Antigo Egito

Leilão de artefatos raros (incluindo egípcios) acontecerá dia 1º de outubro..

Um leilão de artefatos antigos incluindo diversas raridades da época do antigo Egito acontecerá no dia 1º de outubro. São mais de 420 itens que passam por períodos como o egípcio, grego e romano. A grande novidade é que os lances iniciam em um valor baixo (em torno de 100 dólares) e podem ser feitos através de licitações na internet. A empresa sediada na Califórnia Ancient Resource LLC espera números espetaculares com essa abertura de mais um leilão de itens raros.


Um dos muitos lotes disponíveis no leilão



É uma ótima oportunidade para museus e colecionadores do mundo inteiro adquirirem peças originais da época dos faraós. O AntigoEgito.org fez questão de criar uma conta no site LiveAuctioneers.com para averiguar a funcionalidade do sistema. O registro é simples e os lances também. Depois do registro, um email é enviado para a verificação e o mesmo é liberado para os lances nos artefatos. Demos um lance de $120 em um par de Djed (http://www.liveauctioneers.com/item/9806737) e o lance foi registrado sem maiores problemas, mas claro que foi o primeiro lance e muitos outros devem ocorrer elevando o valor do artefato para bem longe dessa simbólica cifra.

 

Coleção: http://www.liveauctioneers.com/catalog/26293/page1

 

Os artefatos devem ser retirados nos Estados Unidos, o que impede que muitas pessoas de outros países consigam adquirir os itens, porém para instituições grandes (museus) fica a dica desses raros artefatos. E claro, se algum museu ou colecionador brasileiro adquirir algum item que remonte ao antigo Egito, entre em contato para divulgarmos tais raridades no site.

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

8 Comentários

  1. Tenho uma ficha loteria no valor 100 que no verso e comemorativa da usina termoelétrica de Florianópolis gostaria de saber sobre pois consulto e não encontro nada

    1. Olá Luiz, tudo bom? Acredito que você tenha entrado no site errado. Aqui é um site sobre Egiptologia.

      Até mais.

  2. Tenho um escaravelho egipcio em minha pose a algums geracoes gostaria de saber se tem algum valor. Obrigado

  3. Tenho um machado de pedra da era paleolítica,
    gostaria de saber se tem algum valor, se há alguém interessado em comprar.

  4. Eu acho esse comercio uma palhaçada! Devia ser proibido! Eu já acho um absurdo ter objetos tão importantes da história egipcia espalhados pelos museus do mundo, como a pedra de roseta e o busto de nefertiti. Se são objetos da história do egito, é lá que deveriam estar! Acredito tb que o a antiga civilização egipcia é a maior em dados atualmente, era pra ser um patrimonio da humanidade e seus objetos n deveriam ser peças de leilão para serem adquiridos para coleções privadas.

    1. Olá Letícia, tudo bom? É um tema bem polêmico e gerou/gera muitas reuniões acerca da devolução de artefatos ao Egito. Eu particularmente acho que se em algum momento da história eles foram retirados legalmente do Egito, deveriam permanecer em seus locais. Acredito que os artefatos espalhados pelo mundo só fazem crescer ainda mais o fascínio sobre a civilização egípcia, já que muitas crianças tem esse primeiro contato em museus e exposições. Se você pegar o museu do Cairo, verá que lá tem uma sala (depósito) com milhares de artefatos encontrados que estão “abandonados”, ou seja, estão lá estragando simplesmente por “ter que ficar no Egito”. Concordo com você, que coleções privadas não ajudam em nada a divulgação do Egito e de sua cultura e também acho que não deveriam existir, mas quanto aos museus, eu acharia interessante que o próprio Egito enviasse artefatos para o mundo todo (seja como exposição itinerante ou não). Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo