Antigo Egito

Palestra “A ginecologia e a saúde da mulher no tempo dos faraós”

No dia 29 de Setembro a Universidade Rose-Croix Internacional – URCI, localizada em Curitiba, PR, realizará a palestra A ginecologia e a saúde da mulher no tempo dos faraós.

Descrição: Para garantir a saúde da mulher e a continuidade da família, os egípcios criaram diversas prescrições médicas, algumas das quais sobreviveram ao tempo e chegaram até nós. Os ingredientes utilizados em tais fórmulas eram os mais variados, indo desde leite, mel, flores e frutos, até substâncias ofensivas, como excrementos de animais. A maior fonte para nosso conhecimento sobre os conceitos e práticas da medicina no Egito antigo é um grupo formado por doze papiros médicos e quatro ostracas, que se encontram distribuídos em diversos museus ao redor do mundo, e dos quais o Papiro Ginecológico de Lahun é o mais antigo. Nesta palestra discorreremos sobre a ginecologia no Egito antigo, por meio da análise das diferentes receitas indicadas nestas fontes, e que eram indicadas para assegurar a saúde da mulher.

Data: 29 de setembro

Horário: 14h30.

Local: Auditório H. Spencer Lewis (Rua Nicarágua, 2620 – Bacacheri) – Curitiba -PR

Palestrante: Professora Doutora Liliane Cristina Coelho – UNIANDRADE, ITECNE e CEHAM/NEA-UERJ

Acesso: 1 kg de alimento não-perecível ou 1 produto de higiene.

 

Fonte: 

URCI. http://urci.org.br/palestra-a-ginecologia-e-a-saude-da-mulher-no-tempo-dos-faraos-20-de-setembro-as-14h30/. Acesso em: 14/07/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo