Início Antigo Egito Exército: Soldados e Armas

Exército: Soldados e Armas

674
18
COMPARTILHAR

Exército: Soldados e Armas

O exército egípcio era visto pela maioria dos jovens como um meio de crescimento de vida. Porém, o alistamento no exército era obrigatório apenas em períodos de guerra ou em convocação do Faraó.

O exército também dispunha de uma grande variedade de armas. Entretanto, em tempos remotos, nunca foi algo grandioso.

Segundo MILLARD (1975, p. 32, 33):

“Os soldados egípcios usavam arcos e flechas, maça, machados, espadas, punhais, cimitarras curvas, além de longas lanças e escudos. A principio, o exército egípcio era pequeno. A sua função era manter afastados os bandos de nômades e proteger as expedições mineiras e comerciais. Mais tarde, o exército aumentou, porque os egípcios conquistaram a Núbia para conseguir um comércio mais vasto.

 

Escultura de madeira da tumba de Mesehti - 11ª Dinastia - Museu do Cairo
Escultura de madeira da tumba de Mesehti – 11ª Dinastia – Museu do Cairo.

 

Quando o Egito foi invadido pelos hicsos, um povo asiático que instalou a desordem, o exército não imaginava que evoluiria com tal invasão. Depois das tentativas de seu avô, de seu pai e de seu irmão, Ahmosi conseguiu finalmente expulsar os hicsos. Ahmosi iniciou a chamada Era de Ouro do Egito, conhecida como o Novo Império. Ele unificou novamente o Egito e foi sem dúvida um grande guerreiro e estrategista.

 

Alívio dos soldados voltando para a casa e conversando entre si. Pintado em Deir el-Bahri – Luxor

 

Sem dúvida a batalha mais famosa de todo o antigo Egito foi a Batalha de Kadesh, liderada por Ramsés II. Essa batalha chegou até nós por uma representação que é considerada um pouco exagerada. Isso porque em tal representação podemos ver o faraó sozinho enfrentando e vencendo milhares de inimigos.

Ramsés II na batalha de Kadesh – Templo de Abu Simbel

 

“A batalha mais antiga da história da humanidade, cujo desenrolar pode ser reconstituído em detalhes, foi a que ocorreu perto da cidade de Kadesh, às margens do Orontes, em 1285 a.C. Os comandantes eram Ramsés II e o rei Hitita Muwatallis; e o que estava em jogo era o domínio da Síria. No final, ambos os exércitos sofreram baixas graves, mas nenhum deles foi aniquilado. Ramsés II obteve uma vitória moral; mas a batalha ficou indefinida.” (BAINES; MALIK, 2008, p.202)

 

Polícia no Antigo Egito:

 

 

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

 

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá estou criando um jogo sobre o Egito Antigo,gostaria de ter idéias e tira dúvidas com alguém que saiba muito dessa área!
    Whatsapp 092 991758923
    Facebook Raphael Cavalcante

    • Qual linguagem você está utilizando no desenvolvimento? Aprendeu a criar jogos lendo livros, com tutoriais ou com a faculdade?

    • Olá Vinícius, tudo bom? Eu desconheço qualquer guerra nessa época. Você leu isso em algum lugar? Até mais.

  2. ola tudo bom, gostaria de saber alguns livros do egito,queria saber a historia de tutakamon
    tem algum livro sobre isso,gosto muito sobre os egipcios.t+

  3. Olá Lucas,

    Parabéns pelo site. Atualmente estou envolvido num trabalho da faculdade abordando o egito antigo e me interessa saber mais sobre o exército e as grandes batalhas travadas, há algum livro com bom conteúdo sobre que você possa me recomendar? E também se ha algo abordando os jogos sociais(de tabuleiro) daquela era em algum publicação?

    Sds,

    Ícaro.

    • Olá Ícaro Polidoro, tudo bom? Muito interessante seu trabalho. Os egípcios não foram um povo com grandes guerras ao longo de sua história e se comparado com outras civilizações da mesma época, podemos chamar os egípcios de “pacíficos”. Eles primavam mais o lado cultural/religioso do que o de conquista de território ou de outros povos. No primeiro livro da referência: “BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2004.” ,você irá encontrar informações das principais batalhas egípcias e também dos jogos praticados na época. Qualquer dúvida, deixe uma mensagem. Até mais.

  4. Oi pessoal..Interessante ver também além das armas que os antigos egípcios usavam em batalha,os métodos de tratar os ferimentos que faziam durante a guerra que consistiam de leite e até mesmo carne crua sobre as feridas o que não funcionava muito!!!!!Hehehehe…Um abraço ae..

    • Olá Marcelo, tudo bom? Perfeito, mas haviam também outros métodos de tratamento de doença/ferimentos, como pode ser atestado no Papiro Cirúrgico de Edwin Smith. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*