Arqueólogos impedem saqueadores de roubar estátua de Ramsés II

Arqueólogos frustraram uma tentativa de ladrões de roubar uma estátua do faraó egípcio Ramsés II, que governou a mais de 3.000 anos atrás. Os ladrões tentaram cortar a estátua de seis metros de altura em pedaços, mas foram capturados pelos arqueólogos e os guardas do local em Assuão, no sul do Egito, Disse Zahi Hawass nessa quinta-feira em um comunicado.

A estátua de granito vermelho, que está inacabada tem 1,75 metros de largura e pesa 160 toneladas, foi esculpida em pedra no sul de Assuão e tem uma figura parcialmente visível do deus Osíris ligado a ele. É um dos muitos tesouros no local. Rei da 19ª dinastia, Ramsés II governou de 1304-1237 a.C e é considerado um dos faraós mais poderosos do Egito, foi apelidado de “o grande” por seus sucessores. Os famosos templos em Abu Simbel esculpidos nas rochas, o Ramesseum em Tebas e Pi-Ramsés uma cidade completa, com zoológico perto da antiga cidade de Avaris, estão entre os monumentos construídos durante o seu reinado.


Estátua de Ramsés II que saqueadores tentaram roubar


Zahi Hawass, o ministro de Estado para Assuntos de antiguidades, descreveu a estátua como lindamente esculpidas apesar de não ter quaisquer gravuras inscrita nela. A estátua representa o rei Ramsés II, na forma do deus Osíris.

Mohamed El-Beyali, diretor-geral de antiguidades de Aswan e Núbia, disse que a estátua está em uma condição muito bem preservada e é um dos marcos da pedreira. Ele acrescentou que continua a ser desconhecido o porque que os antigos egípcios esculpiram a estátua e a deixaram-na pedreira. O sitio também inclui vários artefatos inacabados, o que explica o sistema de escavação e escultura utilizada pelos antigos egípcios na época. A pedreira foi usada por antigos egípcios para cortar blocos de granito e para as construções de templos e esculturas colossais.


Fonte: http://english.ahram.org.eg

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.