Antigo Egito

Registro de trabalho de 3000 anos revelado

A tumba do faraó dourado Tutancâmon foi achada na parte oriental do Vale dos reis. Os faraós mais famosos enterrados no Vale incluíam Tutmósis III, Seti I, Ramsés VI e a rainha Hatshepsut

Ao passo que apenas dois faraós, o rei Amenhotep III e Ay foram enterrados no lado ocidental do vale.

O arqueólogo egípcio Zahi Hawass disse: “Nós começamos a escavação no vale oriental em 2007. Descobrimos casas onde os trabalhadores que construíram, esculpiram e pintaram as tumbas nos vales dos reis viviam.

Os trabalhadores moravam em cabanas, que eram construídas bem em frente à tumba de Tutancâmon.

O arqueólogo britânico Howard Carter revelou algumas fotos dessas cabanas.

Os trabalhadores dessas tumbas estavam dormindo no vale oriental, dentro das cabanas. Os trabalhadores que estavam no vale ocidental vinham de Deir el-Medina, “O monastério da cidade” [significado do atual nome árabe do lugar].

Eles costumavam vir de manhã cedo e retornar à noite.

Ruínas das casas de Deir el-Medina. Foto: Luiz Fernando Pina Sampaio, Jan. 2019.

Foi surpreendente termos encontrado registros de comparecimento ao trabalho desses operários, além de outros escritos e desenhos.

Foi o registro egípcio mais antigo até agora, datando de cerca de cinco mil anos atrás [sic].

Também descobrimos que alguns dos trabalhadores se sentavam no vale, depois do fim do trabalho, pensavam em suas esposas e namoradas; encontramos um operário que estava desenhado um retrato de sua amada num pedaço de pedra.

Também achamos alguns jogos feitos pelos trabalhadores em seu tempo livre. Encontramos uma placa de pedra dividida em quadrados. Se assemelha a um jogo conhecido no Alto Egito, chamado de ‘sega’.

Restos de cerâmica expostos no templo de Háthor, em Deir el-Medina. Foto: Luiz Fernando Pina Sampaio, Jan. 2019.

Ainda encontramos vários grafitos, mostrando a existência de muitas tumbas que ainda não foram descobertas, especialmente aquelas que os reis mandaram construir para seus parentes em áreas distantes, como foi o caso do rei Amenhotep III, que ordenou o enterro de seu pai e madrasta, chamados ‘Yuya’ e ‘Thuya’ na área oriental do Vale dos reis.

Além disso, o rei Amenhotep IV ordenou o enterro de seu amado animal de estimação próximo à sua tumba no Vale dos reis.

Segundo os grafitos descobertos, diversos membros da realeza foram enterrados nesse lugar.

Os grafitos sugerem ainda que existe uma área importante, sob a qual poderíamos encontrar uma tumba real, especialmente as tumbas de alguns reis, incluindo Amenhotep I, Tutmósis II e Ramsés VIII, que ainda não foram descobertas.”

É possível que a missão egípcia, que segue escavando no Vale dos reis, anuncie a descoberta dessas tumbas algum dia?

Traduzido de:

DASHISH, A. A. Oldest Attendance Work Record Since 3000 Years Unveiled: Hawass. See news, 22 Jul. 2019. Disponível em: https://see.news/oldest-attendance-work-record-since-3000-years-hawass/. Acesso em: 23/07/19.

Indicações:

LESKO, L. H. (Ed.). Pharaoh’s Workers: The Villagers of Deir el Medina. Ithaca: Cornell University Press, 1994.

DOMIGUES, J. E. Deir el-Medina, a vila operária do Egito Antigo. Ensinar História. Agos. 2015. Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/deir-el-medina-a-vila-operaria-do-egito-antigo/. Acesso em: 23/07/19.

ZIEGLER, C. (Cur.). A Tumba de Sennedjem em Deir El Medina. São Paulo: MAB-FAAP, 2001.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo