Antigo Egito

Anúbis

ANÚBIS ou ANUPU: É o deus do embalsamamento e guardião das necrópoles. Na mitologia egípcia, Anúbis foi quem embalsamou o deus Osíris (que aparece mumificado em suas representações). Sua principal função era de preparar a múmia para a viagem ao submundo.

Um dos deuses mais antigos do panteão egípcio e geralmente representado com cabeça de chacal ou cachorro. Sua primeira aparição remonta aos textos das pirâmides, onde era o deus supremo dos mortos, com o passar dos tempos essa função foi cedida a Osíris.  

 

Representação de Anúbis

 

Nas mumificações reais, os sacerdotes usavam uma máscara de chacal simbolizando o deus do embalsamamento. Há muita divergência de qual animal Anúbis seria, alguns acreditam que eram cachorros e outros chacais e uma pesquisa recente mostra que na verdade seria uma espécie de lobo (veja aqui). No Livro dos Mortos, Anúbis aparece conduzindo o morto até o julgamento de Osíris e é ele quem opera as medições na balança, que decidia se o morto tinha um coração mais leve do que a pena da deusa Maat. Muitos cães foram encontrados mumificados em homenagem ao deus Anúbis.

Há muitos mitos em relação a Anúbis e quem seria sua família. Talvez o mais popular seja o que mostra ele como filho de Osíris e tendo como mãe a deusa Néftis (se passando por Ísis ou embebedando Osíris para gerar o filho) e quando Ísis teria descoberto, acabou indo atrás da criança que virou posteriormente seu protetor. Há também versões que diz que Anúbis seria filho de Seth ou de Rá. Anúbis teve um lugar de destaque na tumba do faraó Tutankhamon. Uma estátua do deus em forma de chacal foi encontrada por Howard Carter quando a tumba foi aberta.



Estátua de Anúbis encontrada na tumba de Tutankhamon e que atualmente encontra-se no Cairo.



Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

6 Comentários

  1. Ola Lucas Tudo bem!
    tira uma duvida a segunda imagem não seria o Deus Upuaut ou Upuat, fiquei na duvida, poderia me esclarecer, muito obrigado.

    1. Olá João Paulo, tudo bom? Não, na segunda imagem é Anúbis, retirado da tumba do faraó menino Tut. Upuat também era outro deus funerário. Para entender um pouco melhor, dê uma olhada nesse vídeo:

      Até mais.

    1. Olá Amara, tudo bom? Ele representava o embalsamamento e a segurança das necrópoles. Na mitologia egípcia, Anúbis foi quem embalsamou o deus Osíris (que aparece mumificado em suas representações). Sua principal função era de preparar a múmia para a viagem ao submundo.

      Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo