Início Notícias da Egiptologia ATUALIZAÇÃO: Novas pirâmides descobertas no Egito..

ATUALIZAÇÃO: Novas pirâmides descobertas no Egito..

27
8
COMPARTILHAR

ATUALIZAÇÃO – 25/05/2011: Novas fotos adicionadas sobre a descoberta. Dezessete pirâmides perdidas estão entre os prédios identificados em um exame do novo satélite feito na área do Egito. 1.000 tumbas e 3.000 assentamentos também foram revelados pelo olhar das imagens em infra-vermelho que mostram as construções subterrâneas.

As escavações iniciais já confirmaram alguns dos resultados, incluindo a suspeita de duas pirâmides. “Escavar uma pirâmide é o sonho de qualquer arqueólogo” diz a Dra. Sarah Parcak. Ela foi a pioneira no trabalho de arqueologia do espaço de um laboratório patrocinado pela NASA, em Birmingham, Alabama e diz que ficou surpresa com o quanto ela e sua equipe descobriram.


[1] Arqueóloga Dra. Sarah Parcak mostrando os locais das descobertas



“Foi intensa esta pesquisa há mais de um ano. Eu podia ver os dados que estavam emergindo, mas para mim o momento “A-Ha”, foi quando eu voltei atrás e olhei para tudo o que tinha encontrado e eu não podia acreditar que poderíamos encontrar tantos sítios em todo o Egito.”


Uma imagem do satélite infravermelho mostra uma pirâmide enterrada.



A equipe analisou imagens de satélites em órbita a 700 km acima da Terra, equipados com câmeras tão poderosas que podem mostrar o ponto fixo dos objetos com menos de 1m de diâmetro na superfície da Terra. A Imagem em Infra-vermelho foi usada para destacar os diferentes materiais abaixo da superfície.

Os antigos egípcios construíram suas casas e estruturas de tijolos de barro, que é muito mais denso do que o solo que o rodeia, por isso as formas de casas, templos e túmulos podem ser vistos. “Ele só nos mostra como é fácil subestimar o tamanho e a escala dos assentamentos humanos do passado”, diz a Dra. Parcak.


[2] O satélite avistou duas pirâmides anteriormente desconhecido na área perto da pirâmide de Sakkara (foto), 25 quilômetros ao sul do Cairo. (AFP: DESOUKI Khaled)


E ela acredita que há mais antiguidades a serem descobertas: “Estes são apenas os sítios [perto] da superfície. Existem milhares de sítios adicionais que o Nilo tem coberto com lama. Este é apenas o começo desse tipo de trabalho.”


[1] Imagem de: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1390667/Seventeen-lost-pyramids-thousands-buried-Egyptian-settlements-pinpointed-infrared-satellite-images.html?ito=feeds-newsxml

[2] Imagem de: http://www.abc.net.au/news/stories/2011/05/25/3226987.htm?section=world



Fonte: http://www.bbc.co.uk/

8 COMENTÁRIOS

  1. EGITO HÁ DE SER VISTO COM O OLHO DIREITO E O OLHO ESQUERDO PARA TER O SEU FOCO REAL, COMPREENDER SABER, O ANTIGO E SER O MAGO ” SABIO ” DE TEMPOS PASSADOS NO PRESENTE, PARA LER ESCRITOS, DESENHOS, NUMEROS E O QUE ESTA ENTRE ELES.

    • Olá Jidij, tudo bom? É uma visão, mas independente de qual seja ela, tentamos sempre trazer um conteúdo científico sem entrar no mérito das crenças. Até mais.

  2. Há alguma razão para não empregar câmera tão poderosa para localizar as piramides na amazona brasileira e na cidade de Natividade da Serra-MG?

    • Olá Sebastião, tudo bom? A utilização do Satélite infra-vermelho é um projeto que a Dra. Sarah Parcak vem desenvolvendo a algum tempo. Ela está focando seus estudos/descobertas para o Egito. A utilização do mesmo em outras áreas deve partir de algum pesquisador, nesse caso, que estude as regiões da Amazônia e Natividade. Até mais.

  3. Esta historia de novas descobertas vai mudar a realidade da arquiologia mundial tudo que conhecemos vai cair por terra e tudo vai ser redescoberto de uma forma que poderemos compriender melhor a nossa existencia . Em minha visao arquiologica vejo que estas novas descobertas vao mudar a vida e a forma de pensar da nossa sociedade . um forte abrao aos leitores do artigo ELIAS V.P.JUNIOR

    • Olá Elias. Tudo bom? Penso que essas novas descobertas irão revelar muitas informações sobre o Antigo Egito e como você mencionou, vão ajudar as pessoas que se identificam com o Egito a terem uma visão mais ampla da antiga sociedade egípcia. Abraços e até mais.

  4. É muito interessante essas descobertas pois nos ajuda a descobrir mais de uma civilizaçao tao desenvolvida e tao pouca conhecida.

    • Olá Brendo. É bem interessante sim, e ajuda a divulgar cada vez mais o antigo Egito. Porém não é uma civilização pouco conhecida. Dentre as civilizações antigas, talvez o Egito seja a que mais tenha destaque na mídia. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*