Antigo Egito

Segredos de uma meia perdida

Ainda vibrante depois de 1700 anos, uma meia listrada esquerda infantil está fornecendo evidência de quão sutilmente os tintureiros manejavam seu ofício no Egito romano. Desenterrada em 1913 numa pilha de lixo no sítio de Antinoópolis, cidade fundada pelo imperador Adriano, a meia de lã é um de quatro têxteis egípcios recentemente estudados por uma equipe liderada pela química do Museu Britânico, Joanne Dyer. Ela e seus colegas examinaram os artefatos, que também incluíam fragmentos de tapeçaria de lã decorada, com uma matriz de técnicas de imagem que expôs os tecidos a diversos comprimentos de onda de luz. Essas técnicas foram usadas previamente para analisar superfícies pintadas. As diferentes fontes de luz permitiram à equipe determinar a química dos corantes usados para colorir os tecidos, sem ter que remover amostras que poderiam danificar os artefatos. Eles descobriram que apenas três colorantes naturais – índigo, garança (também chamada de ruiva-dos-tintureiros e granza) e gonda (também chamada de gauda ou lírio-dos-tintureiros) – criaram as listras exuberantes das meias. “O que é surpreendente é que embora os tecidos sejam altamente coloridos e muito variados, os antigos egípcios usavam apenas poucos corantes naturais para criar essa extensa paleta”, diz Dyer. Apesar da escassez das fontes, um tintureiro habilidoso era capaz de fazer uma meia listrada que não pareceria fora de lugar num parque infantil de hoje.

Meias listradas. © Trustees of the British Museum

Traduzido de:

POWELL, E. A. A Lost Sock’s Secrets. Archaeology. Jan./Fev. 2019. Disponível em: https://www.archaeology.org/issues/325-1901/trenches/7213-trenches-egypt-socks?fbclid=IwAR0BAjE8WILGxLRXdAUOvsAU2p0eaY6oxV7vo2umJGZy54NY3uoX7kTGC8A. Acesso em: 26/12/18.

 

Para maiores informações:

The British Museum. Collection online. Disponível em: https://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=155676&partId=1. Acesso em: 26/12/18.

WU, K. J. 1,700-Year-Old Sock Spins Yarn About Ancient Egyptian Fashion. Smithsonian.com. Out. 2018. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/smartnews-history-archaeology/1700-year-old-sock-spins-yarn-about-ancient-egyptian-fashion-180970501/. Acesso em: 26/12/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo