ATUALIZAÇÃO: Novas pirâmides descobertas no Egito..

ATUALIZAÇÃO – 25/05/2011: Novas fotos adicionadas sobre a descoberta. Dezessete pirâmides perdidas estão entre os prédios identificados em um exame do novo satélite feito na área do Egito. 1.000 tumbas e 3.000 assentamentos também foram revelados pelo olhar das imagens em infra-vermelho que mostram as construções subterrâneas.

As escavações iniciais já confirmaram alguns dos resultados, incluindo a suspeita de duas pirâmides. “Escavar uma pirâmide é o sonho de qualquer arqueólogo” diz a Dra. Sarah Parcak. Ela foi a pioneira no trabalho de arqueologia do espaço de um laboratório patrocinado pela NASA, em Birmingham, Alabama e diz que ficou surpresa com o quanto ela e sua equipe descobriram.


[1] Arqueóloga Dra. Sarah Parcak mostrando os locais das descobertas



“Foi intensa esta pesquisa há mais de um ano. Eu podia ver os dados que estavam emergindo, mas para mim o momento “A-Ha”, foi quando eu voltei atrás e olhei para tudo o que tinha encontrado e eu não podia acreditar que poderíamos encontrar tantos sítios em todo o Egito.”


Uma imagem do satélite infravermelho mostra uma pirâmide enterrada.



A equipe analisou imagens de satélites em órbita a 700 km acima da Terra, equipados com câmeras tão poderosas que podem mostrar o ponto fixo dos objetos com menos de 1m de diâmetro na superfície da Terra. A Imagem em Infra-vermelho foi usada para destacar os diferentes materiais abaixo da superfície.

Os antigos egípcios construíram suas casas e estruturas de tijolos de barro, que é muito mais denso do que o solo que o rodeia, por isso as formas de casas, templos e túmulos podem ser vistos. “Ele só nos mostra como é fácil subestimar o tamanho e a escala dos assentamentos humanos do passado”, diz a Dra. Parcak.


[2] O satélite avistou duas pirâmides anteriormente desconhecido na área perto da pirâmide de Sakkara (foto), 25 quilômetros ao sul do Cairo. (AFP: DESOUKI Khaled)


E ela acredita que há mais antiguidades a serem descobertas: “Estes são apenas os sítios [perto] da superfície. Existem milhares de sítios adicionais que o Nilo tem coberto com lama. Este é apenas o começo desse tipo de trabalho.”


[1] Imagem de: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1390667/Seventeen-lost-pyramids-thousands-buried-Egyptian-settlements-pinpointed-infrared-satellite-images.html?ito=feeds-newsxml

[2] Imagem de: http://www.abc.net.au/news/stories/2011/05/25/3226987.htm?section=world



Fonte: http://www.bbc.co.uk/

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.