Corrida arqueológica: Local pode conter um tesouro maior que o de Tutankhamun..
Um arqueólogo britânico afirmou que um antigo cemitério egípcio contém relíquias que poderiam ofuscar até mesmo aquelas encontradas na tumba do faraó menino Tutankhamun. John Romer, 72, disse que acredita ter descoberto um sítio na margem ocidental de Luxor onde três reis sacerdotes: Herihor, Piankh e Menkheperre foram enterrados.
Ele afirma ter evidências de que tesouros enterrados no Vale dos Reis foram colocados em Wadi el-Gharbi por questões de segurança. A única pessoa conhecida por ter escavado no local é Howard Carter, no período de duas semanas em 1916 e com uma dúzia de operários, relatou o The Sunday Times. Carter desistiu de suas escavações, possivelmente porque ele tinha pouca ideia do potencial histórico do túmulo. Romer concentrou-se em desvendar as pistas deixadas pelo trabalhadores reais que trabalharam lá. Ele e seu colega, Alex Peden, especialista em epigrafia, encontraram o nome de Herihor entre 150 inscrições rupestres escritas por um pequeno grupo de escribas da 20ª dinastia que estavam à frente de reorganizar os enterros reais.
Romer está convencido que Carter estava enganado e disse que sabe onde procurar entre as pedras calcárias. Enquanto Romer ainda tenta garantir uma autorização do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito para realizar sua busca, um expedição rival – como o patrocínio oficial da University College London – já foi para a área.
Maiores informações:
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2592649/Archaeologists-race-secure-ancient-burial-site-three-Egyptian-kings-make-treasure-Tutankhamuns-tomb-look-like-display-Woolworths.html