Antigo Egito

Encontrada Lápide Copta próxima da Avenida das Esfinges

Arqueólogos descobriram uma antiga lápide copta durante uma escavação nesse domingo (22 de outubro), de acordo com o ministério das antiguidades do Egito. A lápide está decorada com uma cruz e inscrições coptas (considerada a última fase da língua egípcia) que foram esculpidas em um bloco de pedra calcária. Ela mede cerca de 38 cm por 98 cm.

Lápide encontrada nas proximidades da Avenida das Esfinges 

A lápide foi descoberta por um grupo de arqueólogos egípcios que estavam escavando nos arredores da ponte de Al Mathan em Luxor, no lado leste da Avenida das Esfinges – uma famosa estrada histórica alinhada com pequenas esfinges. A descoberta da lápide de pedra calcária pode ajudar os arqueólogos a aprender mais sobre os antigos coptas que viveram no Egito, disse o ministério em comunicado.

Atualmente, os cristãos coptas representam apenas 5 a 10 por cento da população do Egito, mas a maioria dos egípcios costumava ser copta, segundo Paul Rowe, professor de estudos políticos e internacionais.

 

Maiores informações: https://www.livescience.com/60749-ancient-coptic-tombstone-discovered.html (em inglês).

https://dailynewsegypt.com/2017/10/23/coptic-tombstone-dates-coptic-era-discovered-luxor/ (em inglês).

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo