Antigo Egito

Zahi Hawass: Estátua de Tutankhamon está restaurada e o museu está muito bem..

Tenho o prazer de informar que os visitantes estão voltando para o Museu Egípcio. Na segunda-feira dia 21 de fevereiro de 2011, 2770 egípcios e 107 turistas estrangeiros vieram para ver o museu, que abriga algumas das maiores obras-primas do mundo. Estou orgulhoso de que fomos capazes de reabrir esta importante instituição tão rapidamente, apenas três semanas após o início de nossa revolução.

Quero manifestar o meu profundo agradecimento ao pessoal do museu: todos, tem trabalhado incansavelmente para tornar isso possível. Algumas pessoas disseram que a invasão do museu foi um trabalho interno. Não há absolutamente nenhuma evidência disso, e declarações infundadas como estas são completamente injusta para o pessoal dedicado do museu.


Zahi Hawass e o Exército egípcio protegendo o museu – Foto 28 de Janeiro de 2010


Eu fui ao museu de manhã e revisei as provas recolhidas até agora pela polícia. A melhor reconstrução dos fatos que foram reunidos até agora é que um entrou no museu através de uma clarabóia sobre uma das galerias do Reino Médio no segundo andar. Ele usou cabos e caiu em uma parte de uma vitrine contendo um caixão do Reino Médio e alguns artefatos relacionados, incluindo uma bengala, um espelho de bronze e algumas jóias. Ele se machucou gravemente, mas ainda era capaz de andar, e deixou um rastro de sangue e artefatos danificados para trás. Não parece ter sido pelo menos mais um vândalo, que veio através do telhado para se juntar a ele, mas não sabemos quantos outros poderiam ter sido. Um ladrão foi flagrado na saída do museu que leva à loja e ainda está sob custódia da polícia militar.

Restauradores do museu continuam a trabalhar na reparação dos danos causados por esses vândalos. Tenho o prazer de informar que a figura em pé de Tutankhamon na parte de trás de uma pantera que foi danificada já foi restaurada. A gestão do museu e a equipe de documentação continua a trabalhar com os curadores para completar o seu inventário, para que possamos finalizar a lista de objetos perdidos e se concentrar em obter tudo de volta o mais rápido possível.


Estátua de Tutankhamon que foi danificada na invasão ao Museu Egípcio do Cairo


Infelizmente, há pessoas a dizer coisas que são falsas e tentar fazer o problema parecer ainda maior. As vezes a mídia gosta de repetir estas histórias, pois acha que isso vai interessar ao público em geral. Eu prefiro ignorar essas pessoas, e focar no nosso trabalho. Há muito a fazer para proteger os nossos monumentos e isto é agora, como sempre foi, a minha primeira prioridade.


Fonte: www.drhawass.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo