Antigo Egito

Inauguradas a pirâmide de Lahun e a mesquita Khond Aslabay

O ministro de antiguidades Khaled El-Enany, membros do parlamento e as imprensas egípcia e internacional embarcaram numa viagem na sexta-feira para a província de Faium, a fim de inaugurar a pirâmide de Al-Lahun, do rei Senusert II, para visitantes após a conclusão do seu restauro. A cerimônia anunciou também uma nova descoberta no canto norte da pirâmide e a inauguração da mesquita Khond Aslabay.

Os eventos tiveram a participação do major-general Essam Saad, governador de Faium, o Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri, junto de membros do parlamento e altos funcionários.

El-Enany disse aos participantes que ele manteve a promessa aos habitantes do Faium e que tanto a pirâmide de Lahun quanto a mesquita Khond Aslabay foram restauradas e inauguradas pela primeira vez. Ele chamou o povo para proteger e preservar a mesquita e a pirâmide e para não as usar inapropriadamente. “A restauração da mesquita revelou a beleza do minbar e do mihrab e os habitantes deveriam preservá-los não apenas porque é um edifício religioso, mas também uma parte da herança egípcia”, El-Enany pontuou.

El-Nani e a pirâmde de Lahun ao fundo. Cortesia: See news.

Ele explica que o trabalho de conservação da pirâmide inclui a remoção dos detritos encontrados dentro dos corredores da pirâmide e da câmara funerária, a instalação de escadas de madeira para facilitar sua entrada, a reinstalação dos blocos de pedra caídos no salão e no corredor nos seus locais originais, assim como uma restauração de pedras deterioradas do piso e a instalação de um novo sistema de iluminação. Painéis de orientação e placas de sinalização também foram fornecidas ao sítio.

A pirâmide de Lahun é feita de tijolos de barro. Ela tinha um comprimento de 106 m, uma inclinação de 42, 35 m e uma altura de 48,6 m. A estrutura da pirâmide é suportada por um núcleo natural rochoso que foi recortado para receber um topo piramidal, grandes paredes transversais de calcário que proviam suporte para as seções de tijolos, depois foi coberta com calcário.

Câmara funerária. Cortesia: Djed medu blog.

Nova descoberta

As escavações realizadas no lado sul da pirâmide de Lahun por uma missão arqueológica egípcia, encabeçadas por Waziri, descobriu diversos artefatos de uma tumba do Médio Império.

Waziri explica que objetos descobertos foram achados dentro de tumbas do Médio Império que consistiam de três santuários e um pátio frontal

A tumba estava repleta de pedregulhos, uma coleção de fragmentos de potes, restos de caixões de madeira e cartonagem datando de épocas diferentes, que foram desenterrados depois da remoção da tumba.

Máscaras funerárias. Cortesia: Djed medu blog.

Dentro da tumba, uma coleção de caixões de madeira para homens, mulheres e crianças foi achada. Alguns deles estavam mal esculpidos, e outros estavam habilmente esculpidos e exibiam os traços faciais dos falecidos

Waziri disse que a missão também foi bem-sucedida ao desenterrar uma estátua de madeira, uma coleção de amuletos de faiança, assim como vasos de argila de diferentes tamanhos e formatos, restos de ossos humanos e caixas de madeira repletas com uma coleção de ushabtis feitos de argila.

Amuletos, colares e lâmpada de argila. Cortesia: Djed medu blog.

Mesquita Khond Aslabay

A mesquita foi fechada por quase seis anos e a restauração começou em Abril.

Mihrab (esq.) e minbar (dir.) da mesquita. Cortesia: Ahram online.

Gharib Sonbol, chefe do departamento de restauração, disse que as paredes e os pilares da mesquita foram consolidados e os ladrilhos deteriorados do chão foram consertados e reinstalados nos seus locais originais. O minbar [púlpito] e o mihrab [nicho indicativo da direção de Meca] foram limpos e os motivos de suas detalhadas decorações apareceram.

Traduzido de:

EL-AREF, N. Inauguration of Lahun pyramid and Khond Aslabay Mosque after years of restorations in Fayoum. Ahram online, 28 Jun. 2019. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/337002.aspx. Acesso em: 28/06/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo