Os Artesãos Egípcios

Facebook Twitter Email Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous

Os Artesãos Egípcios


Os artesãos eram pessoas que não trabalhavam nas lavouras ou em outras atividades. Eles, juntamente com os escribas, conseguiram deixar o legado que conhecemos hoje. Desde artefatos pequenos até os maiores, os artesãos foram os responsáveis por toda a beleza decorativa do antigo Egito. Usavam instrumentos que foram retratados em pinturas e que resistiram ao tempo, como formão, machado, serra, arco, entre outros.

Formavam uma classe de minoria, e a profissão costumava passar de pai para filho. O aprendizado era feito ainda na infância, pois precisavam ter experiência para trabalhar com as ferramentas de pedra, bronze e cobre e tinham que dominar as regras rígidas da arte. No destaque da carreira, os mais habilidosos eram selecionados para trabalhar exclusivamente para o Faraó e para a nobreza. Os que não conseguiam esse destaque acabavam trabalhando nas cidades e produziam artefatos para a população local.


Artesãos – Pintura da tumba de Nebamun.


“Nos relevos e pinturas das tumbas há cenas interessantes com a fabricação de objetos por obra de artesãos que revelam um surpreendente conhecimento técnico: ourives que pesa ouro, carpinteiros dando os últimos retoques nos símbolos Djed de madeira [...] As representações incluem frequentemente outros artesãos, como por exemplo, escultores (a escultura das estátuas era considerada mais um artesanato do que arte), carpinteiros, seleiros, ceramistas, escultores de vaso de pedra, cordoeiros e telheiros.” (BAINES; MALIK, 2008, p.194)


Aldeia de Deir el-Medina atualmente.



Trabalhavam em equipe dentro de oficinas anexas aos templos ou nos palácios dos nobres. Quando eram requisitados para trabalhos de longa duração, eles se mudavam para aldeias perto das grandes obras por uma questão de logística. Em Deir el-Medina, perto de Tebas, encontra-se a aldeia dos artesãos que construíram o Vale dos Reis. Alguns deles eram tão importantes que tinham suas próprias tumbas decoradas. É possível ver nas tumbas dos nobres diversas referências a essa classe de trabalhadores.


Um dos mais belos objetos feitos pelos artesãos egípcios; a máscara funerária de Tutankhamon.

 
 

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

 

Autor: Lucas Ferreira




Fontes / Referências:

- BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

- HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

- SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

- http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/


Links Relacionados, Confira..


avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Escritor do Livro "A Lei do Sofrimento". Apaixonado pelo Antigo Egito e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.