categoria de negros. O Egito, no período das dinastias dos faraós foi governado, portanto, por povos negros.

      Essa conversa de que o mal, a discriminação e o preconceito não têm cor, não tem tem fundamentos no que ocorre no dia a dia das periferias. Quem mais morre são os negros, quem mais sofre com desemprego são os negros, quem menos tem espaços nas universidades são os negros, quem mais detem recursos financeiros e ocupam cargos de poder são os brancos. Essa frase não tem sentido no mundo prático.

      1. sim na minha visão é so ligar a tv e ver o que acontece, coisa que nao tinha ( comunicação global). Os Pretos morrendo na maioria dos casos, e brancos na sua maioria em posição de riqueza e superioridade. É triste que esse mal prevalece até hoje.

      2. Não seu brro, não existem só brincos e negros se fosse assim não teriam cores e características diferentes, vocês da lacrolandia que adora classificar todo mundo como negro hoje.

    3. JOVEM JA FUI ADVENTISTA POR 20 ANOS, PASSEI PELO JUDAISMOS E CAI FORA DE TODAS.. TODAS AS RELIGIOES MENTES.

      MINHAS CONCLUSOES: TODOS AQUELES FARAOS DO PASSADO ERAM PRETOS E DEPOIS APOS A DESCOBERTA DA ARMA DE FOGO COMEÇOU ENTRAR ALGUNS DESCOLORIDOS SE PASSANDO POR FARAO… DITO SOMENTE DEPOIS DA DESCOBERRTA DA ARMA DE FOGO…. FINALIZANDO ROUBARAM TODO O CONTEUDO DO ANTIGOS PRETOS..

      FATO.

  3. Não tenho preconceito nenhum, mas se os egípcios eram negros como explicar o cabelo liso ou alguns a estilo até parecido com europeus nas múmias das famílias reais de pessoas como Hatshepsut, não estou falando de cor de cabelo, mas sabemos que núbios tem cabelo pixaim, como explicar o fato deles usarem maquiagem preta nos olhos sendo que isso não se destacaria nos negros, como explicar narizes finos, a questão das imagens aparecerem como sendo pessoas escuras se explica de duas formas, uma que pessoas do oriente médio principalmente homens ficavam escuros como vemos os persas nessa imagem https://thumbs.dreamstime.com/z/friso-vitrificado-do-tijolo-do-guerreiro-persa-do-achaemenid-de-susa-69079087.jpg , por uma leigo seria ditos que eles eram negros, podem ver que as mulheres já eram mais claras isso pq elas não saiam muito no sol, e outra que após a invasão núbia ouve mistura de raças o que fez o egípcio padrão daquela época um pouco antes de Alexandre o Grande ser um povo descendente da mistura entre egípcios e núbios, e reformas nessas épocas foram feitas na cor das pessoas da época, mas o Egito nessa época já tinha mais de 5 mil anos, e outra sabemos que a descendência de Cam não são negros como leigos dizem pq se fossem pq os Cananeus descendentes de Cam são brancos ? A parte de Cuxe foi absorvida pelos etíopes e por isso naquelas região só se encontra negros.
    Os etíopes conhecidos por serem diferente dos egípcios e serem negros, e Akhenaton por ser filho de uma meia núbia com o Faraó Amenhotep lll ele não podia herdar o reino só herdou pq os outros filhos de Amenhotep lll com egípcias morreram. Eu vejo realmente que não é costume de africanos negros criarem civilizações, destaco africanos negros pq na África do norte antiga a maioria era branco, civilizações vieram mais da mesopotâmea e asia, ou seja do oriente médio foi de onde veio os camitas, e pq somente o Cam seria negro e os irmãos dele seria brancos e o Canaã filho dele branco tbm ? Nefertiti por exemplo é dito que ela tinha algum antepassado núbio, ainda sim ela é bem clara como podem ver no Google a imagem do busto dela pintado, ela deveria ser filha de um pai que seria uma mistura de nubio com egípcio com uma mãe egípcia

    1. VC OU É IGNORANTE OU É IDIOTA, SOU NEGRA, TENHO NARIZ FINO, AS MAQUIAGENS DELINIADORAS DOS OLHOS APARECEM E SE DESTACAM MUITO, MEU CABELO NÃO É PIXAIM, E POSSO ALISA-LO OU USAR TRANÇAS ASSIM COMO EGIPICIOS, OU VC ACHA QUE AS TECNICAS DE TRANÇAR E ALISAR NAO EXISTIAM , OU TALVEZ SEU CEREBRO SEJA MENOR, E NÃO CONSEGUE ANALISAR COM CONSCIENCIA E OLHAR ATENTO. também nao tenho preconceito com o tamanho de seu cerebro branco.

      1. Procurei alguma resposta técnica em suas palavras mas só encontrei xingamento por que provavelmente vc se sentiu ofendida devido a cor de sua pele e por causa dos seus cabelos. Poderia ter contribuído de forma mais agradável mas preferiu lacrar.
        Não ajudou em nada, infelizmente.

        1. Sua declarações são de fato ignorante meu irmão, assim fica fácil qualquer um olhar o que você disse e entender que você só estudou quadrinhos. Sou branco, mas não precisa pensar muito para saber que o Egito é negro, ou os negro principalmente Herdaram as características do egípcios isso é fato! No local havia tanto sol que mostra que nem uma das principais características que vc falou de maquiagem e afins servem mais como desculpa para o nosso privilégio meu irmão. Mas isso não interfere, pois é só pesquisar sobre a características corporal dos negros, facilmente vai ver que 95% de um negro é do Egito!

      2. Estava lendo os comentários e não pude deixar de me manifestar, devido a sua agressividade.
        Vou te esclarecer que existem dois tipos de preconceito racial. O de se sentir superior e o de se sentir inferior. Ambos são fatais.
        Você não gostaria de refletir por que você foi tão agressiva?

        1. Realmente. Comentar algo de alguém, mesmo tendo ideias divergentes, não necessita agressividade. Elegância é boa eloquência cabe em qualquer lugar.

      1. Nada a ver, pardo não é preto é pardo, o cabelo obviamente é preto, acho que não existe africano loiro de olho verde

    2. Anderson, há diversos povos africanos, de pele negra e cabelos naturalmente lisos, ou mesmo de nariz fino. Uma rápida busca no google trará vários resultados. Falando agora da antiga civilização egípcia, é importante destacar que ela sempre foi multiétnica, já desde o começo de sua formação (período pré-dinástico), por três grandes motivos: (1) É uma região fértil cercada por desertos (o que atrai viajantes de todas as direções, fugindo da aridez); (2) Era uma importante rota de passagem de comércio da África com o Oriente Médio e Mar Mediterrâneo (Sul da Europa); (3) O Egito foi subjugado por povos de diversas origens (então, a depender da linha do tempo em que estamos olhando, poderemos ter dinastias que vieram do Sudão, do Oriente Médio e Grécia).

      -> Observações sobre o período pré-dinástico e o antigo Império: Análises de DNA do período neolítico apontam que norte e sul tinham diferente composição genética, sendo certo que a população do sul (região da nascente do Nilo, mais próxima do Sudão) era negra como a do Sudão e a do norte era miscigenada com populações natufianas (cujo DNA está mais presente nos povos bérberes dos desertos do Saara e Oriente Médio). O hábito de fazer pequenas pirâmides já era notada no no neolítico do Sudão, enquanto a mumificação vinha de povos do norte (Saara Verde neolítica). Veja que no conflito entre norte (baixo Egito) e sul (alto Egito), quem unificou todo o país numa primeira dinastia foi o alto Egito. Este período do Antigo Império é também é época das construções das pirâmides. Procure por estátuas do rei Quéops (da quarta dinastia) e veja que ele, por acaso, não tinha nariz fino.
      -> Observações sobre invasões: Os hicsos (povo provavelmente de ascendência indo-européia, logo “caucasiana”) foram os primeiros grandes invasores (responsáveis pelo fim do Médio Império), em +- 1.800 A.C, e mantiveram uma dinastia que durou mais de 100 anos. Também houve invasões do oriente médio, sobretudo mesopotâmicos da Assíria e Babilônia. Depois do século XII a.C., o Egito foi sucessivamente invadido por diversos povos. Em 730a.C pelos núbios de Kush (no atual Sudão), que instauraram a 25ª dinastia, dos faraós negros mais escuros de todo o Egito Antigo. Em 670 a.C., os assírios conquistaram o Egito, dominando-o por oito anos. Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito. Quase duzentos anos depois vieram os greco-macedônicos, comandados por Alexandre Magno, e derrotaram os persas. Os macedônicos foram responsáveis pela última dinastia faraônica do Egito: a Ptolomeica. Cleópatra, última faraó a governar era da dinastia ptolomeica, de origem grega, portanto era branca).

      E agora? Quando perguntarem se os antigos egípcios eram brancos ou negros, já sabe como a resposta não é tão simples como parece?

    3. Todas informações que você buscou acabam não te dando verdadeira margem, pois nem um cabelo na época era liso é muito menos eles usariam tranças de mentira sem ter alguma referência. Seria mais fácil você estudar: como surgiu alguém de pele branca após o Egito antigo ( Primeira Civilização). Mas posso ir mais fundo, E dizer, como os negros no Egito dominaram os Judeus logo após fica fácil entender o motivo dessa vingança logo após a dominação de outra cultura e outra Raça! Saiba bem disso, o Egito era todo negro porque eles foram os primeiros a estarem na terra, o que veio depois foi apenas revanchismo!

    4. Olá Amigo, essa imagem que você mostrou foi refeita recentemente, após postar o link dela já não vale “a pena” dar continuidade em sua leitura!

    5. Rapaz… o fato de você querer resumir todo um continente a uma etnia e somente um tipo de fenótipo (traços físicos) já desanima querer conversar… além desse teu “não tenho preconceito nenhum, mas…” rsrsrs… isso já diz muito…

  4. Tenham dó… A única raça humana que existe é o homo sapiens… O problema é a brigaiada de vocês por conta de não aceitarem as misturas étnicas. O time dos brancos contra o time dos negros… e só bizarrice que voa!

    1. Na real é apenas levar vantagem só isso que o povo quer, mas isso começou com as tribos no geral, pois seres humanos do mundo todo sempre foi colocado dentro de tribos e as tribos nem sempre se entende! Simples!

  5. Egito nunca foi negro. Os testes de Dna das mumias demostram que os alelos dos Egípcios eram brancos e somente após a invasão Islâmica que passaram a ser pardos. Egípcio é nome grego para escondido, pois o nome deles era Kermit povo irmão dos kern que os inglêses chamaram de Sumérios sumer-aryans, arianos do verão pois é o povo branco que vivia no oriente médio e deram origem aos Iraniano pois Ariã em persa se escreve com i, ou seja, Iriã, então Síria, assíria todos os irios são arianos ou brancos pois Ariã é a palavra para raça branca em sanscrito ou indo-europeus que surge no norte da Índia na região bda kashimira e migra para a europa, tendo o Egito se formado há 10.300aC na África sub-saariana quando o Sahara era ainda era uma floresta antes do degelo dos polos.
    Quem eram negros no Egito eram os núbios, ou negros niloides vindos dos alelos B do Y-dna que eram os operários na Egito e sua localização era na nascente do rio Nilo onde é atual Etiópia e não na foz do Nilo.

    1. Moyses Lago, discordo de você.
      Os atuais testes de DNA, não abrange todas as dinastias egípcias. E muito menos a abrangência do vasto território do Egito antigo, limitando-se a uma área específica.
      Além do mais, já vimos outras tentativas de branqueamento dos egípcios antes, através de testes de DNA “inconclusivos” ou com “alguma margem de erro”.

      Mesmo os supostos cabelos “ruivos” e “loiros” das múmias, nada dizem.
      Uma vez que poderiam ao longo dos séculos, ter sofrido alguma reação aos muitos produtos químicos, largamente utilizados durante o processo da mumificação. Ou da reação desses, com o forte calor das tumbas.

      Uma vez que tanto australianos autóctones, como muitos indianos, negros retintos, apresentam cabelos escorridos, avermelhados ou até mesmo aloirados. A argumentação dos cabelos das múmias egípcias, podem ser facilmente derrubados.

      É preciso dizer, que a questão dos egípcios negros, não surgiu através de precipitadas argumentações afrocentristas. Mas de declarações documentadas, deixadas por aqueles que conviveram diretamente com os antigos egípcios. Principalmente os racionais e céticos gregos. A exemplo de Platão, Pitágoras, Sólon etc…

      Sendo que, a semelhança entre os egípcios e povos da África subsaariana é berrante.

      1. Também não devemos ignorar, o processo de mestiçagem que se deu no antigo Egito. Seja através de casamentos diplomáticos, estratégia militar, intercâmbio cultural, articulação política ou ocupação estrangeira.
        Vários povos estrangeiros, mantiveram contato constante com os egípcios. Como os cretenses, os fenícios, os persas, os hititas e os gregos.
        A mesma mestiçagem, que ainda pode ser observada em boa parte do Oriente Médio.

          1. Ao que eu saiba, simplesmente inexistem provas reais e consistentes da existência de Móises como tendo sido adotado e pertencente a casa real egípcia, e muito menos dos hebreus como cativos e escravizados no Egito. Sequer há provas da existência de que realmente houve escravizados no Egito.

      2. Sendo que devemos ampliar o nosso entendimento sobre a presença negra.
        É um grande erro acharmos que os homem negro restringe-se apenas aqueles habitantes do Continente Africano, isso é uma das mentiras utilizadas no discurso racista de dominação. Devemos compreender que encontraremos homens negros em vários lugares, inclusive nos mais remotos recantos da terra. Mesmo aqueles asiáticos de pele escura que aparecem em fotos antigas e documentais da China, não estão tostadinhos apenas porque pegaram muito sol, em absolut, são na verdade negros.
        Não tem como falsificar DNA, adulterar a história ou ocultar fatos uma vez que incontáveis indivíduos negros ainda se encontram presentes nos rincões da terra, sendo a prova viva da presença do homem preto em todo o mundo. Um indiano, mais preto que a noite, é o quê, verde escuro ? Não, ele é negro.
        E o que dizer de um nativo australiano, ele é o quê ? Negro.
        As cabeças monumentais Olmecas retratam quem, havaianos ? Não, elas retratam indivíduos negros. Sendo que os nativos havaianos, também são negros.
        Assim como o são muitos habitantes da Oceania, das Américas, da Ásia etc
        Esses indivíduos negros vieram de onde, da África ? É uma das muitas questões que precisam ser elucidadas, e elucidadas sem o ranço do racismo e do preconceito.

      3. Não, Félix, a Nature não está numa empreitada dê “branqueamento” do Egito. Isso é afrocentrismo, embora eu entendo que negacionista da Ciência não queira se apresentar como tal.

      1. A tal da “bíblia” ao longo dos séculos tem causado miséria, destruição, morte e loucura. Nela não há nada de santo, é um livro mentiroso e perigoso. Que a luz da ciência e da razão, tem sido cada vez mais desmascarada como mentirosa do começo ao fim.

    2. Não é oque as gravuras nas e pinturas mostram, O Egito branco foi criado pelos europeus . Mas claro , como conceber aos negros algo grandioso como o império egípcio e as pirâmides.

    3. concordo, mas esses “brancos” não seriam na verdade chineses?porque a cultura egipcía insite em pintar os olhos de maneira a parecer olhos de um asiático?

      1. Naoo é um estilo egípcio, na epoca era moda os “gatinhos” de hj em dia ser maior e mais marcado,quanto mais marcado fosse mais bonito era

      2. Não, somente os olhos, mas de fato ainda temos naris, boca, estruturo do rosto, e todo o restante! Mas consigo te fazer uma proposta?? De onde vieram os negros?

    4. O Egito sempre foi e sempre será negro, pois na época os brancos não só aprenderam com negros como As características de força resistências e tudo o que a de melhor estrutura veio e está nos negros até hoje. Eu sou um cara mestiço então posso te afirmar isso com toda a certeza meu irmão. ( o Europeu nunca vai afirmar, mas se vc estudar com mais honestidade vc vai concordar! Porém isso da a superioridade das coisas para o negros, por isso pessoas brancas morrem de medo de afirmar isso!

  6. A maioria das pinturas egipicias remetem a um povo negro, as próprias pirâmides com o rosto do Faraó mostram um aspecto negro : lábios grossos, nariz e o formato do rosto. Sobre algumas pinturas mostrarem egípcios brancos, a maioria são montagens, mas outras são verdadeiras, acredito que isso pode ser uma doença (que é comum nós negros) O vitiligo! Que deixa a pele completamente branca. Isso acontece até hoje ! As múmias loiras, isso não significa que são caucasiano, pois descobriram um povo negro que possuem cabelos extremamente loiros. Então isso não prova que são brancos, afinal com essa descoberta o loiro não é mais característica do povo branco. Enfim, sem contar com a temperatura do Egito, para um povo caucasiano viver no deserto, deveriam sofrer bastante já que a sua pele seria queimada cruelmente pelo sol. Essa questão nem deveria ser debatida, pois só é olhar os fatos.

    1. No “acredito que” já começa o achismo.

      Provável que Egito tenha sido mais mestiço ainda que predominasse pessoas mais escuras. Seth era representado como ruivo; houve invasões de caucasianos (citas e hititas), povos do mar (europeus), hicsos, etc.
      O primeiro faraó negro (núbio/cuxita) só surgiria muito depois.
      E nem sempre as representações em imagens são a realidade. Quem garante que durante domínio de faraós negros núbios, eles não (re)criarem representações do povo pra parecerem mais a eles? Europeus tb representaram Jesus como caucasiano (ainda que isso fosse possível, já que havia fenícios, cananaeus, filisteus brancos; Esaú e Davi eram descritos como ruivos).

    1. Exatamente! As pessoas tem medo de afirmar, por acharem que perdem a superioridade, mas inventam coisas para não serem honesto sobre como é a história da humanidade!

  7. Os Egípcios eram brancos…

    – Mesmo que se intitulassem “KMT”, que significa literalmente “os negros”, vocábulo do qual também deriva a palavra bíblica Kam ou Cam.

    – Mesmo que praticamente todas as primeiras testemunhas oculares latinas descrevessem os antigos egípcios como de pele negra e com cabelos lanosos. Vários historiadores gregos antigos observaram que os egípcios e os etíopes tinham tez “melanchroes”, que a maioria dos estudiosos traduz como preto, enquanto alguns estudiosos traduzem como “escuro” ou “pele escura”.

    – Mesmo que os egípcios vivessem na África com pouca roupa ordenhando vacas debaixo de sol quente, ora, o Egito é desértico por ser uma extensão do Saara. Brancos nunca aguentariam aquela temperatura, israelitas modernos andam com roupas muito largas e mesmo assim são o segundo povo que mais contrai câncer de pele.

    De acordo com a maioria das traduções, Heródoto escreveu que um oráculo grego era conhecida por ser do Egito por ser “negra”, que os nativos da região do Nilo são “pretos pelo calor”, e que os egípcios tinham “pele preta e cabelo lanoso”. Diodoro da Sicília escreveu que os etíopes consideravam os egípcios seus emigrantes. Luciano de Samósata observou um menino egípcio e percebe que ele não é apenas preto, mas tem lábios grossos. Apolodoro chamava o Egito como a Terra dos pés pretos. Gaston Maspero afirma que “pelo testemunho quase unânime dos antigos historiadores [gregos], eles [os antigos egípcios] pertenciam à raça africana, que se estabeleceu na Etiópia”.

    A Bíblia nos diz: “Estes foram os descendentes de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã”. Além disso, a Bíblia afirma que Mesraim, filho de Ham, irmão de Kush e de Canaã, vieram da Mesopotâmia para se instalar, juntamente com seus filhos, nas margens do Nilo. Isto significa que o Egito (Mesraim), Etiópia (Kush), Palestina e Fenícia antes dos Judeus e Sírios (Canaã), Arábia Felix antes dos Árabes (Pout, Hevila, Saba), foram todas ocupadas por Negros que haviam criado civilizações de milhares de anos nas regiões e haviam mantido relações familiares. De maneira geral, toda a tradição semítica (judaica e árabe) classifica o antigo Egito entre os países dos negros.

    “Aqueles que são muito negros são covardes, como, por exemplo, os egípcios e os etíopes. Mas os excessivamente brancos também são covardes, como podemos ver pelo exemplo das mulheres; a coloração da coragem está entre o negro e o branco”

    Arítóteles, Fisionomia – Livro VI

    “Egito conquistou o país dos homens de pés negros e chamou‑o Egito, a partir de seu próprio nome.”

    Apolodoro, século I antes da Era Cristã, Livro II, A família de Ínacos.

    “Os etíopes dizem que os egípcios são uma de suas colônias, que foi levada para o Egito por Osíris. Eles afirmam que, no começo do mundo, o Egito era apenas um mar, mas que o Nilo, transportando em suas enchentes grandes quantidades de limo da Etiópia, terminou por colmatá-lo e tornou-o parte do continente (…). Acrescentam que os egípcios receberam deles como de seus autores e ancestrais a maior parte de suas leis”

    Diodoro, História Universal. Livro III

    Bom, não quero ser injusto com esses chorões que não tem autonomia para questionar e pesquisar os fatos por si mesmos, então vou mandar a real de maneira resumida:

    Egípcios antigos eram NEGROS, com exceção de uma infiltração de nômades brancos no período protodinástico, acontecimento este que acabou gerando assim egípcios MESTIÇOS.

    Sendo assim, NUNCA HOUVE EGÍPCIOS BRANCOS. Entendam uma coisa, os fatos históricos podem sim ser alterados e/ou ocultados por aqueles que detém o poder, pois a história SEMPRE foi contada pela perspectiva do lado “vencedor”, e reflitam consigo mesmos, por que acreditar numa narrativa contada por aqueles que foram tiranos conosco desde o início? Já nos escravizaram e tentaram nos aniquilar (com a eugenia, principalmente), se eles nos odeiam tanto, por que eles nos contariam a verdade? A própria concepção da tese de que os egípcios eram brancos é burra por si só, já que há muito mais provas de que eles eram negros do que o contrário, que se baseia muito mais no achismo. Pensem um pouco, quem tem mais autoridade sobre a história africana senão os próprios negros? E só pra constar, o Egito só passou a ser considerado externo à africa após a construção do canal de Suez, tecnicamente o Oriente médio é parte da África, a palavra África na verdade nem mesmo existia antigamente, já que os mapas antigos datando do século 17 para trás referem-se a todo o continente africano (incluindo o egito e o resto do que hoje conhecemos como Oriente médio) como “Ethiopia”. É triste como negros continuam sendo escravos até os dias de hoje, já que eles nos fizeram tanta lavagem cerebral que 90% dos negros modernos não sabem suas raízes, nossa história já exisita muito antes da escravidão, já fomos os Hebreus, os Egípcios, os Mouros e também éramos os Sumérios, acredite ou não, habitavamos até a Europa, mas estes fatos nos são ocultados até hoje. Os brancos nunca jogaram honestamente, e não é agora que eles farão isto, eles nos roubaram até a última gota de sangue e hoje nos chamam de ladrões. Pra quem entende inglês, clique neste link e descubra como eles distorcem alguns bustos egípcios para omitir os fatos: https://m.imgur.com/gallery/Ct4h5
    E mesmo com essa falsificação histórica a verdade continua sendo difícil de se esconder, rs.

      1. Engraçado vcs cultuadores de estátuas brancas. Que dizem que os egípcios são brancos.. sabe porque vcs querem tanto isso porque sabem que uma coisa boa é a cultura egípcia, então vcs foram são assim. Ohh Egito é bom então é nosso, jesus é bom então é nosso.. vc já viu a fisionomia do akenaton?? Vc acha mesmo que aquela fisionomia é de um caucasiano?? É loucura do branco tomar o que é bom dos outros e se tornar seu.

        1. Digamos que eles eram pretos isso não dá permissão pra alguém preto se apropriar da cultura deles e se torna representante, a mesma coisa pra muito branco que fica se achando o guerreiro medieval ou então o viking fodão, essa parada vai além da cor de pele, é naturalização, é a vivência com aquele povo, é cultura passada de parentes pra você e que você vai passar prós seus filhos, mas não tô querendo dizer que você não pode gostar ou ser fã de outra cultura, só estou falando pra não ficar se achando o foda por algo que você não fez parte e não ajudou a construir.

      2. Quando a pessoa fala @ “bobagem” Já saiba que é uma pessoa branca querendo dar querendo tirar o crédito de um assunto que ofende ela. E contar uma mentira de qualquer assunto kkkkkk…. chega vai meu amigo, a casa caiu não há como mentir mais. Qualquer pessoa honesta estuda um dia e vai ter a verdade em mãos, e outra coisa, só fica na mentira do sistema quem quer concordar com ele vai se prejudicar junto!

    1. Provável que Egito tenha sido mais mestiço ainda que predominasse pessoas mais escuras. Seth era representado como ruivo; houve invasões de caucasianos (citas e hititas), povos do mar (europeus), hicsos, etc.
      O primeiro faraó negro (núbio/cuxita) só surgiria muito depois.
      E nem sempre as representações em imagens são a realidade. Quem garante que durante domínio de faraós negros núbios, eles não (re)criarem representações do povo pra parecerem mais a eles? Europeus tb representaram Jesus como caucasiano (ainda que isso fosse possível, já que havia fenícios, cananaeus, filisteus brancos; Esaú e Davi eram descritos como ruivos).

    2. lucas, seu comentário foi incrível! Sou branca, mas eu tenho noção e salvei todo o seu texto porque nunca li tantas verdades em um lugar só! É claro que seu primeiro argumento já derruba a ridícula teoria de q os antigos egípcios seriam brancos, porém valeu mto apena ler seu comentário! Obrigada pela aula.

    3. QUERIA MUITO TE CONHECER… NÃO LEIO INGLES, SEMPRE SOUBE DISSO TUDO QUE VC EXPLICOU, NASCI SABENDO. JÁ FUI CHAMADA DE MALUCA POR PRIMOS, QDO CRIANÇA …. MAS EU SEMPRE FUI FORA DA CAIXA.

    4. Meias verdades para balizar grandes mentiras. Egípcios nunca foram negros, pelo menos não em sua maioria. Obviamente você sabe que houve o Baixo e o Alto Egito, o Alto Egito do norte da África e o Baixo Egito na África subsaariana, fronteiriço principalmente da Núbia, que invadiu e dominou aquela parte do Egito, daí derivando faraós negros. Após essa invasão Núbia, realmente houve uma grande miscigenação. É curioso querer asseverar como negra a grande civilização egípcia exatamente pelo seu arcabouço cultural e legado para a humanidade, mas não se preocupar com a cor da pele dos, habitantes da mesma latitude do Alto Egito, beduínos é tuaregues… Também curioso que na mesma latitude marroquinos e libios não sejam negros. Os antigos egípcios não eram negros, muito menos brancos. Essa é a única parte do texto com qual concordo com você. Realmente, seria impossível um tom de pele claro vivendo no sol meridional, com pouca roupa. Os egípcios antigos eram claramente miscigenados e seu tom de pele, principalmente no Delta do Nilo, o Alto Egito, era o pardo, marrom dourado. O grande problema de se olhar o passado com os olhos do presente é criar esse tipo de distorção e discussão idiotas.

    5. Todo seu comentário já foi absolutamente demolido, particularmente em The Myth of Continents: A Critique of Metageography, Martin W. Lewis.

      Em resumo, os panfletos terraplanistas que você consumiu: negam arqueogenética; ignoram qualquer rigor filológico ao citar autores clássicos (lembram os crentes quando citam a Bíblia); se baseiam em teorias da conspiração sem pé nem cabeça.

  8. Tutancâmon pelo seu sarcófago era negro, NEGRO. Fisionomia, traços NEGROIDES!!

    Cleópatra, branca, caucasiana, era de ascendência GREGA, portanto CAUCASIANA!!

    SIMPLES ASSIM!!

    1. Concordo consigo. Tal como hoje, os Egipcios da antiguidade eram uma mistura de racas. Os seus originais habitantes eram descendentes de varios povos que invadiram o norte de Africa, tais como, fenícios, gregos, romanos, vândalos, bizantinos, berberes, hicsos, persas, etc,,,,, Foram tambem invadidos e conquistados pelos Nubios (Sudaneses), dai a influencia negra, sem contar com o trafico de escravos que os mercadores traziam da Afica Subsariana. Como se pode imaginar era uma completa miscelanea de povos e racas. Por isso eu penso que o Egito antigo assim como o de hoje e o resultado dessa fusao de varios povos. Hoje existe mais mistura, porque se passaram muitas geracoes. Tal como no Brasil, cujo povo e o resultado da mistura de 3 povos, (europeu, africano e indigena). Hoje existe mais misceginacao do que existia no principio da colonia. Passou muito tempo e o povo vai se misturando.

      1. Mas vamos desconsiderar os vândalos e bizantinos, e, mesmo os gregos durante domínio alexandrino e considerar os pré-alexandrinos, durante época que o Egito ainda tinga autonomia.

      1. Nota-se claramente não só pela cor, que não diz muito, mas também pelo traços que se trata-vam de pessoas caucasóides e não negróides, mas com certeza vão aparecer alguns afirmando se tratar de falsificações para manter a própria ilusão.
        foto
        https://s2.glbimg.com/iDbmd0WTAlE75at6zpYaTP89Lfw=/0x0:1000×749/1600×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/G/i/5RScELSkGXB1AzXYLAKw/egito.jpeg

        1. Visivelmente Tutancâmon era negro. O sarcófago dele denota muito bem isso!!
          Já Cleópatra era caucasiana a olhos vistos!!

          1. Vamo considerar apenas os anteriores a dominação de Alexandre.

            O Egito pode ter sido amálgama de várias etnias como caucasianos (citas, hititas, cananeus), povos do mar (europeus), hicsos, etc.
            Faraós negros nubios vieram depois.

        2. Luiz um cara b….. comum, com argumentos comuns, mas Luiz nunca estudou história de verdade!

    2. Antes do ano 3000 antes de Cristo era muito difícil distinguir as pessoas pela cor da pele .Só a partir do ano 3000 antes de Cristo pra frente que os homens começaram a mudar bastante. Egípcios verdadeiros eram morenos .Más o Egito esteve nas mãos de outros povos .Tanto Negros “nubios “. Quanto persas “Arianos “.E as vezes governados por Reis estrangeiros.

  9. Creio que eram brancos, negros e havia a mistura.
    A proximidade com povos negroides fariam que por lá fossem misturados.
    Tutancâmon era visivelmente negroide.
    Já Ransés 2 caucasiano.

  10. Jesus Cristo tinha a tez dos habitantes do medio oriente, seria pura e simplesmente um homem moreno, mais claro ou mais escuro. Mas, nao era negro.

  11. Os egipcios antigos são brancos, mas se fossem morar nos estados unidos de 50 anos atrás seriam enforcados pela KKK, os egipcios são brancos mas se vivessem no brasil atual teriam direito a cota racial, os egipcios são brancos mas se esqueceram de se pintar de brancos, os egipcios são brancos mas não seriam bem vindos aos brasil em 1911 para participar doprocesso de embranquecimento da população (eugênia), os egipcios são brancos mas não faziam pinturas de si mesmos desta forma, os egipcios são brancos mas não seriam tratados como branco, a menos que dissesem aos brancos que eram egipcios, os egipcios eram brancos que é o mesmo que afirmar que os alemães eram mouros, os egipcios eram brancos mas se autodenominavam de ken que significa preto, os egipcios eram brancos mas não tinham problemas de cancer de pele, os egipcios eram brancos mesmo sendo uma povo africano, os egipcios eram brancos mas seriam expurgados da europa por se parecerem com os mouros, os egipcios eram brancos mas não construíram nenhuma pirâmides em direção há europa mas sim em direção ao sudão, egipcios eram brancos mas se morassem no brasil seriam considerados negros, os egipcios eram brancos mas por esse motivo tiveram as cabeças de suas estatuas danificadas por europeus, os egipcios eram brancos mas tem mais em comum com os sul da africa do que com a europa, os egipcios eram brancos quando nem os primeiros europeus eram brancos, os egipcios eram brancos com a pele corada pelo sol, mas os europeus não brancos com a pele descorada pelo albinismo, os egipcios são brancos do acordo com o programa de tv history (retrata bem a realidade), os egipcios eram brancos antes dos própios brancos invadirem o continente africano. Quando eu falo em branco, falo da cor da pele, independente de qualquer conceito sobre raça, no mundo atual tu vai ser tratado de acordo com a cor da tua pele. Como já foi comentado se egipcios fossem brancos não haveria discussão sobre isso. A muito tempo se tenta provar a branquitude dos egipcios, isso num mundo branco, mas não sei qual a dificuldade disso num mundo dominado por brancos. Egipcios faziam alongamento da cabeças igual a muitas tribos europeias, egipcios usam pentes igual aos que tem cabelo black power da europa. Em fim egpcios eram caucaseanos, mas caucaseanos não eram egipcios porque não tinham a cor da pele dos egipcios. Vamos mudar de assunto, vamos discutir se os alemães eram brancos ? São hindu-germânicos, não gêrmanicos-hindus (dravidianos).

    1. Aos extremistas “preto ou branco” há outra possibilidade: Mestiços, ainda que pudesse predominar morenos; misto de citas, hititas, hicsos, cananaeus (origem européia teria sido geneticamente conformada), berberes, etc.

      Faraós nubios (negros) vieram depois.

      1. No mundo n existe mais isso de mestiço amigo, ou vc é negro ou vc é branco… Se vc acha q pardo n é negro, q pardo é mestiço se tá precisando rever os seus estudos, “faraós nubius” esses sim são negros de pele escura e por isso historiadores falam q o povo do Egito era branco, olha qualquer sacórfago e veja que a tonalidade de pele não é caucasiana, nem tom de pele e sim negra/parda

    2. Mesmo com tantas evidências escancaradas os pesquisadosres de globo.com continuam com afirmações baseadas em achismos. Eu entrei por acaso para pesquisar sobre os cuidados com cabelos, perucas e TRANÇAS que os egipcios tinham à cerca de 3500 a.C (período de Kemet – cujo o significado é Terra dos Homens Pretos) e tive uma aula de história sobre o principio de tudo e que muitos ainda teimam em negar. Grata pelo comentario.

  12. Resumindo: concordo com Luís. Muita gente confunde pele escura com negra. E devido a imposição ideológica muita gente de pele escura no Brasil é tido como negro. Onde na verdade muitas vezes é uma miscigenação com índios. É como se índios não existissem no Brasil. Se não for branco branco já dizem logo que é negro. Não me venham falar de racismo aqui, pois , amo a raça negra .

    1. Existe raça branca, raça indígena, raça nissei, raça negra, entre outras. Mas raça escura, essa eu nunca vi.

      1. Entao de que raca sao os mulatos, os pardos, os cabritos, os cafusos, os crioulos, etc,etc,etc………

        1. Não existe raça humana, existe espécie humana. E as raças existem sim, só que as pessoas não sabem lidar com este termo, principalmente os progressistas.

    2. Negros —> Referência específica aos nubios (afros).

      Escuro —> Os de pele escura no geral, incluindo os afro, assim como os punjabi (indianos), nativos americanos, etc.

  13. engraçado que as estátuas e pinturas falam por si só, vc acha si povo egípcio fosse branco eles iriam pintar as estátuas na cor da pele negra? eu acho que não em! eles não eram ignorantes ha tal ponto e outra as piramides estavam la antes do egípcios só pra vcs terem uma ideia.

    1. Se estatuas falassem por si só, deveríamos acreditar na existência de gigantes e retratos de Buda mongolico em vez de indiano, Jesus caucasiano (ainda que houvesse certa possibilidade de que ele tenha sido, pois havia caucasianos já há muito tempo no Oriente Médio, como entre cananeus, fenícios, etc). Os faraós negros vieram depois e pofem ter remodelado representações artísticas dos povos em muiras coisas.

  14. um negro que nasceu no Rio Grande do Sul, com sangue europeu, que parece de limão é de groselha e tem gosto de tamarindo. A que parece de groselha é de tamarindo, com sabor de limão. E a que parece de tamarindo é de limão, com sabor de groselha

  15. os egipcios eram negros sim do baixo e alto nilo, as duas cobras no turbante do faraó comprova isso.

  16. O negro sofre tanta injustiça, que tentam informar que Jesus Cristo era branco sabendo que ela nasceu num pais que e tropicslmente quentes e com clims semiarido isso prova que o negro sofre tanta injustiça ja pensou onde fica o territorio egipcio que clima e como que os egipcios poderiam ser brancos me falem quero uma prova concreta evidencias nao quero pessoas digitando aqui sabendo de nada

    1. Cara, você quer mesmo usar os dados do IBGE para classificar as pessoas em raça? então pra você o filho do Neymar faz parte da raça branca? Como se o Neymar é negro? tenho um amigo Branco cujo a mãe dele e negra isso torna ele um mestiço como a maioria dos brancos brasileiros são.

    2. Cara, aprenda a usar virgular e ponto, depois estuda mais sobre o assunto. Os povos caucasiano podiam ter migrado do Cáucaso até o norte da África. Isso não os impedem de viverem em regiões desérticas

  17. Falem a palavra certa que esse Luís é: preconceituoso e racista. Parem de dar palanque pra ele.

  18. Uma coisa tão óbvia.. Corre lá no Egito agora e vê se encontra um branco. Aliás, você não acha branco no Brasil, imagine no Egito!

    1. A civilização egito antigo durou milhares de anos, já foi conquista por núbios( negros) arabes, gregos, sites e o karalho a quatro. Portanto a discussão não deveria ser “como eram os egípcios” e sim como era o povo que criou a civilização egípcia.
      Mas como ja foi possível observar, as múmias mais antigas do Egito eram caucausoide. Muitas delas eram loiras ou ruivas, a mais antiga múmia é ruiva.
      Também foi encontrado um seminário ao sul do Cairo com mais de 1 milhão de múmias, a maioria das que foram desenterradas ou eram loiras ou ruivas.
      E bom resaltar que a civilização egípcia tem uma cultura e abitos muito parecido com várias civilizações arianas na Ásia, como os Tocarianos, Povo védica, antigos persas etc. Inclusive as múmias brancas estão lá. Ate mesmo nas Américas existe civilização com comportamentos parecidos com a dos egípcios, um deles eram o de mumificação. E sabe como eram essas múmias.? Ruivas. A cultura Chinchorro por exemplo. Basta você pesquisar.

  19. Estudo tenta responder se os antigos egípcios eram brancos ou negros.
    Uma pesquisa liderada pelo arqueólogo alemão Johannes Krause faz sequenciamento genômico e revela a raça dos antigos egípcios.

    Durante toda a antiguidade o Egito foi conquistado várias vezes. Alexandre o Grande, os gregos, romanos e povos árabes invadiram o solo egípcio e assim, devido a esse fluxo de várias etnias e miscigenação, entre elas e os nativos, o povo egípcio deve ter mudado sua característica racial. Um estudo publicado pela revista Nature Communications revela que os egípcios modernos, por exemplo, compartilham 8% do seu genoma com os africanos centrais; esta porcentagem é maior do que a encontrada nos antigos egípcios. Mas finalmente, qual era o grupo racial do povo que habitava o país das pirâmides?

    Os antigos egípcios estavam mais relacionados com os povos do Oriente próximo, particularmente com os habitantes do Levante, o que hoje é a Turquia, Iraque, Israel, Jordânia, Síria e Líbano. Ou seja, esse estudo não revelou nada de muito surpreendente.

    O problema encontrado por todos cientistas anteriores que tentaram traçar as características raciais dos antigos egípcios é que o DNA encontrado nas múmias são incompletos devido à degradação causada pelo clima quente do Egito, pelos altos níveis de umidade em muitas tumbas e também pelos produtos químicos usados no embalsamamento. Porém apesar das dificuldades, Krause conseguiu obter o sequenciamento e verificação do DNA completando assim, o primeiro teste genômico bem sucedido em múmias egípcias antigas.

    As amostras utilizadas são provenientes de uma necrópole ao sul do Cairo. Os genomas mitocondriais foram colhidos de diversas partes do corpo de 90 múmias. Os dentes e os ossos foram os que mais forneceram amostras, devido ao fato de serem protegidos por tecidos moles que foram preservados pela mumificação. As amostras foram esterilizadas com radiação UV durante uma hora. A partir disso foi possível sequenciar o DNA.

    No futuro, os pesquisadores pretendem determinar exatamente quando os genes africanos subsaarianos se infiltraram no genoma egípcio e por quê. Eles também querem saber de onde os próprios egípcios antigos vieram. Para realizar tal empreitada com sucesso, eles terão que identificar o DNA antigo na pré-história. Δ

    Com informações Big think

    Focou??? Fúlvio Garcia

  20. Pessoal,francamente…qualquer pesquisador serio com o mínimo de compromisso com a ciencia e com a verdade sabe que os egípcios eram negros, nao mestiços,não morenos, e nada disso,simplesmente negros como todos os outros países africanos daquele tempo antigo….só depois das invasoes e colonialismo é que isso mudou, as provas científicas são fartas.

  21. E você, LUIS, lê pouco demais. Retome Heródoto em seu livro II, Voyage en Syrie et en Égypte, pendant les années 1783,1784 et 1785 … par M. C.-F. Volney; Egypte ancienne de Champoliion-Figeac e é claro, os textos de Cheikh Anta Diop e o afrocentrismo, assim como os estudos decoloniais. Mas também, é lógico, os seus antípodas e seu escarnio cientificista – Fauvelle-Xavier e outros que irá encontrar fácil-fácil. Afinal, é o caso mais notório de falsificação da história e o que é pior: ainda ensinada nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental ao superior.

    1. De repente o ódio contra negros esta aumentando devido as mentiras que negros como vc contam, tentando se apropriar da história alheia.

  22. Boa noite a todos, posso notar que é inútil está discussão relacionada a cor da pele dos egípcios antigos ou modernos, todos nós somos de uma única espécie, a raça humana.
    Sou branco, mas meu tataravô, por parte de minha mãe era negro; Minha esposa é negra, e temos quatro filhos, e formamos uma família maravilhosa.
    A verdade é que somos uma espécie só, a espécie humana, e enquanto, em nossas mentes enxergarmos estas aparentes diferenças, continuaremos lutando contra nós mesmos.

    1. A matriz original do Egito é negra. No decorrer dos séculos, estrangeiros chegaram ao Egito.

    1. “Egípcios tem a pele castanha, que vai do tom mais claro para o mais escuro, são caucasianos não negroides”. VOCÊ ACABA DE IR CONTRA SUA IDEOLOGIA CAUCASIANA. OS EGÍPCIOS DE HOJE SÃO REALMENTE DE COR CASTANHA QUE VAI DO ESCURO (NEGRO COMO EU) ATÉ O CASTANHO MAIS CLARO (MORENOS). MAS, É LOGICO QUE EM TODO PAIS TEM ATUALMENTE GENTE DE TODAS AS CORES. DAS VEZES QUE FUI NO EGITO , NUNCA VI UM LOIRO, MESMO NO CAIRO, MAS EXITEM. QUANDO PEGO O COMBOIO PARA ASSUÃO, VEJO MAIS NEGROS E PARDOS, ATÉ ME SINTO EM CASA. OS NATIVOS DE ASSUÃO E REGIÃO FALAM QUE O EGITO COMEÇOU DO SUL PARA O NORTE. FAZ SENTIDO HISTÓRICO E SOCIAL, POIS O SER HUMANO SURGIU NA REGIÃO DA ETIÓPIA, (ONDE ACREDITA SE QUE A ARCA DA ALIANÇA ESTEJA GUARDADA). DESSA FORMA, O NEGRO PARTIU PARA TODAS AS REGIÕES PRÓXIMAS Á ETIÓPIA, INCLUINDO O EGITO. POR ISSO QUE É COMUM ENCONTRAR SE ARTEFATOS CERÂMICOS E IMAGENS DE DEUSES VENERADOS NO EGITO , EM REGIÕES DA ÁFRICA SUBSAARIANA.

  23. Mas eles foram invadidos pelos hacsios no século 3 q era brancos e só no século 8 foram invadidos pelos núbios q era negros não?

  24. A discussão sobre a cor dos antigos egípcios nem deveria existir. Todas as evidências nos leva a um Egito negro. Já foram realizados exames de todos os tipos. Sem falar no testemunho dos antigos, tais como Heródoto ( pai da história), que disse com tidas as palavras que os egípcios eram negros. Além de Heródoto uma dezena de pensadores antigos falaram a mesma coisa. Nao tem lógica ficar se fantasiando em um Egito branco se na verdade foi negro.

      1. Vc está confundindo os antigos egípcios com os smurfs. Em momento algum os sábios da antiguidade e registros científicos os citam como da raça azul. Rsrs. Só dirigem aos egípcios como negros. Ok

        1. Oi Men. Não se pode ignorar o fato concreto de que o Egito foi uma civilização negra. O negro teve seu valor na história, não como escravos, mas sim como reis e sábios. A sociedade tem que aceitar essa realidade. Há todos os tipos de provas. Porem o eurocentrismo por enquanto evita declarar. Se tivessem uma única prova de que o Egito foi branco, já haviam declarado. Mas como foi negro, preferem ocultar enquanto puder.

  25. porque mesmo com.evidências científicas e tão difícil aceitar que os egípcios eram negros.
    Qual o problema?
    Alguns dizem até que todos os povos em volta eram negros menos os egípcios e que por causa disso a confusão, ainda não sei o porque disso.será racismo?

    1. E veio vc provar o que eu falei, gosto de pessoas sagazes! As pessoas são assim, tropeçam na pedra e praguejam ela pq a sombra de seus egos é tão grande que não permitem a reflexão de algo que postei, tão simples. Uma criança de 4 anos entenderia..Agora falta vc pegar a pedra e tacar em mim, típico e comum…esperado. Abração, fique aí tentando compreender pq meu tempo agora é curto p te responder. Peça ajuda ai aos seus colegas de partido…att

  26. Olha, eu cheguei a conclusão (e é a verdade que todos devem aceitar!) que os egípcios eram azuis e agora isso vai fazer uma diferença incrível na vida de todos: Não vai ter mais discussão entre os egos que querem um Egito branco, um Egito sambalelê, um Egito negro…O que importa foi o que deixaram para nos estarrecer, nos informar e nos fazer sentir medíocres..rs..Abraços a todos, muita paz!

  27. Emerson. Você digitou errado. Eles não eram pardos, mas sim Negros. Dez estudiosis da antiguidade os descreveram dessa forma. Heródoto foi apenas um. Isso pode ser provado. Agora gostaria que vc provasse o que vc fala.
    Os egípcios da atualidade que são pardos. Já fui no sul egípcio 3 vezes em visita a parentes. Mais de 90% daquela população ainda é negra. Eles falam que a miscigenação não chegou até lá.

    1. Olá Henrique Berdinazes, tudo bom? Eu sou o Lucas Ferreira, administrador do site. No entanto, eu não postei nada. Quem respondeu seu comentário foi o Emerson. Até mais.

      1. Deus, prove que os egípcios eram negros, seu único argumento é chamar quem discorda dessa tese de racista ?

        1. ESSA ANÁLISE FOI FEITA POR 70 MÚMIAS, JÁ NUM PERÍODO TARDIO. MESMO ASSIM, NÃO SE TEM CERTEZA DA VERACIDADE DESSA ANÁLISE, ISSO , POR SE TRATAR DE UMA EMPRESA FECHADA. AINDA, MESMO QUE TIVESSE UMA CERTA VERDADE, NADA IMPEDE QUE ELES FOSSEM NEGROS. RECENTEMENTE O FANTÁSTICO FEZ UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O TRAJETO NO RIO NILO A PARTIR DA ETIÓPIA. MOSTRARAM OS FARAÓS DO SUDÃO E TAMBÉM OS DO EGITO, REPRESENTADOS EM TUMBAS. A ÚNICA DIFERENÇA ESTAVA NOS TRAJES, A COR E FISIONOMIA ERAM AS MESMAS. PARA A CIÊNCIA , NÃO É NADA FÁCIL ACEITAR O FATO DE UMA CIVILIZAÇÃO ALTAMENTE AVANÇADA SER NEGRA.
          PODE TER CERTEZA QUE OS CIENTISTAS JÁ FIZERAM DE TUDO PARA TORNAR O ANTIGO EGITO BRANCO, ATÉ MÚMIAS DE OUTROS PAISES JÁ FORAM COLOCADAS EM LUGARES DE MÚMIAS EGÍPCIAS, CABEÇAS FORAM TOCADAS E PINTURAS AMARELADAS. SEMPRE QUE VOU AO EGITO, VEJO CADA VEZ MAIS PINTURAS AMARELAS QUE FORAM FALSIFICADAS. É O SONHO DOS CIENTISTAS E MAIORIA DOS EGIPTÓLOGOS , DE QUE OS ANTIGOS EGÍPCIOS FOSSEM NEGROS, MAS COMO NÃO TEM COMO MUDAR A VERDADE, PREFEREM FICAR CALADOS DIANTE DA VERDADE. VOCÊ PODE TER CERTEZA DE QUE SE O ANTIGO EGITO FOSSE MORENO, OU ATÉ MESMO MORENOS CLAROS, ESSE ASSUNTO NEM EXISTIRIA. MAS COMO É O CONTRÁRIO, O INCANSÁVEL RACISMO INSISTE EM ESCONDER A VERDADE.

  28. Novamente me desculpe. Você é uma pessoa séria , de boa índole e profissional.

  29. ???? Desculpe administrador. O problema é que fui responder ao comentário de lucas ferreira e apareceu vc.

    1. CARA VC VAI TER QUE ENFIAR SEU RESSENTIMENTO E SEU RACISMO NO… OS EGPCIOS ERAM NEGROS SIM, ACEITA QUE DOI MENOS.

  30. Lucas Ferreira , já vi que você é um racists que vive de idealismo . O livro História Geral da África foi escrito s partir de exaustiva pesquisa. Não foi rscrito da noite para o dis. Foram décadas de pesquisa séria. Tanto que a UNESCO aprovou e hoje é referência nos educandarios e bibliotecas municipais.
    A cor marron quando desbota fica msis clara. Não tem como uma colocação avermelhada se tornar marron.

  31. Existem 4 raças humanas: caucasóides, negróides, mongolóides e australóides. Os antigos egípcios pertenciam ao grupo racial humano CAUCASÓIDE!! Basta olhar qualquer estatuária ou desenho. Ai vem um monte de ignorante dizer que os desenhos são “negros” kkkk, no antigo Egito tudo era simbólico inclusive as cores. Existiam 6 cores: vermelho, amarelo, preto, azul, verde e branco. Cada uma representava uma ou mais coisas. Por exemplo, o preto representava fertilidade, boas colheitas e boas novas mas em algumas ocasiões poderia ser maldição e noite. O branco representava simplicidade e espiritualidade. A cor marrom que vocês vêem na verdade sofreu com o tempo, na verdade é vermelho; representava a carne de Seth, vitória, fogo, juventude. Me dói ver esses pardos brasileiros achando que o Egito era pardo… Claro que irão puxar sardinha pro lados deles. Heródoto (o amor dos pardos supremacistas) nunca disse que os egípcios eram negros, a concepção de “negro” veio de KEMET que significa terra negra — isso porque. Terra era negra mesmo, uma tradução livre pra isso poderia ser “bronzeados”. Existem, na verdade, muitas imagens onde mostram os egípcios (claramente representados como tendo a caixa crâniana caucasiana) escravizando, hostilizando, e repremindo os núbios claramente representados como tendo a cabeça negróide!! Olha, esses pardos devem ter lido o livro racista de Diop A História Geral da África — que de geral não tem nada porque só foca no Egito desesperadamente; o livro é pseudo-argumentativo, parcial, inconclusivo, cheios de afrocentrismo — além do mais foi escritos por negros, principalmente por Diop que nem egiptólogo era piorou historiador… Era um estelionatário! O clima do antigo Egito tbm era MUIIIIITO diferente do atual, era verdejante e fértil e o clima bem mais ameno. Sério, não é racismo não… Mas não consigo imaginar um monte de negões horroríficos erguendo e com a mão no queixo pensando como levantar as pirâmides… Queria poder imaginar isso. A imagem da esfinge é o faraó Quefren que é BEEEMMMMMM caucasóide em suas formas. Coloquem a palavra “bronzeado” no vocabulário de vocês urgentemente!! Faz bem!!

    1. Todas que vejo, com exceção das que foram restauradas e pintadas de amarelo asiático, são nitidamente negras. Quando se trata de méritos, Uma pessoa negra torna se branca. Quando se trata de acusações ou perseguições , uma pessoa negra é nitidamente negra. É ISSO QUE OCORRE .

      1. Henrique Berdinazes, tudo bom? Se você prestar atenção, está me acusando de algo que eu NUNCA DISSE. Quem respondeu seu comentário foi outro LEITOR e não EU! Preste mais atenção antes de comentar. Até mais.

        1. CLEOPATRA: BLACK, WHITE, GREEK, EGYPTIAN?
          But the question is, with such contrasting and conflicting representations of Queen Cleopatra within art and popular culture, are we any nearer to knowing the facts about the legendary ruler’s true ethnicity and nationality? The latest evidence suggests we are.

          In December 2008, Egyptologist and Senior Assistant Keeper at the Fitzwilliam Museum, Sally Ann Ashton, after a year of painstaking research, created a computer animated 3D image of queen Cleopatra’s head, which she and her team forensically pieced together by interpreting a collection of images drawn from ancient artefacts, including a 2000-year-old ring dating back to Cleopatra’s reign. The resulting graphic is of a striking young woman of mixed ethnicity, with African-style cornrowed hair — very different to the white Cleopatra portrayed by Elizabeth Taylor in the 1963 film. “She probably wasn’t just completely European,” Ashton confirmed. “You’ve got to remember that her family had actually lived in Egypt for 300 years by the time she came to power.” Dr Ashton also stated that the images, which formed part of a British television documentary on Cleopatra, reflected the monarch’s Greek heritage as well as her Egyptian upbringing.

          CLEOPATRA’S REAL ETHNICITY AND NATIONALITY
          In 2009 more interesting facts were uncovered which shed fresh light on queen Cleopatra’s ethnicity and skin color. A research team headed by Hilke Thuer of the Austrian Academy of Sciences revealed evidence that the remains of the queen’s sister, Princess Arsinoe, found in Ephesus, Turkey, indicated that her mother’s skeleton was of African origin. “That Arsinoe had an African mother is a real sensation which leads to a new insight on Cleopatra’s family and the relationship of the sisters Cleopatra and Arsinoe,” Thuer revealed. His assertion that Cleopatra was part-African is also consistent with Ashton’s 3-D model.

            1. Nossa, como você é inteligente e um grande conhecedor da historia do Egito antigo,meus parabéns. Sugiro a você publicar ao mundo esta máxima que você escreveu ai em cima.Como é que pode uma afirmação tão sem conhecimento criatura.

    2. Finalmente uma argumentação de peso e lógica SEM qualquer racismo ou prevenção ou coisa parecida!!
      PARABÉNS!!

    3. Assim como haviam gregos representados com cor negra em alguns vasos.
      Mas é provável que o povo egípcio tenha sifo amálgama de vários povos.

  32. Como disse o antigo historiador HERÓDOTO. A sua visita ao egito. Que descreveu que os EGIPÍCIOS, eram NEGROS de pele mais clara que as dos nubios ETÍOPES.

    1. Henrique, muito pelo contrário digo eu! TODAS AS IMAGENS DO ANTIGO EGITO SÃO BRACAS!! PLENAMENTE CAUCASODINIANAS! Pesquise aí conceito de raça, por favor, para não falar essas besteiras!

  33. Essa discussão nem precisaria existir. Os egípcios eram negros de cabelo crespo, olhos inchados, braços curtos e canela fina. Os geandes pensadores da antiguidade , inclusive o PAI DA HISTÓRIA HERÓDOTO , foi claro e disse isso com todas palavras. Nenhuma fonte diz o contrário. Então é questão de bom senso e inteligência aceitar a verdade.

    1. Pelo contrário. Não há imagem antiga de egipcios brancos. Toda a pesquisa leva a um Egito negro. Essa dúvida nem deveria existir.

    2. Mais que pessoa mais cabeça de anta,custa entender que vc está está errado¿ e que eles eram mesmo negros ou pardos.Para com essa de querer ser melhor,olha as pinturas e tudo mais inclusive o busto de nefertite é de uma mulher escura.vc nem com todos os estudos pode comprender isso?que pessoa mais sem raciocínio lógico.

    3. Pode ter sido mestiço ai da que predominasse pele escura. E os cabelos lisos retratados em pinturas?
      E migração de hicsos, citas, hititas, berberes, etc?

  34. O dia que a palavra valer mais que os fatos , o movimento negro poderá dizer que o mundo inteiro é negro , já que todos saíram da africa um dia. acontece que não existe uma pintura egípcia, nem uma estatua egípcia que os egípcios mostrassem qqr traço da raça negra africana. Nefertite por exemplo.

  35. Se não me falha a memoria, existe uma obra de arte antiga onde mostra uma pricesa egipcia negra montando (brincando de cavalinho)uma escrava branca. A referida obra sofreu uma alteração na sena “brincando de cavalinho”,a escrava branca assume a posição de princesa e a princesa é colocada no lugar da escrava. Preciso diser mais alguma coisa?

  36. Egito branco e mestiço só depois das invasoes e da estabilidade greco-macedonea,os 3,4 ou mais milenios de maravilhosa histório do antigo Egito é de pupulação totalmente, isso mesmo, totalmente negra..qualquer eitura de documentos históricos da ONU ou alguma instituição seria deixa isso muito claro…só nos meios racistas ou desonestos essa discussão ainda continua..ou para aqueles que não lêem como os egipcios definiam eles mesmos quanto a sua raça
    etnia

    1. E antes desses não houve hicsos, citas, hititas que conquostaram e algins até migraram pro Egito? Os faraós negros nubios vieram mais tarde.

  37. Basicamente os egípcios foram uma das civilizações negras (a maior) que sofreu miscigenação, principalmente, no período de declínio com a invasão persa e posteriormente grega. Infelizmente, muito infelizmente, como essa civilização é uma das maiores da antiguidade, senão a maior, ela foi e é objeto de disputa e instrumento político e racial. É algo real e não estorinha para boi dormir, faz pouco tempo que uma empresa vendeu a mentira de que boa parte da população européia descendia de Tutancâmon e depois isso foi desmentindo por cientistas envolvidos. Boa parte das principais descobertas foram realizadas em um período de extrema segregação racial. Restauradores europeus, americanos e alguns brancos do Oriente restauraram parte das pinturas. O que vemos hoje então? Estranhamente há figuras clareadas, pintadas com cores mais claras. Aparecem supostos faraós ruivos e loiros em pleno Egito antigo e toda representação de tonalidades negras (na verdade a maioria, faz muitos alegarem que eles não se representavam como de fato era. Então há duas ondas de “pesquisadores”, aqueles que querem deixar negras todas as civilizações, e aqueles que querem deixar branca todas as civilizações, poucos são aqueles que admitem uma base negra ou branca com contribuição de outros povos. Creio que mesmo em sua época de maior miscigenação o Egito poderia ser considerado tão negro quanto os Estados Unidos hoje o é branco, embora miscigenados. Mas há ampla evidência de faraós negros e provavelmente negróides desde a I dinastia. Ai hoje se propaga sem qualquer fundamento uma posterioridade de faraós negros apenas com Piye apenas na XXV dinastia.

    1. Antes dis persas e gregis, houve hititas, citas, hicsos, cananeus (de origem européia), Povos do mar (europeus) e sabe lá quem mais.

    1. Olá Luis Augusto, tudo bom? Excelente comentário. Grande parte dos autores atestam essa mescla da civilização. Até mais.

  38. Haá! Vale lembrar que as questões raciais no Egito e no mundo antigo se configuravam de forma diferente dos dias de hoje. Não houve período “colonial” tão pouco escravidão negra naquela época. Todos os povos que fossem conquistados por alguma nação
    poderia ser escravizado, fosse negro, branco, indiano, germânico…

    1. Olá Gloria, tudo bom? A mistura foi realmente grande. Afinal, são milênios de história. Até mais.

      1. Olá Rozenildo Teixeira, tudo bom?! Tanto o artigo, quanto os comentários desse que vos fala, também estão pautados em estudos científicos. Diop teve sua teoria revisada por inúmeros acadêmicos e críticos, que enfatizam seu lado “revisionista” e “mítico”. Até mais.

        1. As estatuas egipcias tambem foram restauradas pára não mostrar nenhuma caraterística da raça negra.

        2. Tutankamon foi nitidamente negro. Basta olhar seu busto. Nefertit também, embora iluminem seus busto com luz amarela para clarear, a mesma continua negra. O que eu não sabia era que Cleópatra era negra ou tinha sabgue de negros. Saiu recentemente na revista ISTO É. Quem quizer mais detalhes pesquise. É rapido.

          1. Infelizmente a palavra fala mais que os fatos. Dizer que o antigo Egito foi branco não passa de falácias por parte de quem tem o poder da comunicação e manipulação. Hoje as mentes racistas e idealistas estão se abrindo a realidade. O egito foi negro e é o que todos documentos apintam. Inclusive o egito será estudado na história da África. Tive acesso a um livro didático do sexto ano. Fiquei maravilhado, pois o mesmo retratava os egípcios cono negros, isso a partir de pinturas de tumbas. Recentemente assisti ao filme 10000AC. Ocorreu no antigo Egito, 98% dos personagens eram negros. Resumindo, as mentes estão aceitando a realidade.

  39. Pessoal, não esqueçam das invasões pelas quais o Egito antigo passou. Núbios e etiopes conquistaram o Egito várias vezes. Esses eram povos negros. Entretanto a população branca era também considerável. Na verdade, tudo indica que a população egípcia era bastante diversificada, incluindo também os faraós. Tutankamon, por exemplo era nitidamente negros, segundo imagens, já Ramsés, provavelmente era branco.

  40. Pelas fotos os egípcios são uma mistura de raças que não se enquadra nas três conhecidas: branca, amarela ou negra.

    1. Boa noite!Percebo que os seus argumentos são empíricos.Por isso ,peço se possível fazer alguns estudos nos conceitos teóricos desse grande desbravador dos nossos antepassados africanos egípcios. O Cheikh Anta Diop,o cientista que derrubou o racismo científicos ,ao provar que o Egito antigo era uma civilização negra…

  41. Ola? Sou negro e neto de egipcios. Meu avo tinha algumas fotos antigas onde pode _ se observar que os egipcios ate alguns seculos passados ainda eram “negros”. Na verdade, nem mesmo na atualidade , nao considero os egipcios do cotidiano brancos. Sao na “grande maioria”, morenos escuros.

    1. Boa tarde Administrador. Concordo com sua colocação. A miscigenação foi crucial no que hoje conhecemos como população egípcia. Mas até hoje , ao sul do Egito, há aldeias totalmente negras. Isso é , não ocorreu a miscigenação.

      1. Boa tarde Administrador. Me refiro aos egípcios verdadeiros. Os que deram origem a o que hoje conhecemos como Egito branco. Mesmo ocorrendo muita miscigenação, ainda não os considero brancos legítimos: )

        1. Olá Henrique, tudo bom? O tema é complexo. Você precisa olhar as inúmeras invasões do Egito por povos “brancos”, os casamentos dos faraós com mulheres estrangeiras e uma série de fatores que envolveu essa mistura. Afirmar que o antigo Egito era negro, é o mesmo que afirmar que o Brasil é indígena (moreno claro, escuro, enfim…). Até mais.

        2. Egipciostinham pele escura traços caucasoides.

          se a cor da pele é que designa a etnia entaõ os indianos tambem são negros, SQN

          1. Vejo que você é bem informado ou simplesmente não fecha os olhos para a verdade. Parabéns pelo comentário. O antigo Egito foi sim puramente negróide.

            1. Claro!! Um livro 100% afrocentrista é claro que o Egito era preto que nem !!

          2. O dia que a palavra valer mais que os fatos , o movimento negro poderá dizer que o mundo inteiro é negro , já que todos saíram da africa um dia. acontece que não existe uma pintura egípcia, nem uma estatua egípcia que os egípcios mostrassem qqr traço da raça negra africana.

            1. Quanta ignorância, As cabeças foram cortadas e trocadas por rostos Caucasóides. Você se finge de cego.Qualquer dúvida comunique com os espiritos dos antigos historiadores . Até mesmo assim você não aceitará .

          3. Negros no Egito somente na 25ª dinastia em diante antes de serem completamente expulsos pelos persas e depois pelos gregos

    2. Ser supostamente (já q tu pode ta mentindo) descendente de egípcios não caoacita a ser expert em genoma ou arqueologia sobre Egito antigo.

  42. sabe qual o problema disso tudo ? é que infelizmente até hj, es pessoas acham que negro é burro, ladrão e idiota, não há misterio quanto a cor dos egipicios, ERAM NEGROS E SAÕ NEGROS ! as pessoas não querem se encurva ou melhor aceitar que aquela civilização tão avançada em sua epoca e que influencia a tua e a minha vida até o dia de hj, eram composta por negros, negros não pensam, negros nasceu pra ser escravos e não escravizar, para ser dominados e não dominar e por ai vai, aquela civilização maravilhosa que inventaram tantas e outras coisas, NÃO PODE SER NEGRO DE JEITO ALGUM !!!!!!!! assim pensam os idiotas até hj, egito é africa, africa é um continente de 95% da população negra, os infelizes afirmam que toda aquela engenharia, medicina, farão, olho de orus, pizza, cervejaria, vidro, calendário, múmia,astrologia e etc NÃO PODE SER COISA DE NEGRO !!!!!! muito bacana, brancos de olhos azuis no deserto resistindo ao calor de 50gruas Celsius, na quela região da africa ????????? eurocentrismo ou pan-africanismo, é tudo falacia, enrolação, eles querer diminuir a cor negra a qualquer custo, não querem dar o braço a torcer e entender que os egipicios são negros e que dtava as ordens no mundo naquela epoca !

    1. Olá David Lino, tudo bom? Eu entendo seus argumentos. Entretanto, há muitos pesquisadores negros (posso te enviar os artigos em inglês, se tiver interesse) que jamais afirmariam que os egípcios, de todos os períodos, sem exceção, eram negros. Até mais.

      1. Olá Henrique, tudo bom? Sim. Eu visitei aldeias no Sul que boa parte (mais de 90%) eram negros. Até mais.

        1. Olá Henrique, tudo bom? Infelizmente, temos poucas informações do período pré dinástico. Até mais.

    2. Por que complicam algo tão claro: havia brancos e negros e assim mestiços.
      Tutankamon era negroide!
      Hansés, caucasoide!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo