Antigo EgitoEgiptomaníacos

Papiro – Como fazer o Papel do Antigo Egito

O papiro era uma planta sagrada para os egípcios.

Seu caule, em formato triangular, lembrava as pirâmides, e suas folhas, em forma de raios, remetiam ao deus Sol.

Com a parte externa que reveste o caule, faziam-se cestos, sandálias e até algumas partes das embarcações

Há inúmeros livros, sites e vídeos falando sobre a fabricação do papiro, entretanto muitas informações não conferem ou deixam lacunas nas etapas do processo.

O resultado apresentado abaixo diz respeito a uma série de estudos e testes, havendo consenso sobre o procedimento utilizado na fabricação.

O que vamos precisar:

Caule de papiro, rolo de massa de pão, martelo de madeira, faca, tigela, prensa e toalha.

Procedimento:

 Corte o caule do papiro em pedaços, de preferência do mesmo tamanho, para a montagem posterior.

Retire a camada verde que envolve o caule com uma faca.

Corte o caule em tiras finas. Dependendo da grossura do caule, pode-se fazer 2 ou 3 tiras.

Com o martelo de madeira, bata em cima da tira (ela já começará a ficar molhada).

Com o rolo de massa de pão, esmague a tira fazendo com que a água que tem dentro do caule saia, tirando assim todo o excesso de líquido.

Depois, coloque a tira na tigela com água e repita o mesmo processo com todas as outras tiras.

Deixe-as de molho por 5 a 6 dias (de preferência em um lugar arejado, porém fechado).

Retire as tiras da água.

Com o dedo, escorra um pouco a água (apenas com o dedo, sem usar o rolo) e coloque em cima da toalha uma fileira de tiras, sendo a primeira na vertical.

Depois por cima dessa fileira coloque as outras na horizontal, formando assim um quadrado ou retângulo.

Com as tiras em cima da toalha, sobrepostas uma às outras, coloque uma outra toalha por cima e com o martelo de madeira bata levemente para que as tiras comecem a se unir.

10º Leve a toalha com as tiras para a prensa e deixe-as lá por mais ou menos 5 ou 6 dias.

Convém no quarto dia trocar a toalha (o papiro já estará praticamente pronto, porém um pouco úmido).

11º Depois de retirar da prensa, teoricamente o papiro já estaria pronto para pintar ou até mesmo para servir como decoração, mas para ficar macio e liso, de forma a se obter uma melhor pintura, utiliza-se pedra-pomes, para fazer o “lixamento”.

Foto: Papiro – Acervo Pessoal: Lucas Ferreira

Foto: Papiro 2 – Acervo Pessoal: Lucas Ferreira

Conceitos errados:

Há muitas informações sobre acrescentar vinagre na tigela de água ao colocar as tiras de papiro para ficar de molho por 6 dias.

Essa é uma informação que não procede, tendo em vista que o vinagre mantém as tiras mais claras, porém acaba com os agentes que farão com que as tiraram se unam.

Autor: Lucas Ferreira

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

55 Comentários

  1. Bom dia Lucas Ferreira. Encontrei este site a uns dias e adorei o conteúdo lido nessas páginas. Sou Estudante da USP e gostaria de poder utilizar seus dados e imagens como exemplo de disseminação de memórias preservadas, para a escrita do meu TCC. Com a sua permissão e as devidas referências gostaria de disseminar sua ideia e sua forma de ensinar. Agradeço desde já a atenção. Obrigada.

  2. oi adorei esse site porque eu tinha que fazer papiro real e eu fiz com babosa pois nao tinha o papiro e fez o mesmo efeito

  3. O cilindro utilizado para esticar massas seria uma opção para retirar o excesso de água dos caules de papiro?

    1. Olá Harold, tudo bom? Exatamente. Você pode substituir por qualquer outro utensílio que realize a mesma função. Até mais.

  4. Gostei muito desse site ficou ótimo as fostos e informações 😉 realmente ajudou no meu exercício final de Artes!Valeu!

  5. Ola,

    Gostaria de saber onde posso encontrar essa planta aqui na cidade de São Paulo. Vou fazer um trabalho sobre o Egito Antigo misturando Consciência Coletiva e gostaria de utilizar o papiro para apresentar o trabalho.

    Muito Obrigada,

    Debora.

    1. Olá Debora, tudo bom? Você pode encontrar o Papiro nas floriculturas. Há também espalhados por diversos cantos da cidade adornando os jardins das casas e praças. Respondendo sua pergunta do Facebook: Você levará em média 14 dias para que o processo seja completo. Até mais.

  6. Oi estou fazendo uma pesquisa sobre o papiro para um trabalho de tecnologia textil,onde estudo possui uma muda dele,terias mais informaçao sobre o papiro planta??meu email [email protected]

    1. Olá Vanessa Mesko, tudo bom? Quais informações você gostaria de obter? Me adicione no Facebook e podemos conversar melhor por lá. Até mais.

  7. Olá, boa noite!!

    Pode me dar uma sugestão de como fazer essa prensa???

    Em como posso faze-la???

    Ou até mesmo onde comprar, encontrei um Sr que vende em Brasilia, sou de São Paulo!

    Acredito que eu fazendo até a energia do resultado final seja diferente…

    Obrigada!

    1. Olá Tatiana, tudo bom? Você pode utilizar o “macaco” de qualquer carro para prensar o Papiro contra algo sólido e resistente (parede, lage…). Para comprar uma prensa, use o mercadolivre.com.br .Até mais.

  8. Olá Lucas, boa tarde.
    Parabéns pelo site. Já passei o endereço para meus alunos e eles estão gostando muito do material que você tem disponibilizado.
    Sou Professor e estou preparando um Curso de TGA. Você tem alguma informação sobre os conceitos de administração no antigo Egito ou onde posso buscar?

    Grande abraço e sucesso

    1. Olá Waldomiro Guimaraes Filho, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site! Qual seu e-mail? Irei providenciar alguns materiais sobre administração no Egito e posso te encaminhar.

      Att. Lucas Ferreira.

  9. Sou professor de história e achei uma iniciativa brilhante esse site. Acredito que de agora por diante me ajudará bastante a levar o conhecimento prático da antiguidade.

    1. Olá Prof. Diego Machado, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Recentemente estive no Egito e estou atualizando os links com novas fotos e informações que coletei de lá. Grande abraço!

  10. Olá Lucas! É possivel eu encontrar mudas de Papiro para vender nessas lojas de que vendem plantas? E no caso se encontrace, como que planta, quais os cuidados e tipos de climas que ele sobrevive?
    Aguardo a resposta!
    Otimo site, amei tudo!

    1. Olá Kelbin da Silva, tudo bom? É possível encontrar sim. É uma planta muito resistente e que necessita de bastante água para crescer bem. Não há um cuidado especial com ela, depois de adaptada ao solo, em pouco tempo ela irá se multiplicar. Fico feliz que tenhas gostado do site. Até mais e qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar.

    1. Olá Marcella, tudo bom? Eu nunca fiz com folhas de bananeira, mas já ouvi pessoas que fizeram e deu certo. Não será mais um Papiro e sim uma nova superfície de escrita. Há uma outra planta chamada maguey (agave americana) usada também como superfície de escrita na época dos astecas. Até mais.

  11. Danilo :
    ola,gostaria de saber a onde posso encontrar o Papiro.Aguardo respostas,obrigado…

    Desculpe Lucas,outra pessoa fez a mesma pergunta mas eu não tinha lido. :-X

    1. Olá Hillary, tudo bom? O Papiro é feito do caule da planta de mesmo nome. Extrai uma parte branca de dentro da haste do Papiro, apenas “descascando-a”. Espero ter ajudado. Até mais.

  12. Olá, Lucas!
    Adorei seu site!
    Sou professora de História e preciso de uma descrição dos banheiros do antigo Egito. Pode me ajudar? Desde já, agradeço!

    1. Olá Silvia, tudo bom? O pouco que se sabe dos banheiros egípcios é que os mais ricos tinham um cômodo reservado para banhos e faziam suas necessidades em um recipiente feito de pedra. Segundo Heródoto, a maioria das pessoas faziam ao ar livre. Espero ter ajudado. Até mais.

    1. Olá Werley, tudo bom? Esse papiro que utilizei acima eu ganhei de um amigo da nossa família. Aqui onde moro não é difícil encontrar pessoas com papiros plantados próximos a lagos. Acredito que se não for desse modo, você encontrará papiros em lojas que fazem decorações de jardins (paisagismo) ou até mesmo pela internet. Espero ter ajudado, Até mais.

  13. Olá Lucas Boa tarde!
    Pesquisando pela blogesfera encontei sei site. Estou fazendo um trabalho de um curso e preciso de foto de papiro mas só posso usar se tiver autorização do dono da foto. Gostaria de saber se vc me autoriza usar esta sua foto de Papiro. Caso autorize preciso da autorização por escrito. já tenho modelo, me escreva que se autorizar mando por email. Aguardo seu pronunciamento. Desde já agradeço.Prof Irineia Kirach

  14. S E N S A C I O N A L, era exatamente o que pesquisava. Agora mãos à obra e é hora de colocar “a mão na massa”.Parabéns… Tentar é o lema… V A L E U

    1. Verdade! Foi preciso algumas tentativas até chegar no objetivo final. Qualquer dúvida, estamos ai. Sucesso.

  15. Gostaria de saber se posso substituir a planta papiro por outra mais fácil de ser encontrada.
    Obrigado.

    1. Olá, Malú!

      Pode até pode, porém o nome não poderá mais se chamar papiro, já que o mesmo não provém da planta. Será apenas uma imitação! Eu sei que alguns vendedores de “Papiro” falsificam ele usando as fibras da bananeira! Só não sei lhe dizer se o processo é o mesmo.

      Até mais.

    1. No brasil existe algumas pessoas que tem a planta em casa, seria mais fácil pedir a elas uma muda. mas nada impedi de ir em lojas que vendem plantas e perguntar sobre a existência da mesma. O local exato de onde vende, dependerá muito da cidade de onde você mora. Qualquer coisa que eu possa ajudar, estou ai. Eté mais.

  16. nota 10000! pela última foto, o resultado é um dos melhores que já vi. o site ta lindo, achei ele no orkut.bejusss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo