Antigo Egito

Câmaras funerárias de dois oficiais do Médio Império foram descobertas

Uma missão australiana-egípcia da Universidade Macquarie descobriu acidentalmente as câmaras funerárias de Rimushenty e de Baqet II, que eram altos funcionários durante o Médio Império e governantes do 16º Nomo.

A descoberta foi feita enquanto a equipe estava realizando um trabalho de limpeza dentro da tumba da necrópole de Beni Hassan, na província de Minya. Não foram encontradas múmias ou sarcófagos nas câmaras funerárias.

Ayman Ashmawi, chefe do Departamento de Antiquidades Egípcias do Ministério de Antiguidades, disse que a câmara sepulcral de Rimushenty foi achada no fundo de um poço de três metros de profundidade.

Pintura mural com cena de oferenda. Cortesia: Ahram Online.

Ashmawi disse ao Ahram Online que nenhuma coleção funerária foi encontrada dentro da câmara principal, explicando que a coleção foi “provavelmente removida pelo egiptólogo britânico Percy E. Newberry, que trabalhou na necrópole de Beni Hassan entre 1893 e 1900.”

Ashmawi disse que a câmara tem um espaço retangular vazio que parece ter abrigado o sarcófago agora ausente.

Uma coleção de recipientes de alimentos feitos em barro também foi encontrada em duas câmaras funerárias laterais, localizadas a leste e a oeste da câmara principal.

Gamal El-Semestawi, Diretor Geral do Departamento de Antiguidades do Médio Egito, disse que a câmara de Baqet II tem o mesmo design que a câmara de Ramushenty.

El-Semestawi adicionou que as paredes da câmara principal são pintadas com cenas coloridas bem preservadas dedicadas a Baqet II.

Cena mural com ofertantes. Cortesia: Ahram Online.

Uma coleção de jarros de barro também foi achada na câmara.

O egiptólogo Naguib Kanawati, chefe da missão, disse que a equipe retomará seu trabalho em Janeiro para limpar, restaurar e estudar as pinturas murais, assim como inspecionar o poço e as câmaras funerárias, o primeiro passo em direção a futuras publicações científicas. A missão tem trabalhado na necrópole de Beni Hassan desde 2009.

 

Traduzido de:

EL-AREF, N. Burial chambers of two Middle Kingdom officials discovered in Egypt’s Minya. Ahram online. 31 Jul. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/308828.aspx. Acesso em: 03/08/18.

 

Indicação bibliográfica:

BROWN, M. Emblems for the Afterlife. Archaeology. Abr. 2018. Disponível em: https://www.archaeology.org/issues/296-1805/features/6508-egypt-middle-kingdom-tomb-paintings. Acesso em: 06/08/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo