Antigo Egito

Necrópole descoberta em Saqqara revelaria segredos sobre a mumificação

Ao sul da Pirâmide de Unas, na necrópole de Saqqara, província de Gizé, o ar está zunindo com pessoas que se reuniram no local, tentando dar uma espiada na nova descoberta que será anunciada na conferência de imprensa.

O ministro de antiguidades Khaled el-Anany anuncia o início da escavação de uma oficina de mumificação, descoberta junto de uma área de enterros comuns, consistindo unicamente de câmaras funerárias e datando do Período Saíta-Persa (664-404 a.C.). O trabalho está sendo realizado ao sul da Pirâmide do Rei Unas, em Saqqara, por uma missão egípcio-germânica da Universidade de Tübingen.

“Uma coleção de 35 múmias foi descoberta junto de quatro sarcófagos selados que estão para ser abertos em breve para explorar o que repousa em seu interior”, disse El-Anany. Acrescentou que um dos itens mais importantes é uma máscara de múmia com fragmentos de douração achada numa câmara funerária fora do eixo principal, anexada à oficina de mumificação.

Múmia em sarcófago. Cortesia: Europa press.

Estudos iniciais mostram que a máscara pertence a uma pessoa que carregava o título de “o segundo sacerdote de Mut” e “o sacerdote de Niut-Shaes”. Exames microscópicos preliminares sugerem que é feita de prata dourada, e os olhos incrustados com uma gema negra (possivelmente ônix), calcita e obsidiana.

A peruca também é incrustada com gemas que foram embutidas em pastas coloridas. A máscara mede 23X18,5 cm. Um projeto de pesquisa e conservação para a máscara está sendo planejado.

Ramadan Badry Hussein, diretor do Projeto das Tumbas Saítas de Saqqara e professor na Universidade de Tübingen descreve a descoberta como rara.

Hussein contou ao Ahram Online que a oficina de mumificação, um prédio retangular construído com tijolos de barro e blocos irregulares de calcário, foi achada a 30 metros abaixo do nível do solo.

No canto sudoeste uma entrada leva a uma área aberta com duas depressões bem largas e uma rampa de tijolos de barro entre elas. As duas depressões estão cercadas com paredes de tijolos de barro.

Acredita-se que elas eram para o natrão (uma mistura salina usada como agente secante no embalsamamento) e a preparação de bandagens de linho. Ele afirma que a oficina inclui também um cachete (fosso; cova) para embalsamamento com uma profundidade de 13 metros, terminando com uma câmara retangular subterrânea, onde um vasto corpus de cerâmica foi achado

Essa cerâmica inclui vasos, taças e copos de medição com inscrições dos nomes de óleos e substâncias usadas na mumificação. A oficina de mumificação também tem um grande fosso no meio (K 24), que é usado como lugar de enterro comum. Ele mede 3X3,35X30 m. O fosso K24 é o único a ter várias câmaras funerárias, incluindo um complexo de câmaras mortuárias recortadas na base da rocha numa profundidade de 30 m.

Elas estavam arranjadas aos lados de dois corredores. O primeiro corredor tem uma câmara funerária intacta a oeste, onde três caixões de madeira apodrecidos foram achados, em cima da parte inferior esquerda de um grande sarcófago de calcário.

Vaso canopo. Cortesia: Hussein Talal/Egypt Today.

Uma quarta múmia foi achada a norte do sarcófago. Uma grande quantidade de ushabtis de faiança também foram achados a norte do sarcófago.

Hussein apontou que o caixão de madeira do meio, em cima do sarcófago, está muito danificado e a múmia em seu interior tem uma máscara dourada que foi encontrada sobre o seu rosto.

O caixão de madeira um dia foi recoberto por estuque e pintado com uma imagem da deusa Nut, mãe do deus dos mortos, Osíris.

A decoração também inclui os títulos e o nome do dono da máscara. Ele é o segundo sacerdote da deusa Mut e o sacerdote da deusa Niut-Shaes, uma forma viperina da deusa Mut.

O nome teofórico do dono da máscara inclui o nome da deusa Neith, a deusa patrona da 26ª Dinastia.

Máscara mortuária. Cortesia: Hussein Talal/Egypt Today.

Pedaços de estuque colorido carregando o resto do nome dele ainda estão desaparecidos, e a missão é coletar mais de um deles a fim de poder ler o nome completo do falecido.

Mostafa Waziri, o secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, disse ao Ahram Online que essa descoberta é a primeira a ser feita desde a última escavação realizada por Maspero em 1900, onde este achou vários enterramentos.

Waziri descreve a descoberta como importante e única, completando que a missão germâmico-egípcia teve sorte por encontrar tal oficina.

Ele pontuou que a descoberta ainda está se iniciando e são esperados mais achados.

A missão da Universidade de Tübingen a Saqqara testemunhou a implementação governamental do uso da tecnologia de arte na documentação e registro dos monumentos, particularmente técnicas de escaneamento a laser e fotogrametria.

As atividades de documentação digital da missão incluem a criação de modelos fotogramétricos 3D e escaneamentos laser das câmaras funerários de Padinist, diretor do departamento de armazenamento do palácio real, Psamtek, médico chefe e comandante dos mercenários líbios, e Amentayefnakht, comandante dos recrutas.

A missão também conduziu um projeto de conservação dos relevos policromados e inscrições nessas câmaras funerárias.

 

Traduzido de:

EL-AREF, N. New Saqqara necropolis discovery to reveal secrets of mummification: Egypt Ministry of Antiquities. Ahram online. 14 Jul. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/306907/Heritage/Ancient-Egypt/New-Saqqara-necropolis-discovery-to-reveal-secrets.aspx. Acesso em: 14/07/18.

 

Para mais informações:

ESSAM, A. A closer look at Saqqara’s unique discovery. Egypt today. 15 Jul. 2018. Disponível em: http://www.egypttoday.com/Article/4/54043/A-closer-look-at-Saqqara-s-unique-discovery. Acesso em: 15/07/18.

_______. In pics: 5 ancient Egyptian stone coffins discovered at Saqqara. Egypt today. 14 Jul. 2018. 14 Jul. 2018. Disponível em: http://www.egypttoday.com/Article/4/53962/In-pics-5-ancient-Egyptian-stone-coffins-discovered-at-Saqqara. Acesso em: 14/07/18.

REUTEURS/EP. Egipto confirma el hallazgo de un taller de momificación en una necrópolis cerca de El Cairo. Europapress/Internacional. 14 Jul. 2018. Disponível em: http://www.europapress.es/internacional/noticia-egipto-confirma-hallazgo-taller-momificacion-necropolis-cerca-cairo-20180714174935.html. Acesso em: 14/07/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo