Antigo EgitoImagens

Conhecendo o Egito: Amuleto de Hathor

No Egito antigo, as divindades são frequentemente representadas como uma combinação de corpo humano e cabeça de animal. Com menos frequência, uma cabeça humana era presa ao corpo de um animal, neste caso uma cobra. A cobra em si pode ser identificada com diferentes deusas como Wadjet, Hathor, Meretseger, Renenutet, Bastet ou Sakhmet.

A cabeça humana deste amuleto, no entanto, tem orelhas de vaca e pode ser identificada como representando Hathor, que muitas vezes é representado como uma deusa da vaca. O santuário em forma de naos sistrum, um instrumento musical associado à Hathor, foi colocada no topo de sua cabeça e não deixa dúvidas de que ela é retratada aqui.

A deusa Hathor era geralmente associada a amor, música e fertilidade. A forma particular deste amuleto mostra o seu papel perigoso e protetor no mito da destruição da humanidade. Nesta história, os humanos se revoltaram contra os deuses. Como reação, o deus do sol enviou um de seus olhos na forma de uma cobra para destruir a humanidade; o olho é identificado com Hathor. Esse aspecto perigoso da deusa era usado apenas contra inimigos ou outras forças que ameaçavam a ordem mundial. A manifestação de Hathor como um uraeus pode ser vista como uma imagem da proteção divina. 

Data: 1086-332 a.C

Fonte: https://www.metmuseum.org/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo