Antigo Egito

Depois da Revolução, quem vai controlar os tesouros do Egito?

Enquanto o Egito se esforça para lançar as bases de um novo governo na sequência da sua revolução, os arqueólogos do mundo todo estão acompanhando de perto o destino da nação com antiguidades sem fim, bem como os tesouros administrados por Zahi Hawass. Hawass, que sob Hosni Mubarak, foi recentemente nomeado ministro de antiguidades, vem enfrentando uma revolta incomum entre seus próprios funcionários, bem como dúvidas sobre seu futuro político.

E ontem, ele relatou um roubo em um cemitério ao sul do Cairo, bem como oito artefatos desaparecidos do Museu Egípcio, situado na Praça Tahrir. Os arqueólogos estão se perguntando sobre os efeitos da revolução sobre as dezenas de escavações no país, bem como sobre a próxima geração de pesquisadores. Hawass revelou em 12 de fevereiro em seu blog que oito importantes objetos estão faltando no Museu Egípcio após 29 de janeiro depois da invasão por ladrões. Estas incluem duas estátuas do rei Tutancâmon dourada, assim como uma estátua da rainha Nefertiti. Uma investigação está em curso. Ele acrescentou que, em 11 de fevereiro saqueadores esvaziaram uma área de armazenamento em Dashur, uma antiga necrópole importante na parte sul do famoso cemitério em Saqqara, que continha blocos grandes e pequenos artefatos. Os roubos do Museu Egípcio são susceptíveis de prejudicar os esforços permanentes de Hawass em ter artefatos importantes, como o busto de Nefertiti, agora em Berlim.

Enquanto isso, Hawass enfrentou outros problemas. Em 10 de Fevereiro, dezenas de trabalhadores do museu protestaram por melhores salários ao entorno de seu escritório no bairro de Zamalek no Cairo, um acontecimento impensável em um país onde, até janeiro, o governo manteve um controle rígido sobre a crítica. E Hany Hanna, um conservador sênior do Conselho Supremo de Antiguidades, pediu em uma carta amplamente divulgada na semana passada “para mudar o sistema global de corrupção e substituí-lo com uma gestão profissional e científica.” Hanna reclamou que parte do conselho tentam evitar que mais pessoas mais jovens e talentosas possam subir no ranking. Hawass não foi encontrado para comentar o assunto na semana passada. Mas a carta de Hany e os protestos em Zamalek parecem ser parte de um amplo movimento egípcio para mostrar suas opiniões sobre a forma como o governo tem sido gerido nas últimos 3 décadas.

Hawass tem se tornado uma figura conhecida internacionalmente, ostentando um estilo de chapéu de Indiana Jones, em documentários televisivos e em decisão sobre o Egito em milhares de sítios arqueológicos com sua mão de ferro. Hawass, que foi secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades de 2002 até sua promoção duas semanas atrás para a nova posição do ministro da antiguidade, também foi um franco defensor do presidente deposto e amigo íntimo da esposa de Mubarak, Suzanne. Ainda recentemente, na semana passada, ele manifestou publicamente apoio forte para o governo anterior. Mas outros dizem que a sua estatura internacional e importância para o turismo de negócios egípcio colocam as probabilidades do seu lado. Um comentarista americano sugeriu mesmo, que Hawass seja promovido a primeiro-ministro, em parte por causa de sua fama internacional.

Mark Lehner, um arqueólogo de Cambridge, Massachusetts, que conheceu e trabalhou com Hawass, durante décadas, diz, “eu assumo Zahi será mantido no cargo.” Lehner estava a caminho em 11 de fevereiro nos Estados Unidos a Giza, onde a sua equipa suspendeu seus trabalhos por uma semana, mas agora querem continuar os seus esforços. Sarah Parcak, egiptóloga da Universidade de Alabama, Birmingham, diz: “Eu ficaria surpresa se [Hawass] não sobrevive” a solenidade de posse do governo.

Até hoje, Hawass tem feito avaliações otimistas sobre o estado das antiguidades do Egito. Por exemplo, ele sustentou que os cemitérios de Saqqara e Sir Abu sul do Cairo não foram danificados ou saqueados durante o caos do fim de semana de 28 de Janeiro. A equipe européia, disse em um e-mail que eles testemunharam danos às partes dos cemitérios, embora relatos iniciais de que a tumba de Maya, ama do rei Tutankamon, tinha sido seriamente danificados foram descontadas por muitos arqueólogos, e a informação do túmulo permanece incerto.


Fonte: http://news.sciencemag.org/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo