Múmias são danificadas no sítio arqueológico em Fayoum..
Escavações no sítio arqueológico Lahoun em Fayoum foram interrompidas devido à negligência das escavadoras. A Comissão Permanente de Antiguidades egípcias decidiu hoje interromper todos os trabalhos de escavações a serem realizadas pela missão egípcia no sítio arqueológico.
A comissão também aprovou a decisão tomada pela missão arqueológica que foi enviada no início de março para inspecionar as obras de escavações a serem realizada em Lahoun e nos artefatos descobertos por lá. A missão arqueológica foi enviada a pedido de Zahi Hawass, que era então ministro de Estado para Assuntos de antiguidades, e constatou que o local foi sujeito a deterioração.
Uma coleção de múmias egípcias antigas descobertas no local foram danificadas devido a negligência, enquanto sarcófagos de argila foram deixados na areia, sem qualquer proteção ou restauração, o que levou à sua deterioração.
Mohamed Ismail, supervisor da comissão permanente, disse que todos os procedimentos legais devem ser tomados contra quem é responsável pelos danos. Ele disse que a comissão permanente também concordou em aumentar o número de visitas realizadas por suas missões arqueológicas, a fim de vistoriar sítios arqueológicos em escavação, por missões egípcias ou estrangeiras.
Fonte: http://english.ahram.org.eg
E muito massa o site
Olá Daniel Mazepa, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Até mais.