Antigo EgitoHieróglifos

Iniciativa Hieróglifos: Ubisoft

A Ubisoft quer usar o poder do aprendizado da computação para simplificar a decifração de antigos hieróglifos. O estúdio percebeu como “ainda é desafiador desvendar os segredos do passado” durante o desenvolvimento do jogo Assassin’s Creed: Origins, e deu início a “The Hieroglyphics Initiative” para dissecar uma das mais antigas linguagens escritas com a ajuda de ferramentas modernas.

O projeto de pesquisa é desenvolvido pelo Google TensorFlow, e usará técnicas de reconhecimento de imagem para analisar imagens de hieróglifos esculpidos à mão, a fim de identificar e destacar os símbolos que já conhecemos.Ao fazê-lo, a Ubisoft espera criar o “Tradutor de Hieróglifos Definitivo”, construindo uma biblioteca de material de origem com base nos mais de mil hieróglifos que já foram identificados e traduzidos por estudiosos no passado.

“Traduzir hieróglifos é um processo manual e demorado. Faz mais de 200 anos desde que a pedra de Rosetta ajudou a entendê-los”, escreveu o estúdio francês. “Os antigos egípcios usaram hieróglifos por mais de três mil anos. Estamos nos concentrando em hieróglifos da língua egípcia, que foi usada de 2000 aC até o século 4 dC.

“Devido à sua idade, a qualidade das inscrições esculpidas em pedra de três a quatro mil anos atrás varia muito – com muitas partes ausentes ou danificadas. Acreditamos que o novo projeto possa transformar o processo de coleta, catalogação e compreensão da linguagem escrita dos faraós”.

A Ubisoft planeja compartilhar seu primeiro conjunto de resultados até o final do ano, e está convocando historiadores e pesquisadores a se envolverem com o projeto. Você pode descobrir como participar do site The Hieroglyphics Initiative (em inglês).

Maiores informações: https://hieroglyphicsinitiative.ubisoft.com/en-GB/home

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo