Antigo Egito

Arquitetura Egípcia

Os arquitetos no antigo Egito eram considerados as pessoas que realizavam os grandes sonhos dos Faraós. Possuíam uma gama de trabalhadores que os cercava, tais como escribas e pessoas que faziam as medidas dos locais das obras. Qualquer tipo de construção envolvia uma grande logística e um planejamento que até hoje é abordado pelos principais egiptólogos.

Sem grandes recursos arqueologicamente comprovados, a arquitetura de pirâmides, templos e obeliscos continua sendo um grande mistério.

A arquitetura mais comum no antigo Egito eram os templos. Eles possuíam decoração inspirada na paisagem egípcia. Papiros, flores de lótus e palmeiras eram algumas delas. A entrada dos templos geralmente era feita por caminhos que continham esfinges de ambos os lados. Os templos eram enormes e geralmente estavam sustentados por colunas.

Templo de Ramsés II em Abu Simbel - Acervo pessoal.
Templo de Ramsés II em Abu Simbel – Acervo pessoal.

Abu Simbel:

Porém sem dúvida alguma, as mais belas e impressionantes obras arquitetônicas do período faraônico foram as pirâmides. A pirâmide em degraus ou escalonada foi uma obra-prima idealizada pelo mais famoso arquiteto do antigo Egito; Imhotep para o faraó Djoser na terçeira dinastia. Antes de Imhotep o lugar de descanso dos faraós eram as mastabas.

Pirâmide de Djoser em Saqqara.

Posteriormente à pirâmide de degraus, surgiram outras com formatos diferentes. Veja mais sobre pirâmides clicando aqui. Foi na quarta dinastia que se modificou o desenho das pirâmides, originando as tradicionais pirâmides que conhecemos hoje. As mais famosas representantes dessa arquitetura são as pirâmides do complexo de Gizé.

Pirâmides do complexo de Gizé - Acervo pessoal.
Pirâmides do complexo de Gizé – Acervo pessoal.

As esfinges egípcias também eram uma bela forma arquitetônica. Geralmente existiam diversas esfinges de ambos os lados das estradas que davam acesso aos templos. As esfinges mais comuns eram estátuas com corpo de leão e cabeça humana (geralmente de Faraós). Conheça mais sobre as esfinges clicando aqui.

Grande Esfinge no complexo de Gizé - Acervo pessoal.
Grande Esfinge no complexo de Gizé – Acervo pessoal.

Grande Esfinge do Complexo de Gize:

Os obeliscos eram também outras formas de arquitetura egípcia. Tinham o formato de colunas com lados lisos e em sua ponta seu formato era triangular (piramidal). Sua principal função era de cunho religioso e servia para os egípcios homenagearem os deuses.

Obelisco no templo de Luxor - Acervo pessoal.
Obelisco no templo de Luxor – Acervo pessoal.

Existiam ainda outras formas arquitetônicas no antigo Egito, como entradas de templos que eram verdadeiras obras de arte ou salas sustentadas por diversas colunas, conhecidas popularmente como hipóstilas, que faziam parte dos complexos de templos.

Sala Hipóstila no templo de Karnak - Acervo pessoal.
Sala Hipóstila no templo de Karnak – Acervo pessoal.

Abaixo uma dessas entradas, construída no reinado de Ramsés III, que retrata o Faraó em sua extensão.

Abertura Superior (Portal) no templo de Medinet Habu - Acervo pessoal.
Abertura Superior (Portal) no templo de Medinet Habu – Acervo pessoal.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

104 Comentários

  1. Olá poderia dizer-me se nas construçoes egipcias existia alguma medida base? isto é se na construção havia uma medida módulo?

      1. olha mano não ficou claro não sou daquelas que não eh sincera soh pra alegrar os outros
        att anoniminha

  2. Olá, Boa noite gostaria de saber qual o nível de desenvolvimento das artes e da arquitetura no Reino Cuxe?

    1. Olá Sergio, tudo bom? Me adiciona no Facebook , que eu te envio livros sobre o tema. Até mais.

  3. Qual seria o principal sistema construtivo no egito antigo, a ordem arquitetonica e os elementos básicos?

    1. Olá Ana, tudo bom? Sua pergunta está respondida no texto acima. Qualquer dúvida, estou a disposição. Até mais.

    1. Olá Ramão, tudo bom? Posso te enviar alguns livros (em inglês) sobre a arquitetura dos palácios. Me adicione no Facebook.

      Até mais.

    1. Olá Nayara, tudo bom? Não só para os antigos egípcios, mas as construções são o espelho do desenvolvimento de qualquer civilização. Até mais.

  4. Bom dia! Pretendo saber quanto a arquitectura do antigo Egipto, os materiais usados para a construção de algumas obras: Casas, templos, pirâmides, obeliscos e etc etc…

  5. O que acontecia com os arquitetos após o término das contruções? Eles também eram mortos como os escravos, por conhecerem todas as armadilhas e segredos das pirâmides?

    1. Olá Gabriela, tudo bom? Em alguns casos sim. Há registros que funcionários reais eram enterrados com o Faraó para servi-lo no pós-morte. Até mais.

  6. GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA A CARACTERÍSTICA PREDOMÍNIO DE CHEIOS SOBRE OS VAZIOS NA ARQUITETURA EGIPICIA.

  7. Oi queria saber qual é a decoração q tem em cima das pilastras do templo de karnak

    1. Olá Caio, tudo bom? Basicamente a decoração das pilastras do templo de Karnak representa o Papiro. São as chamadas colunas “Papiriformes”. Até mais.

        1. Olá Sergio, tudo bom? São papiros. A representação é bem parecida entre uma e outra, e por isso há essa confusão. Até mais.

  8. olá! eu gostaria de saber qual dessas partes da arquitetura eu deveria escolher para um trabalho. vlw me ajudou msm

  9. Fala Lucas!
    Tenho dado continuidade ao livro, mas tenho tido dificuldade para encontrar os dois livros que você me indicou.
    Você conhece algum lugar aonde posso achar um dos dois (de preferencia em português), ou algum site aonde posso fazer download de um deles?

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Como está a programação da escrita do seu livro? Pretende publicá-lo em breve? Livros em português sobre o tema são bem difíceis de encontrar. Quando preciso de algum trecho eu verifico no google books ou então acabo comprando a versão online na amazon.com. Até mais.

  10. Oi Lucas, tudo bém?!
    Cara não sei se você viu a minha resposta, dizendo que o nome dos livros da qual você mencionou terem detalhes sobre a estrutura de Mênfis, me interessam.
    Mas caso não tenha visto, eu lhe pergunto tem como você me dizer que livros são esses (se não te atrapalhar é claro)?

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Os livros são: Exploring Ancient Egypt de Ian Shaw / The Architecture of Alexandria and Egypt, C. 300 B.C. to A.D. 700, Volume 63 de Judith McKenzie (apesar da datação do título, há no livro informações da parte clássica) / Architecture, Astronomy and Sacred Landscape in Ancient Egypt de Giulio Magli.

      Espero que os livros possam te ajudar. Como está a escrita do seu livro? Até mais.

    1. Olá Vinícius, tudo bom? Desculpa a demora para responder, mas o servidor teve problemas e precisei fazer um backup que impossibilitou acessar a área de admin. Então, quanto a arquitetura de Mênfis, seguia a linha geral da quarta dinastia. Há livros que dão detalhes mais específicos e, caso você precise, posso te passar o nome. Até mais.

      1. Fala Lucas, tudo bem?
        Cara, você não sabe como essa notícia me deixou animado, pois realmente estou precisando de mais informações sobre a arquitetura dela.
        E creio que esses livros vão me ajudar muito.

  11. vc sabe algum site que atualiza mensalmente sobre as atuais escavaçoes no egito.
    e quanto custaria hj em media uma viagem ao egito? sem contar a permanemcia. eu sou apaixonado de atlantida ha ate as ultimas dinastias do egito. vc acredita em atlantida?

    1. Olá Dilvanio, tudo bom? As expedições no Egito são feitas por temporadas. Dê uma olhada nesse grupo: http://www.excavacionegipto.com/. O valor de uma viagem ao Egito vai depender da quantidade de dias que você permanecerá, se irá por uma agência ou não e quais locais visitará. Eu acredito que houveram povos evoluídos antes dos Egípcios. Atlântida é um relato histórico e como tal precisa ser investigado. Até mais.

  12. Oie! Eu adorei o site, parabens! Mas eu to fazendo um trabalho sobre o assunto e um dos topicos que eu vou apresentar é falando sobre as intençoes que os arquitetos egipcios tiveram ao construir as piramides e os templos, mas o problema é que eu não estou encontrando. Vc me sugere algo?

    1. Olá Shirley, tudo bom? Fico feliz que você tenha gostado do site. A principal intensão da construção das Pirâmides e dos Templos era religiosa. Os egípcios eram extremamente religiosos e sua arquitetura, assim como suas obras estavam ligadas diretamente com suas crenças. Até mais.

  13. Descobri seu site hoje e adorei o conteúdo, muito bom mesmo!
    Gostaria de saber se vc possui algum material relacionando a arquitetura egípcia ao vestuário, ou até mesmo a indicação de livros.
    Obrigada e parabéns novamente pelo site!

    1. Olá Tatiana, tudo bom? Fico feliz que você gostou do site. Há um amplo material disponível sobre arquitetura e o vestuário, entretanto, a grande maioria está em inglês. Caso não seja problema, eu passo os nomes para você. Até mais.

  14. Oi Lucas, tenho um trabalho da faculdade pra apresentar sobre o Egito. É um paralelo com a atualidade. Influencias de estéticas do passado na contemporaneidade. Tenha algumas duvidas em relação a alguns tópicos. Seria ótimo uma ajudinha 🙂

    1. Olá Gabrielle Nunes, tudo bom? Quais são suas dúvidas? Caso sejam muitas, você pode me adicionar no Facebook e conversamos melhor por lá. Até mais.

  15. Ola agradeço muito pelo seu trabalho no site já me ajudo muito, mas eu estou a procura de imagens de arquitetura egípcias com altos e baixos relevos se você poder a me ajudar agradeceria muito obrigado…

    1. Olá Pedro, tudo bom? São 3 horas de documentário, irei assisti-lo e depois lhe digo o que achei.. Abraços

  16. Parabéns pelo site, muito bom.Já existe mais alguma informação extra sobre como foram construidas as pirâmides? Como moviam blocos tão grandes? Tanta estupidez se fala de extraterrestres, e no wiki não encontro nada em concreto…

    1. Olá, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site! Há alguns Papiros que nos fornecem grandes informações acerca da matemática egípcia, como é o caso do Papiro matemático de Rhind. Aqui (https://antigoegito.org/?p=4509) você encontra uma introdução sobre o Papiro matemático. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Até mais e bons estudos.

  17. a arte egípcia é mto importante na nossa vida,,pois ela nos ensina mto sobre vidas passadas como surgiu de onde veio,,nos mostra como era vidas passadas.!*

    1. Olá Raiane Andressa, tudo bom? Sem dúvida nenhuma a arte egípcia é de extrema em importância em nossa vida. Já em relação a vidas passadas, fica a critério de quem acredita, já que no site tentamos tratar o antigo Egito de uma forma que não venha a conflitar com as mais diversas crenças existentes. Até mais.

  18. Olá bom tarde!!!!!!!!desculpe incomodar novamente ,preciso fazer uma replica do templo da rainha hatshepsut ,gostaria de saber se tem algum material para estudo algumas plantas baixas ,conceitos algum livro me ajudaria muito ..obrigada mais um a vez sucesso!!!!!!!!!!!

    1. Olá Marcia, tudo bom? Fique a vontade para perguntar sempre que achar necessário. Um material mais completo sobre Hatshepsut você encontrará em inglês. Selecionei essa planta aqui: http://www.mmdtkw.org/EGtkw0431HatshepsutTemplePlan.jpg onde mostra superficialmente as informações do Templo. Caso você queira mais algumas informações em inglês, posso estar te passando por e-mail ou MSN. Até mais.

  19. Oii..Pois é Lucas realmente a civilização egípcia era sim avançada para o seu tempo e muito até em vários termos como a tecnologia,ciência e medicina que eles aliavam com a magia que tava sempre presente na vida deles!!!Uma civilização e tanto…

    1. Olá Marcelo, tudo bom? Perfeito. Qual seu e-mail? Tentei entrar em contato com você, mas o e-mail fornecido no formulário de comentários é inválido. Até mais.

  20. Olá Lucas, Parabéns pelo site !! Faço Faculdade de Arquitetura em S.Paulo e estou tendo Teoria da História da Arquitetura, tenho prova na 5ª fª 6/9 voltada à Arquitetura Egípcia, Grega, Romana e Paleo
    Cristã e Bizantina, poderias me ajudar com algumas dicas sobre esses assuntos.

    Desde já fico-lhe muito grata.

    Abraços

    Marina

    1. Olá Marina, tudo bom? Posso te ajudar sim, me adicione no MSN ([email protected]) que podemos trocar mais informações sobre suas dúvidas. Caso prefira, você pode me enviar suas dúvidas por e-mail. Até mais.

  21. obrigada por ter respondido, me ajudou muito faço faculdade arquitetura e estou estudando historia da arquitetura antiga ,
    foi de mui valor suas resposta obrigada mais uma vez..

    1. Olá Marcia, tudo bom? Fico feliz em ter ajudado. Sucesso na sua faculdade e qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar. Até mais.

  22. olá meus parabéns …gostaria de saber qual a relação entre os sistemas contrutivos egipcios e as disnatias? e também quais os sistemas contrutivos egipcios que podem ser usados na atualidade.se puder me ajudar ficaria muito grata…

    1. Olá Marcia, tudo bom? A relação entre os sistemas construtivos egípcios e os diversos períodos da sua história (dinastias) está ligado com os modelos adotados em cada época. Temos períodos onde as construções de Pirâmides foram mais acentuadas, outros com enormes templos, outros com tumbas subterrânea, como é o caso do Vale dos Reis. Todos os sistemas teoricamente podem ser utilizados na atualidade, mas hoje há construções mais adequadas, porém em caráter religioso/filosófico vemos Pirâmides, Templos e Tumbas modernas. Espero ter ajudado, qualquer dúvida fique a vontade para perguntar. Até mais.

  23. Bom dia Lucas! Parabens pelo seu site, estou tendo historia da arte na faculdade e aqui tem sido uma grande aula de apoio tambem! Muito bem feito e explicado. Maior prova de que quando fazemos algo com amor e dedicaçao as coisas simplesmente fluem e outras pessoas sao capazes de enxergar isso tambem.
    Um abraço!

    1. Olá Byanca, tudo bom? Fico muito feliz em saber que o conteúdo do site está lhe ajudando na Faculdade. Também penso que quando fizemos algo com amor, essa energia pode ser sentida por outras pessoas. Abraço e Até mais.

    1. Olá Jonatas, tudo bom? Os Faraós casavam-se com suas irmãs afim de manter o “sangue real”. Era um modo encontrado para não misturar famílias. Houve em diversas épocas do antigo Egito casamentos “políticos” que influenciavam a administração ou impediam uma possível guerra interna ou externa. Até mais.

  24. Oii..Factualmente a arquitetura egípcia com seus templos,estátuas,obeliscos,e claro,suas pirâmides figuram entre as maiores realizações do gênero na antiguidade mostram que além do senso artístico que tinham,também tinham um senso de engenharia para erguer esses monumentos aliando material e mão-de-obra.Como arte é lindo vindo também com seu forte simbolismo religioso carregado de sua mitologia em seus deuses e deusas…Um viva pra civilização egípcia!!!Hehehehehe..

    1. Olá Marcelo, tudo bom? Com certeza foi uma civilização a frente do seu tempo e que merece todas as homenagens possíveis.. Viva! Até mais.

    1. Olá Meninas, tudo bom? Muito legal o vídeo de vocês! Parabéns pelo trabalho e continuem a estudar sobre essa magnífica civilização. Até mais.

  25. Oi, eu gostaria de saber qual o tamanho do templo de Karnak. Já tentei procurar mas os sites estão confusos… Obrigada!

    1. Olá Milena, tudo bom? O templo de Karnak tem 99 hectares, ou seja, o equivalente a 99 campos de futebol. Até mais.

  26. Olá obrigado pela resposta,tenho mais uma pergunta a respeito da decoração da parte superior do templo de carnac …

    1. Olá Débora, tudo bom? O templo de Karnak é quase todo aberto, sem teto, as partes decoradas são das colunas e seu fechamentos. Até mais.

  27. Olá desculpe a pressa mas gostaria de uma resposta rápida no meu imail ainda hoje 12/06/2012…Gostaria de saber quais são as decoração da parte superior das pilastras do templo de carnak e do templo de luxor…agradeço desde já e peço desculpas pelo inconveniente. meu imail é [email protected]

    1. Olá Débora, tudo bom? A maioria das colunas do complexo de Luxor são em formas de Papiros e as decorações são inúmeras cm diversos elementos da tradição egípcia, como fatos que ocorreram na época, nome dos Faraós, recitações e representações do Egito nas mais diversas formas. Até mais.

  28. Fico feliz em saber que existem pessoas que se dedicam ao estudo da historia, principlmente da Egipcia.

    1. Olá Jose, tudo bom? Também fico feliz em ver o interesse das pessoas por história. Acho fundamental conhecer o passado das civilizações para intender um pouco sobre o nosso presente. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo