Antigo Egito

Vestuário, Cosméticos e Joias


Os antigos egípcios davam uma importância enorme para vestuário, joias e principalmente cosméticos. Muitos dos utensílios que utilizavam resistiram ao tempo e chegaram até nós. Espelhos, pentes e objetos de banho eram alguns dos mais utilizados no cuidado da higiene e da beleza. Os trajes egípcios foram sendo modificados com o passar dos tempos e com isso foram ganhando mais detalhes, assim como as joias.

O linho era a principal matéria-prima utilizada no vestuário. De modo geral, os homens se vestiam com uma saia e as mulheres usavam vestidos longos com alças. Os ricos preferiam trajes mais sofisticados, com detalhes bordados e muitos acessórios. Apesar de boa parte das pinturas nas tumbas mostrarem pessoas com vestimenta brancas, as roupas coloridas eram muito apreciadas entre os egípcios.

As roupas dos homens e mulheres de diversos níveis sociais do antigo Egito podem ser vistas em uma das paredes da Tumba de Nakht que relatam a Agricultura

“[…]Os egípcios ricos apreciavam os belos objetos de uso diário, especialmente os artigos de penteadeira, como pentes, caixinhas para bálsamos (frequentemente na forma de um músico, um criado que carrega sobre os ombros um cântaro, uma moça nadando), caixinhas com rímel (para maquiagem dos olhos), vasos e espelhos (feito de cobre ou bronze polido, geralmente redondos e com um cabo decorado). Gostavam de estar cercados de móveis elegantes, vestidos delicados e valiosos, perucas e jóias.” (BAINES; MALIK, 2008, p.197)

As roupas no Novo Império foram se tornando mais aprimoradas, e modelos drapeados passaram a ser destaque. As pessoas que realizavam trabalhos pesados a céu aberto, no entanto, preferiam nada vestir, evitando sentir mais calor. Apesar de não haver longos invernos rigorosos, em algumas partes do ano era necessário usar mantas para se cobrir.

Bracelete de Tutankhamon encontrado em seu Túmulo

Independentemente da idade ou do sexo, as joias eram algo muito presente na vida cotidiana. Anéis, colares, brincos, tiaras, braceletes e tornozeleiras complementavam a indumentária egípcia. Os acessórios mais requisitados eram feitos de ouro e pedras semipreciosas, mas a faiança, uma espécie de massa que precisava passar pelo processo de vitrificação, era o mais popular deles. As sandálias eram feitas de papiro trançado, couro ou fibra de palmeira. Era costume andar descalço e carregar as sandálias.


Abaixo veja alguns utensílios que estão no Museu Egípcio de Barcelona (www.museuegipci.com):

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– MCDONALD, Angela. The Ancient Egyptians: Their Lives and Their World. Published by The British Museum Press, 2008.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– MORLEY, Jacqueline; SALARIYA, David. How Would You Survive As an Ancient Egyptian?.  London: Orchard/Watts Group, 1999.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

– http://www.museuegipci.com/

– http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

18 Comentários

  1. Olá. gostaria de saber a fonte da imagem do bracelete de Tutankhamon. gostaria de usar a imagem em um trabalho

    1. Olá Elisa, tudo bom? Você pode apontar o site “antigoegito.org” como fonte da retirada da imagem. Até mais.

  2. Olá, não sei se alguém vai me responde mas vou tentar rs… então faço faculdade de design de moda e estou em tcc teórico, o tema do meu tcc é a Nefertiti, gostaria de saber quias outros grandes feitos ela ajudou a criar alem da mudança de religião do politeísmo para o monoteísmo ?

    1. Olá Babi, tudo bom? Segue algumas indicações do Luiz Fernando Pina Sampaio (https://www.facebook.com/luizfernando.pinasampaio):

      ALDRED, Cyril. Akhenaten and Nefertiti. Nova Iorque: Studio, 1973. – http://library1.org/_ads/982791409A9E594F7BD65E5DC7832414

      FLETCHER, Joan. The Search for Nefertiti: The True Story of an Amazing Discovery. Dublin: William Morrow, 2004 – http://library1.org/_ads/D7606234F0AFA67AA801626F2D75CC45

      TYLDESLEY, Joyce A. Nefertiti: Egypt’s Sun Queen. Nova Iorque: Viking Adult, 1999 – http://library1.org/_ads/254F8CA8DFB56EE76CB7F96C9F0D6780

      ___________________. Nefertiti’s Face: The Creation of an Icon. Cambridge: Harvard University Press, 2018 – http://library1.org/_ads/8F732BDE63FE926E0D52B64CA2340135

      Qualquer dúvida, entre em contato com ele, ou escreva aqui no site.

      Até mais.

  3. Boa noite, tudo bem? Primeiro parabéns pelo site muito lindo, eu gostaria de saber onde eu encontro aqueles enfrente que as meninas dos Egiptos usam no cabelo? Você poderia me ajuda ? Desde já agradeço

    1. Olá Subis, tudo bom?! Fico feliz que tenhas gostado do site. A grande parte dos acessórios egípcios você pode encontrar em lojas de fantasias.

      Qualquer dúvida, estou a disposição. Até mais.

  4. Olá , tudo bem? Bom, nem sei se alguém vai responder devido ao tempo do site.
    Gostaria de saber sobre alguns tipos específicos de dinastias, vou deixar meu contato para que possam entrar em contato comigo

    1. Olá Lourival, tudo bom? Não sei se entendi sua pergunta, mas eles usavam perucas. Os Faraós usavam coroas. Até mais.

  5. Otimo site , eu tenho 13 anos e quero ser epigtologa , e como seu conhecimento estou evoluindo e descobrindo cada dia mais a grande nação egipicia, Obrigada . Bom tenho uma duvida , como eram produzidas as perucas que continham joias( no sentido do cabelo das perucas) e como eram feito os braceletes por que dependia da largura do braço .

    1. Olá Natália, tudo bom? Fico feliz que pretende ser uma egiptóloga. Eu posso te enviar alguns livros sobre o tema. Você tem Facebook? Me adicione. Até mais.

  6. Estou lendo o livro “História da Maquiagem, da cosmética e do penteado – Em busca da perfeição” Ana Carlota R. Vita, editora Anhembi Morumbi. Não sei se conhece mas tem me ajudado muito na minha pesquisa sobre vestimentas e costumes egipcios (além de outras civilizações).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo