EgiptomaníacosImagens

Conhecendo o Egito: Estela de Thutmés

Nessa estela funerária toda decorada em baixo-relevo, dedicada a Thutmés, vemos dois registros. No canto superior, nota-se o sinal shen sobre um cesto e o olho udyat, e logo abaixo o deus Osíris entronado e dentro de um pavilhão, sendo saudado por Thutmés, que ergue os braços em sinal de adoração, próximo à mesa de oferendas. Na parte inferior, Thutmés e sua esposa Amenemopet estão sentados ao lado da mesa de oferendas, com trajes de gala e cones de perfume sobre a cabeça. A esposa estende o braço esquerdo sobre o ombro esquerdo do marido, num sinal de união, que é testemunhado por um gato que está abaixo do assento dela.  Numa prece do casal a Osíris, lê-se: “O Senhor da Terra Sagrada”. Materiais: Calcário pintado. Dimensões: 68,5X35,7 cm. Procedência: Coleção Willibald Duschnitz (Viena).

 

Data: Final da XVIII Dinastia, reinado de Amenhotep III, c. 1391-1353 a.C.

 

Fontes:

BRANCAGLION Jr., A. Tempo, matéria e permanência: O Egito na Coleção Eva Klabin Rapaport. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Fundação Eva Klabin Rapaport, 2001, p.143.

Casa Museu Fundação Eva Klabin. Coleção egípcia. http://evaklabin.org.br/acervo/colecao-egipcia/.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo