Tinta usada em antigos papiros contém cobre…
Um novo estudo da Universidade de Copenhague analisou fragmentos de papiros de 2.000 anos com microscópio de raios-X, que mostram que a tinta preta usada por escribas egípcios também continha cobre – um elemento anteriormente não identificado na tinta antiga.
Fragmento de Papiro. Credito: Universidade de Copenhagen. (Imagem deitada).
Em um estudo publicado hoje na Scientific Reports (leia o artigo completo clicando no link ao lado), uma equipe interdisciplinar de pesquisadores mostrou que os egípcios usavam tintas de carbono que continham cobre. Embora os fragmentos de papiros analisados tenham sido escritos ao longo de um período de 300 anos e de diferentes regiões geográficas, os resultados não variaram significativamente.
Os fragmentos foram investigados com equipamentos avançados como parte do projeto CoNext, e as partículas encontradas nas tintas indicam que eram subprodutos da extração de cobre a partir de minérios sulfurosos. “A composição das tintas de carbono contendo cobre não mostrou diferenças significativas que possam estar relacionadas a períodos ou locais geográficos, o que sugere que os antigos egípcios usaram a mesma tecnologia para a produção de tinta em todo o Egito, de cerca de 200 a.C a 100 d.C”, disse o autor do estudo, Thomas Christiansen da Universidade de Copenhague.
Maiores informações: http://humanities.ku.dk/news/2017/ink-from-ancient-egyptian-papyri-contains-copper/ (em inglês)
https://phys.org/news/2017-11-ink-ancient-egyptian-papyri-copper.html (em inglês)